quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

SAÚDE

Casos de microcefalia crescem 24% e chegam a 77 no Piauí, diz Ministério
Dados do Ministério da Saúde mostram que número continua crescendo. PI é o estado com o menor número de suspeita da doença em todo o NE.

Um novo informe divulgado nesta quarta-feira (20) pelo Ministério da Saúde mostrou que os casos suspeitos de microcefalia chegaram ao número de 77 no Piauí. Em relação à última semana epidemiológica, houve um acréscimo de 15 casos. O número de óbitos se manteve estável, com uma morte.

Apesar do número alarmante, o Piauí é o estado com o menor número de suspeita de doença em todo o Nordeste. Pernambuco continua com o maior número de suspeitas (1.306), o que representa 33% do total registrado em todo o país (3.893). Em seguida, estão a Paraíba (665), Bahia (496), Ceará (216), Rio Grande do Norte (188), Sergipe (164), Alagoas (158), Mato Grosso (134) e Rio de Janeiro (122).

O crescimento do número de casos confirmou o argumento da gerente de Atenção à Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), Miriane Araújo. Segundo ela, a tendência para as próximas semanas é se manter ascendente o registro desses casos.

“Alguns fatores contribuem com esse aumento, como o acesso à informação por parte das gestantes que começaram a buscar atendimento direcionado para a detecção da doença”, disse.

Orientações
O Ministério da Saúde orienta as gestantes adotarem medidas que possam reduzir a presença de mosquitos transmissores de doença, com a eliminação de criadouros, e proteger-se da exposição de mosquitos, como manter portas e janelas fechadas ou teladas, usar calça e camisa de manga comprida e utilizar repelentes permitidos para gestantes.

Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)
Fonte: G1

Nenhum comentário: