terça-feira, 20 de outubro de 2015

PIAUÍ

Buriti dos Lopes é destaque na TV Globo no Dia do Piauí
'Piauí das Letras': 193 anos de adesão do estado à Independência do Brasil. A TV Clube percorreu mais de 2.600 km para construir a reportagem especial. Confira o que você não viu na TV e os bastidores desta reportagem.

Francisco Carvalho escreveu soneto em que cita
Nicolau de Resende (Foto: Reprodução/TV Clube)
Em comemoração aos 193 anos de adesão do Piauí à Independência do Brasil, o PI TV 1ª edição da TV Clube afiliada Rede Globo trouxe nesta segunda-feira (19) um especial para homenagear o estado. É o 'Piauí das Letras', uma reportagem que reúne personagens, lendas e histórias de personalidades que fogem da história que se aprende na escola, baseada nos desbravadores e bandeirantes Domingos Jorge Velho e Domingos Afonso Mafrense.

E um dos destaques da reportagem foi à cidade de Buriti dos Lopes, com gravações feitas na Lagoa Grande de Buriti com o poeta Francisco Carvalho Nunes (Neném Calixto) radicado nesta terra desde criança. (CLIQUE AQUI E VEJA A REPORTAGEM DO G1).

Terceira parada – Litoral piauiense
Na passagem pelos municípios de Buriti dos Lopes e Parnaíba, Litoral do estado, o 'Piauí das Letras' mostra uma nova abordagem quanto à chegada dos primeiros habitantes piauienses. Diferente do que a escola ensina sobre a chegada de bandeirantes e desbravadores, uma figura de um homem branco com olhos azuis apareceu centenas de anos antes deles.

Enquanto os registros marcam a chegada de Jorge Velho em 1662 e de Mafrense em 1674, no ano de 1571, Nicolau de Resende foi quem conheceu o Delta do Parnaíba. Sobre a chegada desse homem ao estado, Francisco Carvalho Nunes escreveu um soneto e menciona a chegada do homem de olhos azuis no Piauí.

Sobre o coração da nossa terra
"O nosso brejo era mesmo um paraíso, desde 1571 que ele foi admirado Nicolau de Resende, homem branco, viu primeiro
as inúmeras palmeiras infestadas".


CLIQUE AQUI E VEJA A REPORTAGEM COMPLETA DA TV CLUBE

Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)
Fonte: G1-PI

Nenhum comentário: