quinta-feira, 24 de setembro de 2015

AGRICULTURA

Caxingó abre cadastro do Garantia Safra para 150 agricultores familiares
Em Caxingó, o cadastro pode ser feito na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, que é uma das entidades parceiras para a realização do cadastro.

A Prefeitura de Caxingó, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, abriu cadastro para o programa Garantia Safra 2015. Os agricultores familiares do município de Caxingó participam do programa desde 2014, quando o município aderiu ao benefício anual destinado a repor as perdas das lavouras em decorrência dos períodos de estiagem.

A ação do Governo Federal faz parte do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Para participar do Garantia Safra, é necessário que, anualmente, estados, municípios e agricultores façam adesão ao programa.

Em Caxingó, o cadastro pode ser feito na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, que é uma das entidades parceiras para a realização do cadastro. Os agricultores familiares devem levar a carteira de identidade (RG), o CPF e a declaração de aptidão para o Pronaf. O cadastro vai até o dia 30 de setembro.

Anselmo Neto, secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, explica que as perdas nas áreas cultivadas no município são frequentes, porque as áreas plantadas com sistema de irrigação ainda são poucas. Em Caxingó, a maioria das áreas cultivadas é de plantio sequeiro, aqueles que dependem do período chuvoso.

O Garantia Safra é destinado para agricultores familiares de baixa renda com área de cultivo de até cinco hectares e com perdas acima de 50% das produções de feijão, milho, arroz, mandioca, algodão ou de outras culturas. As condições de clima da nossa região, o semiárido, favoreceram essas perdas anuais nos últimos cinco anos.

Após o cadastro, o Governo Federal avalia as informações cedidas pelos agricultores familiares no ato do cadastro. Quando aprovado, o agricultor familiar receberá o benefício de R$ 850 reais divido em cinco parcelas de R$ 170. O benefício será creditado na Caixa Econômica Federal e pago até outubro de 2016, através de cartões eletrônicos.

Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)
Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário: