quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

PISCICULTURA

Prefeitura de Caxingó apoia associação na criação de tilápias em tanques-rede no rio Longá
A previsão é que já neste mês de fevereiro, os piscicultores devam conseguir retirar cerca de 8 mil quilos de peixes. A expectativa é que as tilápias estejam entre 600 e 700 gramas.

A Prefeitura Municipal de Caxingó tem investido em uma das atividades mais importante da região: a pesca. Com o apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Agricultura, dezenas de famílias encontraram uma alternativa para complementação da renda familiar com a criação de tilápias em tanques-rede no rio Longá, à cerca de 3km da zona urbana do município.

Presidente da Associação do Piscicultores de Caxingó, Edi Nascimento. Ao fundo os tanques-rede no rio Longá.
A Associação de Piscicultores do Município de Caxingó foi criada há cerca de cinco meses e, hoje é presidida pelo sindicalista Edi Nascimento beneficiando vários caxingoenses. O presidente nos informou que a Associação conta no momento com 19 tanques-rede nas águas do Longá e a previsão é que já neste mês de fevereiro, os piscicultores devam conseguir retirar cerca de 8 mil quilos de peixes. A expectativa é que as tilápias estejam entre 600 e 700 gramas.

19 tanques-redes no rio Longá em Caxingó na criação de tilápias.
Os beneficiados pela Associação têm suas atividades normais diárias e trabalham também no manejo e cultivo das tilápias. Essa será a primeira unidade de produção desse projeto desenvolvido pela Prefeitura em parceria com a Associação e o Governo Federal, através do Ministério da Integração Nacional e Codevasf.


O presidente lembrou que o cultivo de tilápias é dividido em três fases: cria, recria e engorda. No momento os peixes estão na chamada fase da engorda, que se desenvolve até a despesca dos peixes, quando as tilápias atingem o peso ideal. Ele acrescentou ainda que o ciclo do cultivo tem duração de 6 meses e que a alimentação das tilápias são realizadas várias vezes ao dia com a colocação de ração nos tanques-rede. A expectativa é grande na Associação para essa primeira retirada.

Por: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

Nenhum comentário: