segunda-feira, 13 de julho de 2015

SAÚDE PÚBLICA

V Conferência de Saúde de Caxingó termina com saldo positivo
Na ocasião foram expostos alguns indicadores da saúde no Município e promovidos debates para discussão de tópicos e eixos temáticos pertinentes.

A Secretaria Municipal de Saúde de Caxingó realizou durante todo o dia da última quinta-feira (09), a V Conferência Municipal de Saúde no plenário da Câmara Municipal. Este ano, teve como temática “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas - Direito do povo brasileiro”. A abertura oficial aconteceu as 09h00 com a composição da mesa de honra e em seguida a leitura e aprovação do regimento interno da conferencia.

A palestra sobre Saúde Pública de qualidade para cuidar bem das pessoas – Direito do povo brasileiro, foi ministrada pela representante do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde – Cosems, Socorro Candeira. Na ocasião foram expostos alguns indicadores da saúde no Município e promovidos debates para discussão de tópicos e eixos temáticos pertinentes.

Para o secretário de Saúde de Caxingó Magnum Cardoso, o evento é de grande valia para a garantia de políticas públicas para este segmento no Município. Magnum ressaltou ainda em sua fala, que a saúde do município teve um avanço muito grande durante a atual gestão, apontando Caxingó como referência na área da saúde para a região norte do estado. O ex-prefeito Nato Sobrinho, representou a prefeita Rita Sobrinho, que por motivos superiores não compareceu.


De acordo com a conferencista Socorro Candeira, a V conferência é de suma importância para o desenvolvimento de ações em benefícios da qualidade de vida da população. “O objetivo de estarmos realizando este evento é criar um momento, um espaço de discussões das políticas voltadas para a saúde e principalmente que a população intervenha, participe e seja protagonista da construção de melhorias para a saúde, porque o que for discutido aqui vai ser levado até a conferência estadual e a partir daí as propostas escolhidas serão levadas até a conferência nacional”, frisou.


O evento contou com a participação de representantes de vários segmentos, entre eles autoridades, secretários municipais, assessores, servidores municipais, agentes de saúde e a população. A V Conferência Municipal de Saúde foi encerrada com a eleição dos delegados que irão representar o Município na Conferência Estadual de Saúde. Na ocasião foram feitos os esclarecimentos dos procedimentos para quem irá participar deste evento.



Fonte: ASCOM / PMC

Nenhum comentário: