terça-feira, 26 de janeiro de 2016

SAÚDE PÚBLICA

Prefeitura realiza mutirão de combate ao mosquito da dengue em Caxingó
O secretário municipal de Saúde, Magnum Cardoso participa ativamente da campanha rodeado de agentes de saúde.

Secretário de Saúde, Magnum Cardoso participando da campanha.
Começou na manhã desta segunda-feira (25) em Caxingó, o mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, Zika Vírus e chikungunya.  A iniciativa é da Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Saúde e visa combater o mosquito transmissor da doença e conscientizar a população que o seu papel é decisivo neste combate.

A ação contou com a colaboração e participação dos moradores, que prontamente receberam os agentes comunitários de saúde e agentes de endemias, ouviram as orientações e aprovaram a iniciativa da Prefeitura.

De acordo com o secretário de Saúde Magnum Cardoso, o objetivo do mutirão é reduzir os criadouros e o índice de infestação pelo mosquito Aedes aegypti e assim evitar uma possível epidemia de dengue e também contaminações pelo Zika vírus e casos de febre chikungunha, transmitidos pelo mesmo mosquito.

Durante todo o dia os agentes realizaram visitas domiciliares, fazendo limpeza de quintais, recolhendo objetos que possam virar criadouro do mosquito e orientando aos moradores como prevenir e combater os focos.

O mutirão conta com o apoio de um caminhão que recolhe todo o material deixado nas calçadas, garantindo a limpeza das casas, terrenos baldios e todas as áreas consideradas de riscos na cidade.


A prefeita Rita Sobrinho (PT), frisou que a meta é atingir 100% das casas e despertar na população a necessidade do enfrentamento a essa guerra contra o mosquito. Depois que os serviços forem concluídos na sede do Município, o mutirão seguirá para as comunidades rurais.


Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)
Fonte: Ascom / PMC

Nenhum comentário: