terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

DIREITO DE RESPOSTA

Cartório Eleitoral envia Direito de Resposta sobre matéria publicada neste blog
A matéria foi divulgada na última sexta-feira, dia 12, após denúncia de um morador, de que a piscina do local estaria acumulando água e virando terreno de mosquito. VEJA ABAIXO O QUE DIZ A NOTA DO CARTÓRIO!

Senhores leitores,

Agradecemos imensamente a oportunidade que nos foi dada para esclarecer a população buritiense a cerca da água acumulada na piscina do Cartório Eleitoral posto que é justa e certa a preocupação de todos.

A piscina a descoberto no Cartório Eleitoral é regular e frequentemente tratada pela Prefeitura Municipal de Buriti dos Lopes, por sua Secretaria de Saúde e Agente Comunitário de Saúde e Controle de Endemias, desde 2012, muito antes da epidemia atual, sendo ali depositados cloro em barra e uma substância que evita o criatório das larvas do mosquito por meses, bem como há coleta de material para verificação da existência de larvas na água acumulada.

O tratamento especial dado à piscina foi solicitado por nós, do Cartório Eleitoral, e tem sido feito por cumprimento de dever pelo Agente Comunitário de Saúde como rotina de trabalho, devendo haver, na Secretaria de Saúde, relatórios das visitas efetuadas ao Cartório Eleitoral, bem como das providências ali adotadas.

Estando todos dos dias no ambiente do Cartório, não tivemos qualquer das doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti, o que denota que o tratamento que é feito é eficaz. Ressaltando que de julho a dezembro, estávamos com 13 servidores trabalhando diariamente na biometria e nenhum foi acometido por dengue, zika ou chikungunya.

Compreendemos a preocupação do eleitor, mas nos causa estranheza a sua forma de ação, já que invadiu a área privada de um órgão público e ainda, não se manifestou diretamente a qualquer dos servidores do Cartório Eleitoral para que pudéssemos lhe informar que é mais fácil um criadouro de larvas de mosquito estar numa tampinha de refrigerante do que na piscina do Cartório Eleitoral.

Aproveitamos a oportunidade para informar  que a Prefeitura Municipal de Buriti dos Lopes, por seu representante Valdir Chaves, apresentou-nos uma solução definitiva para o acúmulo de água na referida piscina, o que estará sendo realizado brevemente, evitando assim que a desinformação irresponsável, seja repassada aos cidadãos, como falta de cuidado ou de responsabilidade.

Por fim, nos aliando a todos que estão envolvidos no combate a essa praga, conclamamos aos cidadãos, que além dos cuidados normais, permitam ao agente de endemias que fiscalize e faça o trabalho de prevenção em suas residências ou estabelecimentos comerciais.

Ivana de Macêdo Rodrigues
Chefe do Cartório da 33ª Zona Eleitoral. 

2 comentários:

Fernando Cesar Rocha disse...

Se é responsabilidade da prefeitura então aterra essa piscina com piçarra e pronto.

Ivana disse...

Fernando, não é somente responsabilidade da prefeitura, é nossa também. Mas diante do temor popular a prefeitura sugeriu o aterramento, mesmo que parcial.