quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

SAÚDE PÚBLICA

Prefeitura de Caxingó realiza capacitação sobre Microcefalia para agentes de saúde
Nos próximos dias, a Secretaria de Saúde estará realizando um mutirão de conscientização e prevenção, pedindo que população colabore, evitando o acúmulo de lixo e objetos que possam concentrar água parada.

A Prefeitura de Caxingó, através da Secretaria Municipal de Saúde de Caxingó realizou na manhã da última sexta-feira, dia 15, uma capacitação para os Agentes Comunitários de Saúde do município, abordando o tema Zika Vírus e a Microcefalia.

Na ocasião, o palestrante e enfermeiro do PSF Gustavo, falou sobre as diferentes causas da Microcefalia e a relação do Zika Vírus com a doença, além de orientar os agentes sobre os cuidados com as gestantes e a população em geral na prevenção da doença.

O secretário Magnum Cardoso esteve presente na capacitação e enfatizou as medidas que devem ser adotadas para evitar a procriação do vetor e um surto são as mesmas que já estão sendo tomadas para prevenir a dengue no município, visto que o transmissor é o mesmo, o mosquito Aedes Aegypti.

Nos próximos dias, a Secretaria de Saúde estará realizando um mutirão de conscientização e prevenção, pedindo que população colabore, evitando o acúmulo de lixo e objetos que possam concentrar água parada. Profissionais do NASF acompanharam a capacitação.

Gustavo lembrou que a Microcefalia faz com que a cabeça e o cérebro das crianças sejam menores do que o normal para sua idade, influenciando no seu desenvolvimento mental. Entre as consequências da Microcefalia, está o déficit intelectual.


Nesta quinta-feira (21), a Secretaria de Saúde irá realizar uma capacitação para todos os agentes de saúde, de endemias, garis, coveiros e demais profissionais da área da saúde, com o intuito de planejar o mutirão de saúde.

Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)
Fonte: Ascom/PMC

Nenhum comentário: