sexta-feira, 25 de março de 2016

BASTIDORES DA POLÍTICA


Sucesso total

Foi assim que a organização do primeiro Encontro Multipartidário de Buriti dos Lopes classificou o evento político realizado na última sexta-feira, dia 18. O encontro organizado pelos partidos que compõe a base de sustentação do prefeito Bernildo Val (PSD) atendeu as expectativas do grupo. Filiados dos partidos, DEM, PSD, PR, PSB, PT e PV atenderam a convocação ao encontro suprapartidário para declarar apoio à pré-candidatura à reeleição do prefeito Bernildo, bem como definir detalhes da campanha vindoura. Pela presença da militância ao evento e, diante do número de lideranças políticas que compareceram à convocação feita pelos partidos, à pré-candidatura a reeleição de Bernildo Val e Bruno Pieca começa a ganhar robustez e ares positivos. Os filiados presentes saíram bastante empolgados, já que mesmo sendo realizado de última hora o evento lotou as dependências do ginásio poliesportivo.

Mais uma pesquisa eleitoral

Na semana passada, pesquisadores de um Instituto de Teresina foram vistos na cidade de Buriti dos Lopes realizando mais uma pesquisa eleitoral de intenção de votos para as eleições deste ano. Não sabemos para quem foi encomendada, mas, as suspeitas são de que tenham sido políticos da oposição que não estariam satisfeito com outras feitas anteriormente. Pelo menos seis pessoas falaram com este blogueiro informando que teriam sido entrevistadas por essas pessoas. O blog tentou durante a semana apurar qual seria o instituto e quem teria encomendado, descobrimos algumas informações, mas, como a pesquisa não foi registrada, não podemos divulgar. Creio também que em breve, pessoas já estarão comentando o resultado nas ruas e logo se espalhará na boca do povo.

Jaqueline Brito no PDT

Conforme este blog já havia anunciado nesta coluna semanal no último dia 04/03, o fato se sacramentou no dia 18/03. A vereadora Jaqueline Brito, aproveitou a janela de transferência, deixou o PMDB e migrou para o PDT. Segundo informações apuradas pelo blog, a intenção da vereadora seria se filiar no partido, pegar o Diretório e segurar a vereadora Iranildes Braga na legenda e, assim tomar controle da situação e conseguir emplacar o partido numa coligação junto à oposição. Mas, parte dos planos da parlamentar foi por água abaixo. Jaqueline até conseguiu o comando do partido, mas perdeu a vereadora Iranildes. Restou para a família Brito, meia dúzia de ‘gatos pingados’ sem expressão política sob seu comando.

Iranildes Braga no Solidariedade

Já a vereadora Iranildes Braga, quando soube da jogada da família Brito, cuidou de buscar novos ares e se desligar da imagem desgastada que Jaqueline Brito e Batista Brito vem tendo na cidade, principalmente depois dos escândalos das “Licenças de Eventos’, mas isso, deixamos pra outro momento e outra reportagem. Voltando para o campo da política, Iranildes Braga depois de longos anos de filiação ao PDT e dois mandatos pelo partido, deixou a legenda na última semana. A parlamentar usou sua página no Facebook para agradecer aos eleitores e amigos e ao deputado Flávio Nogueira (PDT). Segundo foi apurado pelo Blog, Iranildes se filiou ao partido Solidariedade e prepara uma ‘avalanche’ de filiações para os próximos dias. Dentre os nomes, está o do ex-vereador e pré-candidato, Fransquim Lázaro.

Governistas em Caraúbas do PI

A expectativa é grande dentre o eleitorado da base governista caraubense para a definição do nome que irá suceder o prefeito Manoel Pacheco (PSDB). Segundo informações obtidas pelo blog, a definição deverá sair entre o final do mês de abril e o início do mês de maio. O nome favorito seria o da atual presidente da Câmara de Vereadores, Graça Mota (PMDB). Correm por fora, o médico, Dr. Manoel e o vereador João Bastião. Estrategista como sempre, o prefeito observa atentamente as movimentações da oposição para na hora certa anunciar seu nome favorito para a disputa municipal de 2016. Só nos resta aguardar...

Oposição em Caraúbas do Piauí

Já a oposição em Caraúbas do Piauí não perde tempo e já se articula nos bastidores para a campanha eleitoral deste ano. No último domingo, dia 20, uma reunião com líderes de partidos que compõe oposição ao governo municipal e em consenso decidiram quem irá concorrer como vice na chapa encabeçada pelo ex-vereador Caboré (PT). O nome escolhido pelo grupo foi o da vereadora, Vera do Barbudo (PDT). A reunião contou ainda com a participação de vários pré-candidatos a vereador, e dos vereadores Edivan Caldas, Vera do Barbudo, Patrícia Ribeiro e também do líder político Inácio Portela. De acordo com Caboré, a coligação oposicionista deverá contar com o PT, PTC, PR, PDT e DEM, com a idéia de lançar pelo menos 13 candidatos a vereador. O coordenador da campanha deverá ser o ex-vereador e professor Adrião Portela Neto. 

Mão Santa candidato pelo Solidariedade

O ex-senador já se filiou ao Solidariedade e foi confirmado na direção do partido em Parnaíba. Na nova legenda, Mão Santa confirma também pré-candidatura à prefeitura. A esposa, Adalgisa Moraes Souza,  já filiada ao Solidariedade, será candidata à vereadora. A família Moraes Souza, que estava unida no PPS, volta a se dividir na política de Parnaíba. O fator de união, porém,  é o perfil de oposição ao PT das duas legendas, mas dificilmente Mão Santa e Zé Filho marcharão do mesmo lado na eleição de prefeito no município. De Buenos Aires, onde passa temporada com a família, Mão Santa informa que em abril o Solidariedade realizará ato político em Parnaíba, com presença do presidente nacional da sigla, deputado federal Paulinho da Força (SP). Na foto, Mão Santa e a filha, Gracinha Moraes Souza, em restaurante na capital argentina. (Fonte: Erivaldo Barbosa)

Apoio a reeleição de Rita em Caxingó

A prefeita de Caxingó, Rita Sobrinho (PT), pré-candidata à reeleição, recebeu mais um apoio importante naquele Município. Segundo informações, trata-se do ex-vice-prefeito Antonio Teodoro que aderiu ao projeto do grupo governista. O blog foi informado ainda de que o intermediário teria sido o vereador Raimundo Oliveira (PTN). Antonio Teodoro é mais um que fazia parte da oposição que passa a engajar a pré-campanha de Rita Sobrinho. Teodoro foi vereador, e também vice-prefeito entre os anos de 2005 e 2008 quando Nato Sobrinho era prefeito em Caxingó. A expectativa do grupo governista é que novos nomes sejam anunciados no próximo mês já que a pré-campanha a reeleição da prefeita Rita ganhou o gosto popular e começa a ganhar força, principalmente na zona rural caxingoense.

Por: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)
Fotos: Arquivo e Internet

Nenhum comentário: