sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

BASTIDORES DA POLÍTICA


Brecha para mudança de partido

No dia 18 de fevereiro, o Congresso Nacional irá promulgar a PEC que abre a chamada "janela partidária" – que estabelece o prazo de 30 dias, a partir da promulgação da PEC, para que detentores de mandatos troquem de partido sem o risco de perder o mandato por infidelidade partidária. A emenda, que integrava a proposta de reforma política na Câmara, foi aprovada no fim do ano passado pelo Senado Federal. Hoje, a troca de partido sem risco de perda de mandato só é permitida se o parlamentar se transferir para um partido novo, recém-criado.

Mudança em Buriti dos Lopes

Com a nova brecha para mudança de partido sem o risco de perder o mandato, já circula na cidade que pelo menos três parlamentares de Buriti dos Lopes devam migrar para outras legendas. Nos bastidores, já é dada como certa a mudança dos vereadores Roberto da Coroa e Lila, ambos do PMDB que migrarão para outras legendas. Já o vereador Bené Ibiapina, atualmente no PC do B, também deverá deixar os comunistas de lado e seguir uma ala mais conservadora.

Júnior Percy inelegível?

Depois que publicamos nesta coluna na semana passada que o ex-vereador Júnior Percy (PTB) estaria inelegível, segundo informações de um advogado baseado na Lei da Ficha Limpa, vários outros advogados entendedores da causa nos procuraram e todos foram unânimes em dizer que se a Lei realmente for cumprida, o ex-vereador não poderá se candidatar a nenhum cargo público pelos próximos anos. Seus aliados estão calados e não quiseram comentar o assunto, segundo uma fonte, seria orientação do próprio Júnior.

Bernildo Val

Já o atual prefeito Bernildo Val (PSD), continua trabalhando e buscando melhorias para o município de Buriti dos Lopes. Nesta semana o prefeito esteve por três dias em Brasília, aonde visitou diversos órgãos ligados ao Governo Federal na tentativa de angariar recursos para tocar diversas obras que foram iniciadas em sua gestão. O prefeito volta para o município confiante de que seus pleitos serão atendidos e que em breve os buritienses serão contemplados também com novas obras em diversas áreas. Bernildo esteve sempre acompanhado pelo deputado federal Júlio César (PSD).

Ivana Fortes no PPS

Circula nos bastidores da política que a ex-prefeita de Buriti dos Lopes, Ivana Fortes estaria migrando para o PPS presidido atualmente no Piauí pelo ex-governador Zé Filho. A ex-prefeita foi vista participando ativamente dos atos de filiações ocorridos na sexta-feira, dia 29 em Teresina e no sábado, dia 30 em Parnaíba. Vale lembrar que quando foi eleita prefeita pela primeira vez em Buriti dos Lopes no ano de 2004, Ivana concorreu naquela eleição por esse mesmo PPS, migrando depois para o PMDB a convite, da família Moraes Sousa.

Em Cocal dos Alves

A política do município de Cocal dos Alves deverá ganhar corpo depois do carnaval. O atual prefeito Silvestre vem dizendo para amigos na região que dificilmente lançará candidato a prefeito no município nestas eleições. O nome forte que vem aparecendo na cidade é o do ex-vereador de Cocal, Osmar Vieira, este já vem articulando sua candidatura há meses na formação de um grande grupo político que entrará com força nas eleições municipais. Pesquisas internas realizadas recentemente no município apontam para uma grande tendência do eleitor de Cocal dos Alves para o nome de Osmar.

Na cidade de Cocal

Nesta semana recebemos um e-mail da assessoria do pré-candidato a prefeito Gilson da Serraria, dando conta de que o ex-vereador filiado ao PMDB será candidato a prefeito pela oposição e, que os oposicionistas de Cocal lançarão apenas um nome para disputa municipal com o atual prefeito Rubens Vieira (PSDB). No e-mail só não diz se eles combinaram com o Monção, já que o ex-prefeito garante que não abre mão da cabeça de chapa. Pelo jeito, o “ziriguidum” na oposição cocalense vai continuar depois do carnaval.

Murici dos Portelas

A assessoria do sindicalista Zé do Carrapo da cidade de Murici dos Portelas nos enviou mensagem nesta semana informando que o Partido dos Trabalhadores (PT) naquele município realizará um grande ato político ainda neste mês de fevereiro para fortalecer o nome de Zé do Carrapo como pré-candidato a prefeito nestas eleições. Segundo a mensagem, vários políticos importantes de nível estadual deverão comparecer ao evento, a expectativa é que até o governador Wellington Dias esteja presente.

Em Caxingó

O cenário político no município de Caxingó ainda é indefinito, não se sabe ao certo se o grupo liderado pela ex-prefeita Mené (PSD) e o vereador João Lima (PR) terão forças para lançar uma terceira via. Outra indefinição se dá no nome que deverá compor chapa com a prefeita Rita Sobrinho (PT) que tentará sua reeleição. Nos bastidores o ex-prefeito Nato Sobrinho articula com um grande nome e, para aliados próximos, Nato tem uma ‘carta na manga’ e prepara uma jogada de mestre para vencer mais uma vez as eleições naquele município.

Por: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

Nenhum comentário: