quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

REUNIÃO

Prefeitos, secretários de Estado e Governador discutem parcerias para municípios
O prefeito de Murici dos Portelas, Dr. Ricardo Sales foi um dos que participou da reunião.

Uma comissão composta por prefeitos de nove municípios de todas as regiões do Piauí reuniu-se na tarde desta quarta-feira (04), no Salão Azul do palácio de Karnak, com o governador Wellington Dias, os secretários estaduais da Educação, Saúde, Administração, Segurança e o comandante da Polícia Militar. Na pauta parceiras entre Estado e Municípios que otimizem os serviços públicos e promova o desenvolvimento nessas áreas.


A pauta municipalista foi apresentada pelo presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM) e prefeito de Vila Nova do Piauí, Arinaldo Leal, sendo detalhada pelos demais prefeitos membros da comissão. Foram tratados assuntos como a criação de um plano de trabalho em conjunto com o Estado para o incremento das receitas municipais; o cofinanciamento da atenção básica da saúde; a dificuldade em manter os hospitais municipalizados; transporte escolar; falta de estrutura da segurança pública e aumento da violência, dentre outros assuntos.

O prefeito de Ribeiro Gonçalves, Agamenon Franco, apresentou sua experiência na área de finanças, de como seu município conseguiu elevar a arrecadação em oito vezes nos últimos cinco anos.

“Através de uma parceria com a Secretaria de Fazenda do Estado conseguimos aprimorar nosso sistema de cobrança e arrecadação do ICMS, ISS e outros impostos, incrementando nossa receita própria. Agora queremos sistematizar esse trabalho para todos os municípios do Estado e a parceria do Governo é fundamental”, destacou o prefeito.


Outras receitas como o IPVA, ITR, IPTU e taxas pelo uso das margens das rodovias são outras alternativas dos municípios. “Precisamos da estrutura técnica do estado. Elaboramos um plano de trabalho para a capacitação de 440 técnicos municipais em dois meses, nos cinco principais tributos. Isso mudará a situação atual dos municípios”, acrescentou Agamenon Franco.

O cofinanciamento da saúde e a municipalização dos hospitais são aspectos preocupantes que põem os municípios em situação delicada. Essa foi uma das pautas da reunião que teve uma grande atenção e foi explicada ao governador, pelo prefeito de Murici dos Portelas, Dr. Ricardo Sales.

Prefeito de Murici dos Portelas, Dr. Ricardo e o governador W. Dias.
O transporte escolar dos alunos da rede estadual foi outro problema tratado. Segundo Arinaldo Leal, o repasse realizado pelo Estado é insuficiente para manter o serviço. “Não temos como manter nem uma linha funcionando com o valor que é repassado e também não podemos deixar de atender nossos cidadãos. Então queremos o apoio devido do Estado para que esses alunos tenham transporte de qualidade”, relatou.

O governador Wellington Dias afirmou que está totalmente a disposição para ajudar em cada problemática.


Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)
Com informações da APPM

Nenhum comentário: