quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

DEPOIS DE QUASE 10 ANOS

Bernildo Val limpa o nome do Município e tira Buriti dos Lopes do CAUC; Bem vindo ao mundo dos  Fichas Limpas Buriti!
Depois de muito esforço e trabalho, finalmente Buriti dos Lopes sai da lista dos Municípios inadimplentes do Governo Federal.

A população de Buriti dos Lopes e o Prefeito Bernildo Val com sua equipe tem um grande motivo para comemorar com mais alegria esse final de 2014. É que finalmente o Prefeito Bernildo Val conseguiu retirar o nome do Município de Buriti dos Lopes da lista negra de Municípios inadimplentes do Governo Federal, que já duravam quase uma década.

Depois de quase 10 anos, a Prefeitura está apta a receber recursos
O que é o CAUC

Para que o leitor tenha uma completa compreensão do valor dessa conquista, basta informa que o CAUC (CADASTRO ÚNICO DE CONVÊNIOS) é como o SPC ou SERASA, que quando o cidadão está com o nome negativado não pode contrair empréstimo ou fazer compras a prazo, da mesma forma funciona o CAUC com os Municípios, ou seja, não podem receber recursos de emendas do Orçamento da União, ficam impedidos de fazer vários convênios com o Governo Federal e pleitear recursos junto a Caixa Econômica para obras de infraestrutura como calçamentos, mercados públicos, estradas e outros.

A ex-prefeita Ivana Fortes e suas obras inacabadas
A origem da inadimplência

Para o Município ser incluído no CAUC é preciso ter recebido dinheiro do Governo Federal para construir obras e ter aplicado irregularmente o dinheiro ou desviado a verba sem concluir a obra e não fazer a correta prestação de contas dos recursos recebidos. A situação de Buriti dos Lopes era grave, já que o Município era um dos campeões de pendências junto ao Governo Federal. A página do CAUC apontava muitas irregularidades na aplicação de recursos repassados pelo Governo Federal a Buriti dos Lopes durante a gestão da Ex-Prefeita Ivana Fortes. Apareciam como pendências as obras da Rodoviária Municipal, Creche tipo B, quadras de esporte nas localidades Salgadinho e Coroa de São Remígio, débitos de INSS, FGTS e outros. A impressão que se tinha quando se acessava a página do CAUC sobre Buriti dos Lopes é que um mar de irresponsabilidades e irregularidades com o dinheiro público era maior do que o Atlântico e o Pacífico juntos arrasando com o Município.

Durante esse período de inadimplência é possível que o Município de Buriti dos Lopes em comparação com Municípios do mesmo porte, tenha perdido em torno de 30 milhões de reais em investimentos federais, penalizando assim a população, sobretudo as mais humildes que deixaram de receber benefícios de grande importância como calçamentos e outras obras de infraestrutura.

Prefeito Bernildo limpa o nome do Município
A luta do Prefeito Bernildo Val

Ao assumir a administração municipal em janeiro de 2013, o Prefeito Bernildo Val já tinha a consciência da grave situação financeira do Município e sabia que teria muitas dificuldades em obter recursos federais para obras no Município, e confessou muitas vezes que não tinha outra saída senão devolver o nome limpo de Buriti dos Lopes ao seu povo, começou uma grande e longa batalha que durou quase que dois anos para obter essa memorável vitória, primeiro organizou a casa, só gastando o que se podia pagar, depois começou um delicado processo de negociação de dívidas milionárias deixadas pela gestão anterior, como por exemplo dívidas com a ELETROBRÁS  que somavam em torno de 5 milhões de reais, passando a pagar religiosamente os débitos da gestão passada e os débitos da gestão atual, fez acordo com a Justiçado Trabalho e passou a cumprir as dívidas trabalhistas deixadas pela gestão anterior, negociou os débitos de PASEP e FGTS dos servidores que eram devidos a décadas e não eram pagos devidamente, cumpriu rigorosamente a aplicação  e prestação de contas de recursos federais e estaduais recebidos, sendo um dos primeiros municípios do Piauí a prestar suas contas mensais junto ao TCE e para garantir a retirada do nome do Município do cadastro de inadimplência, depois de negociação com a Caixa Econômica reiniciou as obras da Rodoviária Municipal e concluiu as pendências da quadra poliesportivas do Salgadinho e logo iniciarão as obras da quadra da Coroa.

A partir de agora, Buriti dos Lopes está habilitado a conveniar com todos os órgãos da esfera federal e estadual e segundo levantamento feito, já existem vários projetos inseridos no SICONV (Sistema de Convênios do Governo Federal)  aguardando liberação de recursos.         


Fonte: ASCOM / PMBL

5 comentários:

Antonio Francisco dos santos Sousa disse...

Quero parabenizar o prefeito Bernildo Val hoje me orgulho de ser Buritiense estou vendo as coisas acontecerem nosso município é outro cada dia que passa fica muito melhor de se viver muitas conquistas e com certeza vamos ver muito mais agora que vai fazer 2 anos de administração .

Anderson de Sousa disse...

Parabéns Prefeito Bernildo Val pelo seu compromisso com o município. Seus esforços em gerir com responsabilidade nossa cidade, sua determinação em buscar as melhorias necessárias a nossa população, brotarão árvores frutíferas, logo, logo, e nossa gente colherá os frutos, que se traduzirão na melhoria da qualidade de vida de nossos irmãos buritienses.

Marcos Vinicius disse...

Agora, podemos dar razão ao ex-vereador Juscelino Val, que sempre procurou mostrar a verdadeira face da gestão da ex-gover"nanta". Quantas irresponsabilidades esta senhora cometeu, foi um total atraso para nossa cidade.

Unknown disse...

MAIS DE 50% DO ELEITORADO DE BURITI DOS LOPES, TEM CONSCIÊNCIA DO QUE SIGNIFICA TIRAR O MUNICÍPIO DA LISTA NEGRA DA ROUBALHEIRA. ISSO RENDE VOTO? NÃO INTERESSA! O QUE INTERESSA É O RESPEITO AO POVO, A DIGNIDADE E A RESPONSABILIDADE DO SR. PREFEITO. PARABÉNS BERNILDO, TODA SUA FAMÍLIA, PARENTES E CORRELIGIONÁRIOS, ESTÃO ORGULHOSOS DA SUA ADMINISTRAÇÃO.

Maristela silva disse...

Isso outros portais que se diz comprometidos com o povo e com a verdade não falam né. Mas só temos a agradecer nosso Prefeito por está de fato cumprindo com seu papel de excelente gestor e tenho certeza que mais irá fazer.