sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

BASTIDORES DA POLÍTICA


Bernildo Val e Bruno Pieca

Esta chapa deverá se repetir novamente nas eleições deste ano na cidade de Buriti dos Lopes. A dupla que vem fazendo uma dobradinha bastante elogiada por populares deve marchar junto rumo à reeleição. A única mudança será o numero do candidato a prefeito, já que Bernildo migrou do PR para o PSD. Bruno Pieca continua no PSB. Pelo menos 8 partidos deverão fazer parte da coligação governista na eleição municipal.

Oposição I

Um dos candidatos a prefeito pela oposição na cidade de Buriti dos Lopes deverá ser o ex-vereador Júnior Percy. Correligionários do pré-candidato afirmam que em hipótese nenhuma ele deixa a cabeça de chapa para outro nome. Júnior deverá ser candidato novamente pelo PTB, já que suas intenções de migrar para o PT não foram adiante.


Oposição II

O outro nome que circula na cidade como possível candidato a prefeita de Buriti dos Lopes é o da dentista Lívia Fortes, filha da ex-prefeita Ivana Fortes (PMDB) e do vereador Jarbas Fortes (PMDB). Se emplacar sua candidatura, Lívia deverá contar com o apoio de pelo menos dois vereadores e alguns ex-vereadores e suplentes, tudo porque a ex-prefeita ainda consegue manter alguns nomes sob seu controle.

Indecisão

Quem ainda não decidiu que rumo vai tomar, foi a vereadora de Buriti dos Lopes pelo PDT, Iranildes Braga. A parlamentar que tem se mostrado independente na Câmara Municipal tem sido procurada por todos os grupos políticos do município. Segundo uma fonte, Iranildes pretende definir com que grupo marchará nas próximas eleições nos próximos meses. Enquanto isso, a vereadora observa as movimentações políticas.

Deusa vem aí

É a notícia que começou a circular na cidade de Buriti dos Lopes nos últimos dias. A atual presidente da Colônia de Pescadores do Município deverá sair candidata a vereadora nas eleições deste ano. O nome de Deusa de Morais de sido aceito e recebido com muito entusiasmo por muitos pescadores e sua candidatura já seria uma realidade. Uma fonte próxima da presidente nos informou que Deusa ainda não decidiu que grupo seguirá nestas eleições.

Mudança

O ex-presidente da Câmara Municipal de Buriti dos Lopes, Fransquinho Lázaro não seguirá com a oposição nas eleições deste ano. Pelo menos é o que garante uma fonte ligada ao ex-vereador. A tendência é que Lázaro siga com o grupo do atual prefeito Bernildo Val com quem tem parentesco e grandes laços de amizade. Fransquinho Lázaro tem sido visto constantemente elogiando a administração de Bernildo em rodas de bate papo na cidade.


Reeleição em Caxingó

A atual prefeita Rita Sobrinho (PT) garante que vai para a reeleição na cidade de Caxingó. A gestora falou que não existem motivos para mudanças e que o desejo do grupo é que seu nome esteja novamente a disposição dos eleitores caxingoenses. A única mudança deverá ser no nome do vice, já que Pedro Brito não faz mais parte do grupo governista. Existem boatos de que um forte nome ligado à oposição possa vir para compor chapa com a prefeita. O ex-prefeito Nato Sobrinho e esposo da prefeita deverá assumir a coordenação da campanha.

Nome novo em Caxingó

Em Caxingó, o nome da advogada Jaqueline Lima tem sido especulado como candidata a prefeita nestas eleições. A jovem advogada é filha do vereador João Lima (PR) e surge como um nome novo numa terceira via que estaria sendo formada e articulada com o apoio do seu pai e da ex-prefeita Mené (PSD). Comentam em Caxingó que a chapa seria Jaqueline como prefeita e Mené de vice. Uma coisa é certa, Mené não segue nestas eleições com o grupo do ex-prefeito Deoclides Neres.

Eles estão de volta

Depois de vários anos sem lançar uma candidatura ao cargo máximo do município de Caxingó, a família Neres, comandada pelo ex-prefeito Deoclides Neres terá candidatura própria a prefeito. O nome é o do seu filho e atual vereador, Washington Luis (PMDB). O vice de Washington já teria até sido escolhido, trata-se do atual vereador Chico Barroso (PSB), ex-aliado da ex-prefeita Mené. Já Deoclides, deverá ser o puxador de votos para o filho.

Oposição em Murici dos Portelas

A oposição em Murici dos Portelas está se articulando a todo vapor, os vereadores oposicionistas Arnaldo (Foto), Nonato Cesário e Lúcio Adão, ambos do PSB, estão aguardando a brecha de desfiliação para se filiarem ao PRP. O partido dará apoio ao grupo que está sendo montado pela ex-prefeita Auridéa Santos (PTB). Já o PSB, antes oposição, agora deverá seguir com a situação nestas eleições.


Dr. Ricardo e Neto Escórcio

O atual prefeito de Murici dos Portelas, Dr. Ricardo Sales (PSD) já confirmou que vai para a reeleição neste ano. O prefeito ganhou recentemente um apoio importante. Ricardo tem sido visto sempre ao lado do ex-prefeito Neto Escórcio que comanda o PSB no município. A tendência é que Ricardo e Neto estejam no mesmo palanque nestas eleições. Já a vaga de vice, deverá ser ocupada mais uma vez por Zeca Tote (PMDB).

Caraúbas do Piauí

O prefeito de Caraúbas do Piauí, Manoel Pacheco Neto (PSDB) ainda não anunciou quem será seu candidato a prefeito nas eleições deste ano no município. O homem que já foi prefeito da cidade por quatro mandatos não tem pressa em anunciar o nome. Experiente como sempre, Manoel observa as movimentações e prepara o ‘bote’ para a hora certa. Nos bastidores falam que o prefeito tem duas cartas nas mangas e que os nomes tem grande chance de ganhar as eleições.

Oposição em Caraúbas do PI

Já a oposição, vai de Caburé (PT) nas eleições municipal em Caraúbas do Piauí. O ex-vereador e candidato derrotado nas últimas eleições tem se destacado como o maior nome entre os oposicionistas com chance de enfrentar o candidato do prefeito Manoel Pacheco. Caburé tem andado pelos quatro cantos do município divulgando seu nome e tentando apoio para a sua eleição neste ano. O vice ainda não está definido e vários nomes têm sido especulados.


Rubens Vieira em Cocal

O atual prefeito de Cocal, Rubens Vieira caminha a passos largos rumo a sua reeleição. Pelo menos é o que tem apontado as recentes pesquisas divulgadas no município. Com uma administração bastante elogiada, Rubens não deverá enfrentar dificuldades para conseguir um novo mandato. A oposição ainda sem um nome para enfrentá-lo passa por dificuldades em se organizar. Corre até mesmo o risco de que no período das eleições, o seu maior opositor, o ex-prefeito Monção esteja atrás das grades, isso por que o ex-gestor responde a vários processos e tem tido uma condenação atrás da outra nos últimos anos.

Por: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)
Fotos: Arquivo e Internet

7 comentários:

Jorge sousa disse...

Muito bom a coluna ta de volta ainda mais pq tamo no ano da eleiçao e smpre bom ficar por dentro do q ta acontecendo na politica. valeu boca do povo.

FABIO SANTOS disse...

APROVEI A VOLTA E DANDO ESPAÇO PRA TODO MUNDO. PARABENS! LIGADO AQUI SEMPRE EM PARNAÍBA NO PORTAL E DE OLHO NA POLÍTICA DA REGIÃO.

manoel silva disse...

e voltou muito boa. gostei!!!!!!!!!!!!

MARCOS PAULO disse...

A GRANDE VARIEDADE DE NOTÍCIAS É QUE DEIXA O BLOG DE VOCÊS CADA VEZ MAIS LÍDER. PARABÉNS PELO TRABALHO.

João neto disse...

estarei com a vereadora iranildes braga aonde ela estiver de preferência com bernildo

ademircarvalhodobrasil disse...

Olha parabéns pela coluna diversificada
Muito farta de boas novas !!
Na verdade vai ser uma grande biodiversidade porque ta uma verdadeira salada de frutas para o bom eleito fazer fazer refeições de escolhas !!!

Joaquimbarbosa disse...

Será que este peixe ainda quer ser candidato por que nas ruas de buriti o homem ta mais queimado do que arroz de segunda o rapazfaz um campeonato e não pagar o prêmio total só dar a medate o rapaz e um péssimo profissional nunca da uma aula completa e não e só ele tem outros professores que depois eu dizo nome deles