terça-feira, 2 de junho de 2015

HIP HOP

Jovens de Buriti dos Lopes participam de eliminatória do Batalha Litoral Style
Na ocasião, adeptos do Hip Hop das cidades de Parnaíba, Ilha Grande, Luís Correia e Buriti dos Lopes participaram da eliminatória para a Batalha Parnaíba Style, evento que deverá ocorrer no dia 07 de setembro, na Praça Santo Antônio.


A praça Mandu Ladino foi palco do “Hip Hop – Break e Rap”, que compreendeu apresentações de jovens de Parnaíba e região. O evento foi realizado pelo Movimento Hip Hop da cidade. Na ocasião foi realizada, a eliminatória para a Batalha Litoral Style, onde foi escolhido um para participar do concurso em setembro, na Praça Mandu Ladino.


Outras eliminatórias deverão ocorrer até o evento. De acordo com um dos participantes, Ielton Silva, da cidade de Buriti dos Lopes, a cultura Hip Hop possui quatro elementos fundamentais: o canto do rap (sigla para rythm-and-poetry), a instrumentação dos DJs, a dança do break dance e a pintura do grafite.

O buritiense Ielton Silva lidera o grupo da cidade de Buriti dos Lopes.
Na ocasião, adeptos do Hip Hop das cidades de Parnaíba, Ilha Grande, Luís Correia e Buriti dos Lopes participaram da eliminatória para a Batalha Parnaíba Style, evento que deverá ocorrer no dia 07 de setembro, na Praça Santo Antônio.


O grupo de Hip Hop da cidade de Buriti dos Lopes, liderada por Ielton Silva, tem participado constantemente de várias apresentações em cidades piauiense. O prefeito Bernildo Val e o vice-prefeito Bruno Pieca, vem apoiando o grupo sempre que possível com uma ajuda de custo para deslocamento desses jovens até o local de apresentação.


Hip Hop

Hip-hop é um movimento cultural iniciado no final da década de 1960 nos Estados Unidos como forma de reação aos conflitos sociais e à violência sofrida pelas classes menos favorecidas da sociedade urbana. É uma espécie de cultura das ruas, um movimento de reinvidicação de espaço e voz das periferias, traduzido nas letras questionadoras e agressivas, no ritmo forte e intenso e nas imagens grafitadas pelos muros das cidades.

No Brasil, o movimento hip-hop foi adotado, sobretudo, pelos jovens negros e pobres de cidades grandes, como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Porto Alegre, como forma de discussão e protesto contra o preconceito racial, a miséria e a exclusão.


Edição e Fotos: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)
Com informações e fotos: Tacyane Machado (Extra Parnaíba)

Nenhum comentário: