terça-feira, 5 de maio de 2015

EVENTO

Buriti dos Lopes é representado em evento da CONTAG em Brasília
Todos os Estados brasileiros, e Países da América Latina participaram do evento que reuniu mais de 5 mil jovens rurais.


A CONTAG (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura) realizou de 27 a 30 de Abril em Brasília-DF o 3° Festival da Juventude Rural, que tinha como tema “Juventude na Luta por Terra, Políticas Públicas e Sucessão Rural na América Latina”. Todos os Estados brasileiros, e Países da América Latina participaram do evento que reuniu mais de 5 mil jovens rurais.
 

Buriti dos Lopes participou através do STTR (Sindicatos dos Trabalhadores Rurais), o enviado foi o coordenador de jovens do STTR Gerson Cardoso, que foi acompanhado de dois jovens da zona rural de Buriti dos Lopes. O evento teve inicio as 15h00 do dia 27 de Abril com a presença de diversas autoridades, inclusive, representante do Governo Federal.

Painéis temáticos de debates, atividades esportivas e noites culturais com música e apresentações artísticas fizeram parte da programação do Festival, assim como um ato político na Esplanada dos Ministérios, no dia 30 de abril. Para a secretária de Jovens da CONTAG, Mazé Morais, o 3º Festival da Juventude Rural será um espaço para afirmar à sociedade e aos governos latino-americanos a importância da juventude trabalhadora rural para a soberania e segurança alimentar do planeta, bem como, para o desenvolvimento sustentável do nosso país.

No penúltimo dia, a presidenta Dilma Rousseff compareceu ao evento e reafirmou seu compromisso com a juventude rural. Em seu pronunciamento ela ressaltou que as várias conquistas só chegam ao campo devido às reivindicações pautadas nas ações de massa estratégicas do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), a exemplo do Festival da Juventude Rural, Marcha das Margaridas e Grito da Terra Brasil. A presidenta ainda destacou a necessidade do governo se empenhar para fortalecer o campo com agroindústria familiar; produção de alimentos agroecológicos sem contaminação e manipulação; internet na zona rural para jovens agricultores (as); Reforma Agrária com Assistência Técnica e Crédito; Habitação com qualidade, onde citou o Minha Casa, Minha Vida Rural; Acesso à Educação, com Escolas Técnicas e Universidades no meio rural. Dilma ainda pontuou que sumariamente é contra Maioridade Penal.

“Nós defendemos que a pena seja agravada ao adulto que utiliza o jovem como escudo”, destacou a presidenta Dilma. Que vai seguir combatendo a violência contra mulheres e negros. Que seu governo sempre combateu a corrupção. “No meu governo sempre demos autonomia à Polícia Federal e ao Ministério Público”, destacou. E encerrou sua fala enaltecendo a força da juventude rural. “Nós daremos suporte ao desenvolvimento de vocês, pois são os jovens do campo que garantem a comida na mesa da nossa população. Em vocês está o futuro desse país”, Dilma Rousseff, presidenta do Brasil. 


“O evento foi muito bom, pois tivermos vários aprendizados, novas experiências que devemos levar aos nossos sindicatos aos nossos jovens, para que possamos cada vez mais fortalecer a juventude no meio rural, garantindo políticas publicas de qualidades, e procurar trazer cada vez mais jovens para o movimento sindical. Porque com a juventude presente no campo e no movimento sindical com certeza agricultura familiar será fortalecida cada vez mais, garantido a alimentação de diversos brasileiros”. Disse Gerson Cardoso coordenador de jovens do STTR de Buriti dos Lopes.


Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)
Fonte: Ascom / STTR

Nenhum comentário: