sexta-feira, 10 de abril de 2015

NATUREZA

Em Caxingó IBAMA promove soltura de 40 papagaios que viveram 30 anos em cativeiro
De acordo com o IBAMA, o projeto é pioneiro no Piauí e consiste na reintrodução monitorada de papagaios apreendidos por órgãos estaduais e federais de fiscalização.

As atenções de grande parte da imprensa do Piauí estarão voltadas para a cidade Caxingó nesta sexta-feira (10). Um projeto pioneiro do IBAMA vem ganhando destaque em todo o Estado, e hoje, canais de TV e outros órgãos do meio jornalístico estão fazendo a cobertura deste evento.

A partir das 8h30 da manhã a Superintendência do IBAMA no Piauí dará inicio ao evento de soltura de 40 papagaios verdadeiros e o lançamento do projeto "Dá no pé, Louro" em Caxingó. Várias autoridades municipais e estaduais deverão está presente. A medida faz parte de um projeto mantido em parceria com o Centro de Triagem de Animais Silvestres e o campus da Universidade Federal do Piauí em Parnaíba. As aves ganharão liberdade depois de 15 a 30 anos de cativeiro doméstico.


De acordo com o IBAMA, o projeto é pioneiro no Piauí e consiste na reintrodução monitorada de papagaios apreendidos por órgãos estaduais e federais de fiscalização. Após a apreensão, essas aves foram identificadas com anilhas metálicas numeradas, submetidos a exame para detecção de vírus e bactérias e treinadas em um corredor de voo construído nas dependências do IBAMA.

O IBAMA informa que devido à atrofia muscular causada pela inatividade resultante do cativeiro, houve a necessidade de um trabalho de reabilitação com estes animais que há muito tempo não voavam. No período de 18 meses, correspondente a todas estas etapas, os papagaios receberam alimentos encontrados em ambiente selvagem, com a finalidade de promover uma adaptação alimentar.

A medida foi tomada para que, no momento da reintrodução, estes animais reconheçam os elementos de sua dieta silvestre e dependam o mínimo da ajuda humana.

Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)
Com informações da Ascom/Ibama

Nenhum comentário: