quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

SECA

Piauí está com apenas 33% da capacidade hídrica, diz Dnocs
Esse percentual seria o reflexo das poucas chuvas e do período prolongado de estiagem nos últimos anos.

Com apenas 679.746 metros cúbicos de água, o Piauí passa por um momento complicado com relação à sua capacidade hídrica. Segundo informações do Departamento Nacional de Obras Contra Secas (Dnocs), o Estado conta atualmente com apenas 33% do total de água que deveria existir em seu território. Esse percentual seria o reflexo das poucas chuvas e do período prolongado de estiagem nos últimos anos.

Enquanto Maranhão e Bahia chegam a 59% e 46% de capacidade, respectivamente, Piauí apresenta nível muito abaixo. 

O levantamento do Dnocs assusta quando são exibidos os gráficos do nível de água em reservatórios do estado nos últimos dois anos. Quatorze dos vinte e quatro açudes do Piauí estão com capacidade abaixo de 30%. O açude Cajazeiras, na cidade de Pio IX, por exemplo, tem uma capacidade total de 24.702.000 metros cúbicos de água, mas atualmente está com apenas 1% deste volume. O Açude Piaus, em São Julião, tem uma capacidade de 104.509.970 metros cúbicos e atualmente está com um volume de apenas 9.000.000 metros cúbicos, o que representa apenas 8,61% da sua capacidade.

A falta de água preocupa, em especial, os agricultores, que já não sabem como fazer para abastecer suas moradias e conseguir água para o rebanho ou para irrigar pequenas plantações.


Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)
Fonte: Jornal O Dia

Nenhum comentário: