quinta-feira, 9 de julho de 2015

POLICIAL

PM realiza mais de 8 mil abordagens durante operação no litoral do PI
Neste primeiro mês de “Parnaíba Segura”, foram 3.207 carros vistoriados, 1.243 motocicletas fiscalizadas e 8.184 pessoas abordadas.

Há cerca de um mês o 2º Batalhão de Polícia Militar do Piauí deflagrou no litoral do Piauí a operação “Parnaíba Segura”, que visa diminuir os índices de criminalidade na segunda maior cidade do Estado. Nesses primeiros 30 dias, os policiais realizaram mais de 8 mil abordagens com o objetivo de apreender armas e drogas, e coibir a ação dos criminosos. 


No mês de maio foram realizadas 57 operações nas ruas de Parnaíba. Já em junho este número subiu para 90. O que significa o acréscimo de 58% da presença policial nas ruas. As ações do 2º BPM também são realizadas em outros municípios da região norte do Piauí, com o patrulhamento ostensivo visando evitar os arrombamentos às agências bancárias.


“Em um dia estabelecido pelo batalhão, uma ou até duas viaturas se deslocam de Parnaíba para patrulhar das 22h até o amanhecer do outro dia, todos os municípios do extremo norte do Estado. A guarnição que sai para essa operação é mais especializada e conta com todo o suporte de armamento pesado para trabalhar na prevenção e estarem preparados para uma repressão, se for necessário”, afirmou o comandante do 2º BPM, major Adriano de Lucena.

Neste primeiro mês de “Parnaíba Segura”, foram 3.207 carros vistoriados, 1.243 motocicletas fiscalizadas e 8.184 pessoas abordadas. O comandante do 2º Batalhão da PM ressalta que as ações fizeram com que houvesse uma redução de 45% no número de vítimas feridas no trânsito, e a diminuição de 75% de vítimas fatais.


“Nem todos os números são positivos, tivemos um aumento considerável em relação ao roubo a comércio, mas acreditamos estar no caminho certo e vamos nos adaptar para também reduzirmos esta modalidade. É preciso também levarmos em consideração a melhoria, no aspecto da segurança pública. Diminuímos, por exemplo, o número de assaltos a pessoas”, afirmou o major Adriano de Lucena.


Ainda de acordo com os dados, durante a operação “Parnaíba Segura” houve uma redução de 90% nas ocorrências de roubos a pessoas. Com esses números, a população agradece e o litoral do Piauí se torna a cada dia mais seguro para os turistas. “Esses números não são para comemoração, pelo contrário, são sinais que devemos trabalhar mais ainda. Isto é apenas uma prestação de contas para a sociedade parnaibana do trabalho feito pela PM-PI através dos policiais do 2° BPM, que são homens e mulheres também parnaibanos que desejam sempre uma cidade melhor e mais segura”, concluiu Lucena.

Dados:
- Carros abordados: 3.207
- Motos abordadas: 1.243
- Pessoas abordadas: 8.184
- Vítimas lesionadas em acidentes em maio: 46 pessoas
- Vítimas lesionadas em acidentes em junho: 25 pessoas
- Vítimas fatais em acidentes de trânsito em maio: 04 pessoas
- Vítimas fatais em acidentes de trânsito em junho: 01 pessoa
- Apreensões de armas de fogo em maio: 02 armas
- Apreensões de armas de fogo em junho: 05 armas
- Roubos a transeuntes em maio: 21 ocorrências registradas
- Roubos a transeuntes em junho: 11 ocorrências registradas

Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)
Fonte: meionorte.com

Nenhum comentário: