segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

SAÚDE

Prefeitos do PI e Governos discutem Plano contra o aedes egypti
A prefeita de Caxingó, Rita Sobrinho e o secretário municipal de Saúde Magnum Cardoso participaram do evento que foi realizado na sede da APPM.

Representantes de diversas entidades civis e governamentais estiveram reunidos na Associação Piauiense de Municípios (APPM) na última sexta-feira, dia 08, para tratar da implementação do Plano Emergencial de Prevenção e Controle da Dengue, Chikungunya, Zika e Microcefalia. Prefeitos, a Secretaria de Estado da Saúde e o Ministério da Saúde buscam acordar ações emergenciais de responsabilidades federal, estadual e municipal com os órgãos presentes no encontro.


Uma das ações a serem implantadas de imediato é a criação de Salas de Coordenação e Controle para gerenciamento e monitoramento, previstas no Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia. O funcionamento das Salas deve seguir as normas estabelecidas pela Diretriz Geral SNCC/2015 do Ministério da Saúde e ter na sua composição representantes do Gabinete do Prefeito, Secretaria Municipal de Saúde, Defesa Civil Municipal, Secretaria de Assistência Social, Secretaria Municipal de Educação e outros.


Os prefeitos e secretários municipais de Saúde esperam um apoio mais eficaz dos outros entes, que venha a somar com as iniciativas já desenvolvidas pelos municípios. A prefeita de Caxingó, Rita Sobrinho e o secretário municipal de Saúde Magnum Cardoso participaram do evento.

Coordenador geral do Ministério da Saúde, Dirceu Ditmar e o secretário de Saúde de Caxingó, Magnum Cardoso.
“Já fazemos o trabalho preventivo com os mutirões e os agentes de endemias e de saúde, mas só isso não basta. Em 2015 passamos três meses sem larvicida e os repasses dos governos federal e estadual estão em atraso”, reclama a presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), Leopoldina Cipriano.


Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)
Fonte: APPM

Nenhum comentário: