quarta-feira, 26 de agosto de 2015

NA FAZENDA DE ZÉ FILHO

Empresa dona de avião que fez pouso irregular em Buriti dos Lopes está sem licença desde 2011
Empresa de táxi aéreo teve suas atividades suspensas há quatro anos. Em relatório enviado à PF, Anac disse que abrirá inquérito administrativo.

A aeronave que fez um pouso não autorizado em Buriti dos Lopes estava atuando há mais de quatro anos com o certificado de homologação revogado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Segundo a Polícia Federal, a empresa teve suas atividades suspensas em 2011 e desde então não poderia fazer o transporte particular de passageiros.

Aeronave fez pouso irregular em fazenda do ex-governador do Piauí Zé Filho (Foto: Divulgação/PM)
O avião tripulado por quatro pessoas, entre elas dois passageiros que se apresentaram como franceses, pousou no sábado (22) na fazenda do ex-governador Zé Filho, sem a devida autorização.

De acordo com o delegado Edilberto Mendes, da Polícia Federal em Parnaíba, que chefia as investigações, a Anac informou em relatório enviado à PF que o piloto deve apenas sofrer sanções administrativas por estar fazendo o transporte comercial irregular de passageiros, tendo em vista que o certificado da empresa estava revogado.

"A Anac nos informou que o piloto e a aeronave estão vinculados a uma empresa aérea de táxi aéreo que teve a licença de operação revogada em 2011. Sendo assim, a empresa não poderia estar mais atuando. Por isso, o piloto estava impedido desde então a fazer o transporte de pessoas de forma paga. Com isso, ele estaria praticando uma atitude de forma ilegal e deve responder administrativamente pelo código brasileiro da aeronáutica, mas isso não configura crime", disse o delegado.

Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)
Fonte: G1-PI

Nenhum comentário: