terça-feira, 22 de setembro de 2015

CONFLITOS SOBRE TERRA

Buriti dos Lopes, Caxingó, Caraúbas do PI e Murici dos Portelas são convocados para assinar acordo de litígio na Alepi
São cidades onde áreas, geralmente de zona rural, ainda estão indefinidas como pertencentes a um ou a outro município, o que dificulta a gestão por parte do poder público.

A Comissão de Estudos Territoriais (Cete), presidida pelo deputado Antonio Félix (PSD), está convocando onze prefeitos e ou representantes das câmaras municipais para a formalização dos acordos territoriais. Todos os municípios cujos representantes foram convocados estão envolvidos em algum conflito territorial. A reunião está marcada para esta quarta-feira (23) na sala da Comissão na Assembleia Legislativa.

São cidades onde áreas, geralmente de zona rural, ainda estão indefinidas como pertencentes a um ou a outro município, o que dificulta a gestão por parte do poder público. Estão na lista de municípios com representantes convocados as cidades de Bom Princípio do Piauí, Luís Correia, Cocal, Buriti dos Lopes, Caraúbas do Piauí, Caxingó, Murici dos Portelas, São José do Divino, Joaquim Pires, Cocal dos Alves, Piracuruca, Ilha Grande, Batalha, Esperantina, Morro do Chapéu do Piauí e Luzilândia.

Os acordos são firmados após estudo e levantamento de dados de uma comissão formada por técnicos do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Interpi (Instituto de Terras do Piauí), APPM (Associação Piauense de Municípios). “Os conflitos territoriais causam uma série de problemas para os prefeitos e principalmente para as comunidades, pois algumas ficam desassistidas porque os prefeitos não podem investir em locais que não pertencem aos limites territoriais dos seus municípios”, explica o deputado.

Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)
Fonte: Alepi

Nenhum comentário: