quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

REINTRODUÇÃO

Realizada em Caxingó primeira soltura de aves silvestres da região
O secretário de Finanças de Caxingó, Atanásio Dourado, esteve presente durante a soltura e informou que o Município está dando apoio ao trabalho dos técnicos envolvidos.


A cidade de Caxingó, na Planície Litorânea do Piauí, recebeu a primeira reintrodução monitorada de aves silvestres da região, a atividade foi realizada na última terça-feira, 10. Os animais são oriundos de apreensões realizadas pelos órgãos fiscalizadores como Semar e Ibama, bem como de entregas espontâneas.


As aves são popularmente conhecidas como curicas (Amazona Amazônica) e passaram um longo período de cerca de um ano na sede do Centro de Triagem de Animais Silvestres em Teresina para se desvincularem dos costumes domésticos e voltarem a ter uma dieta silvestre. Passado este tempo, as aves foram levadas para um viveiro construído especialmente para os mesmos em meio à vegetação nativa preservada na Fazenda Santo Antônio, zona rural de Caxingó, onde ficaram por dois meses.


Esta primeira soltura deu liberdade à 12 indivíduos da espécie, a ação contou com o envolvimento de diversas entidades como Universidade Federal do Piauí – Campus de Parnaíba, através dos professores doutores, Anderson Guzzi e Antônio Tavares, que contam com uma equipe de biólogos e estudantes de biologia especializados em aves.


“Aves como as que estamos soltando hoje passam em média 30 anos em cativeiro, pois são muito desejadas por traficantes de pássaros exóticos e até mesmo por pessoas desinformadas que não enxergam o crime que estão cometendo”, relataram os analistas ambientais do IBAMA, Sandovaldo Gonçalves e Fabiano Barbosa.


O proprietário da Fazenda Santo Antônio, Prêntice Borges, é veterinário e preserva a fauna e flora da ação de caçadores em sua propriedade de quase 400 hectares. “O motivo da soltura aqui na fazenda do senhor Prêntice é que ele um ambientalista convicto e de grande valor. Um entusiasta, alguém que se preocupa com o meio ambiente. Aliado a isso, a área é relativamente bem preservada e não entra caçador”, explica Anderson Guzzi, que é biólogo, mestre e doutor em zoologia, na área de ornitologia, e coordena o trabalho.


O professor-doutor Guzzi informou ainda que as espécies que sua equipe estão trabalhando neste primeiro momento são: Sicalis flaveola (canário-da-terra); Amazona Amazônica (curica); e Amazona aestiva (papagaio-verdadeiro). “Estamos fazendo o levantamento aqui na Fazenda Santo Antônio, vamos também fazer a reintrodução monitorada de outras aves silvestres”, relata.


O título do programa é Reintrodução Monitorada de Aves Silvestres do CETAS/IBAMA e envolve pesquisadores do mestrado, da Biologia de Parnaíba, da Medicina Veterinária de Teresina, do CETAS/IBAMA – Teresina, em parceria com o Doutorado da Universidade Federal de Minas Gerais, a equipe há dois anos está fazendo a triagem, biometria, anilhamento e coleta de DNA dessas aves, com monitoramento constante.


O secretário de Finanças de Caxingó, Atanásio Dourado, esteve presente durante a soltura e informou que o Município está dando apoio ao trabalho dos técnicos envolvidos mobilizando, através da Secretaria Municipal de Educação, professores e estudantes das escolas públicas nas atividades de Educação Ambiental.


Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)
Fonte: Francisco Brandão para o Proparnaíba / Fotos: Chico Rasta

Nenhum comentário: