sexta-feira, 11 de março de 2016

BASTIDORES DA POLÍTICA


Juventude na política Buritiense

O grupo liderado pelo prefeito Bernildo Val (PSD) ganhou um grande apoio vindo da ala jovem do município de Buriti dos Lopes. Renovando o Partido da República – PR, a agremiação recebeu a adesão e filiação do jovem evangélico, Irmão Lucas Silva, forte liderança junto aos jovens buritienses. O nome de Lucas chega com grandes perspectivas de sucesso nas eleições deste ano. O PR é presidido no Município pelo suplente de vereador e chefe de gabinete do prefeito Bernildo, Jota Pereira.  O presidente ficou feliz com a nova filiação e acredita que o partido chega com força nessas eleições e com chances reais de buscar uma cadeira no legislativo buritiense.

Ex-prefeita quer lançar filha candidata

As especulações políticas em Buriti dos Lopes nunca param. E nesta semana a ex-prefeita Ivana Fortes voltou às redes sociais para desmentir boatos sobre possível candidatura de sua filha Lívia Fortes. Em sua página no Facebook Ivana fez a seguinte postagem: “Boa noite! Amigos quero esclarecer a população buritiense que a Lívia não é pré-candidata a vice-prefeita, e sim pré-candidata a prefeita”. Para alguns políticos, essa postagem seria apenas uma jogada da ex-prefeita, já que seu grupo político está se espedaçando, com lideranças migrando para a situação e para a outra ala oposicionista. Um ex-vereador informou que Lívia não é candidata e Ivana iria tentar emplacar o esposo e vereador Jarbas Fortes (PMDB) como vice na chapa da oposição. O único problema, é que Jarbas não quer apoiar a candidatura de Júnior Percy, pretenso candidato oposicionista.

Jarbas Fortes sai para apoiar Jarbas Filho

Foi essa a informação que chegou até a redação deste blog. Segundo relatos, o atual vereador Jarbas Fortes (PMDB) estaria sofrendo pressão dentro da família para abandonar a carreira de vereador e apoiar a candidatura de seu filho Jarbas Filho, o Jarbinha. O filho, inclusive já teria confidenciado a amigos que sua candidatura a vereador nas eleições deste ano é fato consumado e teria o empenho total de sua mãe, a ex-prefeita Ivana Fortes. Já o vereador Jarbas, estaria resistente e não pensa em abandonar a carreira, pois acredita que ainda tem muito a contribuir com o Município. Vale lembrar que há meses atrás, blogs da cidade de Buriti dos Lopes já haviam noticiado que Jarbinha seria pré-candidato a vereador. Resta saber agora se Jarbas Fortes vai aceitar.

Empresário adere ao grupo de Bernildo Val

O empresário Edson Feitosa é a mais nova força política a aderir ao grupo do prefeito Bernildo Val (PSD). Bastante conhecido no município de Buriti dos Lopes, Edson disse que está pronto para apoiar a reeleição de Bernildo. Além de declarar apoio ao prefeito, Feitosa resolver também engrossar as fileiras do grupo do prefeito, segundo ele por conta do trabalho que a administração de Bernildo vem desenvolvendo no Município. O anúncio do apoio aconteceu no último final de semana, durante um churrasco na região do Grande Salgadinho, e contou com a presença do prefeito Bernildo, vice-prefeito Bruno Pieca, vereadores e lideranças políticas.

Terceira via em Caxingó

A ex-prefeita de Caxingó já iniciou suas andanças pelo município de Caxingó divulgando a terceira via de alternativa nas eleições municipais deste ano. No final de semana o grupo liderado pela ex-prefeita esteve no povoado Cajazeiras de Baixo. Ao lado de Mené estavam alguns pré-candidatos a vereador e também a pré-candidata a prefeita pelo grupo, Jackline Lima. Já na segunda-feira, dia 07, Mené esteve participando de encontro do seu partido, o PSD em Teresina, onde conversou com os deputados Júlio César (PSD) e Georgiano Neto (PSD) sobre a possibilidade de uma terceira via no município. Segundo informações, a ex-prefeita teria recebido sinal verde da liderança do partido e o lançamento oficial do mais novo grupo político de Caxingó, seria questão de tempo.

Candidatura em Caxingó

Quem já anunciou sua pré-candidatura ao legislativo de Caxingó foi o ex-vereador Reginaldo Silva.  Filiado ao PT, Reginaldo disputará mais uma vez uma vaga na Câmara Municipal. Atualmente Reginaldo ocupa o cargo de secretário de Infraestrutura do governo de Rita Sobrinho (PT). Em 2008, o pré-candidato foi eleito com 160 votos. No ano de 2012 ele apoiou a eleição do então vereador Carlinhos Maricota que desistiu de concorrer à reeleição. R. Silva é considerado a liderança política de maior expressão na região de Entrecaatinga e sairá candidato pelo grupo que apoiará a reeleição da prefeita Rita.

Ex-prefeito de Luís Correia condenado

O ex-prefeito de Luis Correia, Francisco Araújo Galeno, conhecido como Kim do Caranguejo, foi condenado pela 1ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região - Piauí (TRT/PI) ao pagamento de multa pessoal no valor de R$ 681.000,00 por descumprimento de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), firmado em 09 de julho de 2008, entre o Ministério Público do Trabalho e a administração municipal anterior à dele. Kim do Caranguejo foi prefeito de Luís Correia de 2009 a 2012 e não cumpriu o TAC firmado pelo ex-prefeito Antônio José dos Santos Lima, garantindo que o município assumisse obrigações pertinentes ao cumprimento de normas de segurança e saúde dos trabalhadores que efetuam a coleta e transporte de lixo urbano, residencial, hospitalar e proveniente de limpeza pública.

Juliana candidata em Parnaíba

A deputada estadual Juliana Falcão (PMDB) é a pré-candidata à prefeitura de Parnaíba pela oposição com melhor desempenho em pesquisas. E admite confirmar candidatura até o final do semestre. Juliana defende palanque único das oposições ao prefeito Florentino Neto (PT) e tem apoio político do PPS, hoje comandado pelo ex-governador Zé Filho. A parlamentar garante que se a oposição marchar unida nestas eleições, seu nome estará à disposição dos oposicionistas parnaibanos.

PTC em Caraúbas do PI

Já começam as articulações em torno das eleições em 2016 em Caraúbas do Piauí. Segundo o presidente do Partido Trabalhista Cristão (PTC), professor Adrião Portela Neto, o Partido deverá lançar pelo menos cinco candidatos a vereador nas eleições municipais deste ano. A intenção é fazer com que o PTC seja um dos grandes partidos dentro do município. Adrião Portela informou que o Partido lançará nomes fortes nas seguintes comunidades: Vermelha, Pólo Norte e Volta da Jurema. A sede do Município com dois candidatos e, estaria sendo cogitado mais um nome que deverá somar para o sucesso da agremiação. 

Uma multidão acompanha Rubens

Uma animada multidão acompanhou o prefeito de Cocal, Rubens Vieira (PSDB), em inauguração de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) na zona rural do Município no último final de semana. Para aliados do prefeito, a população tem reconhecido o trabalho da atual administração e tem acompanhado de perto a entrega de diversas obras que vem acontecendo nos últimos anos em Cocal, deste que Rubens Vieira tomou posse em janeiro de 2013. Para o prefeito, “é realmente gratificante ver e sentir a alegria do povo na entrega dessas obras. Fico bastante satisfeito ao entregar essa UBS para a população. Não é fácil em tempos de crise realizar obras como essa. Mas, a população do município de Cocal merece e seguiremos trabalhando para continuar realizando obras que irão transformar a realidade do Município”, disse.  Vale lembrar que Cocal vem passando por uma verdadeira transformação com obras sendo entregue quase que todos os meses.

Por: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)
Fotos: Arquivo Blog e Internet

Nenhum comentário: