sexta-feira, 10 de abril de 2015

NATUREZA

Projeto 'Dá no pé, Louro' solta papagaios em Caxingó que viveram 30 anos em cativeiro no PI
A soltura dos animais aconteceu nesta sexta-feira. Segundo o Ibama, projeto intitulado 'Dá no pé, Louro' é pioneiro no Piauí.


Um total de 27 papagaios da espécie Amazona aestiva, que viveram cerca de 30 anos em cativeiros domésticos, retornaram ao habitat natural nesta sexta-feira (10). A soltura dos animais aconteceu no município de Caxingó, Norte do Piauí, em uma ação da Superintendência do Instituto Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) por meio do projeto "Dá no pé, Louro".


O evento iniciou as 9h00 da manhã com uma solenidade na Unidade Escolar Felipe Neris Machado e contou com diversas autoridades. Dentre os presentes estavam a prefeita do município de Caxingó Rita Sobrinho, ex-prefeito Nato, Anderson Guzzi professor do departamento de Biologia da UFPI, Sandoval Gonçalves analista ambiental/médico veterinário do Ibama Cetas-PI, Fabiano Pessoa analista ambiental, representantes da OAB-PI, representantes da PRF-PI, representantes PM-PI, professores e alunos da UFPI, secretários municipais, dentre outros, além de alunos, professores e populares.


O evento que ganhou destaque na mídia estadual contou a presença dos canais de televisão, TV Clube afiliada da Rede Globo e Cidade Verde afiliada do SBT. A soltura dos animais aconteceu na fazenda Alto dos Borges, de propriedade de Antonio de Pádua e Dra. Maria do Amparo.


Antecedendo o lançamento do projeto, o Ibama firmou compromisso com a Secretaria Municipal de Educação de Caxingó, e promoveu um concurso de redação e desenho sobre a temática, entre alunos do ensino fundamental do município. No próximo dia 10 de maio, os seis que melhor expressarem suas percepções sobre o projeto receberão prêmios materiais. Entretanto, a maior honra será a abertura dos viveiros dos papagaios por estes alunos, representando um momento histórico para a região.


Segundo o analista ambiental Fabiano Pessoa, alguns animais foram recapturados em operações de fiscalização e outros foram entregues ao instituto de forma voluntária.

De forma tímida, os papagaios se familiarizaram com o novo habitat logo que as portas dos viveiros foram abertas. Antes disso, os pássaros passaram por um processo de adaptação que durou um ano e seis meses.


"Antes de serem liberados, os papagaios passaram por vários processos. A primeira etapa aconteceu com a identificação deles. Em seguida, os animais foram submetidos a exames de detecção de vírus e bactérias e somente depois disso eles passaram a comer alimentos encontrados na selva. Isso permitiu que se adaptassem ao novo ambiente", explicou o analista Fabiano Pessoa.


Além da adaptação alimentar, os papagaios também receberam cuidados médicos e aos poucos foram descobrindo que possuíam a habilidade de voar. "Quando chegaram aos cativeiros, alguns estavam com atrofia muscular porque não se exercitavam e nem se davam conta de que podiam voar. Então, as aves livres de doenças foram treinadas num corredor de voo e somente depois de acostumarem, decidimos soltá-las", afirmou.


O processo de adaptação ocorreu em dois viveiros que foram equipados com ninhos artificiais, construídos no interior da floresta em Caxingó. O analista explicou que o ambiente buscava estimular a reprodução, tendo inclusive nascido um filhote no período de treinamento. O pássaro está com dois meses de vida.


Esta soltura faz parte do projeto 'Dá no pé, Louro' e é pioneiro no Piauí. Agora, os papagaios serão monitorados por estudantes da Universidade Federal do Piauí (UFPI) do campus de Parnaíba, Litoral do estado.







Os proprietários da fazendo ao lado do analista ambiental Fabiano Pessoa e do secretário de Finanças de Caxingó Atanásio Dourado.
Edição e fotos: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)
Com informações do G1-PI

Nenhum comentário: