sexta-feira, 15 de abril de 2016

BASTIDORES DA POLÍTICA


Novos Partidos

Contando hoje com seis partidos (PSD, PPL, DEM, PSB, PV e PT) em sua ala, o prefeito Bernildo Val (PSD) deverá nos próximos dias ganhar o apoio de pelo menos mais quatro partidos. As conversas estão acontecendo nos bastidores e são tratadas diretamente entre o prefeito e os presidentes das legendas. Dois desses partidos já estão fechados e serão anunciados em breve. Bernildo está confiante de que sua coligação formará um grande ‘blocão’ para a disputa das eleições de 02 de outubro. Além da reeleição do prefeito, o grupo trabalha com a expectativa de que a chapa governista eleja pelo menos 8 
vereadores.

Oposição indefinida

Muito ainda se especula sobre as eleições municipais de 2016 em Buriti dos Lopes. Por um lado, a base governista já definiu o nome de Bernildo Val (PSD) e Bruno Pieca como pré-candidatos, em busca da reeleição. Pelo lado da oposição, instaurou-se um mar de dúvidas sobre um nome que tenha o consenso de todos, uma vez que duas alas afirmam ter candidatura própria. Alguns oposicionistas do governo municipal batem na mesa e afirmam veementemente que Júnior Percy (PTB) será o candidato, faça chuva ou faça sol. Mas, alguns setores ligados ao grupo da ex-prefeita afirmam que só seguem Ivana Fortes (PPS) se seu grupo tiver candidatura própria. É como diz alguns: “ou vai, ou racha”. O certo é que a oposição não vem falando a mesma língua e cada grupo diz que terá candidato. Será?

Bené anuncia adesão

O vereador da base governista Bené Ibiapina (PSD) que nas últimas eleições apoiou a candidatura oposicionista ao prefeito Bernildo Val (PSD) conversou com a reportagem do blog essa semana e apresentou mais uma adesão a pré-candidatura de Bernildo a reeleição. Bené estava ao lado do líder comunitário Moacir da região das Terras Pretas e afirmou que essa adesão representa mais de 30 votos a candidatura governista. Bené aproveitou para desmentir boatos criados pela oposição. “Eles batem na mesa e dizem que não tenho mais votos e agora ficam dizendo que vou pro lado de lá. Tudo mentira. Sou filiado ao partido do prefeito Bernildo e vamos juntos pra essa reeleição e dou um aviso para a oposição: ta chegando mais gente pro lado de cá”, disse o vereador.

Rubens Vieira lidera com folga em Cocal

O que esse blog já vinha adiantando sobre a grande aceitação população do prefeito Rubens Vieira (PSDB) e sua administração em Cocal, foi confirmada nesta semana com a divulgação de uma pesquisa que mede o cenário para eleições municipais e a administração municipal. Na pesquisa estimulada, em que são postos os nomes de Rubens Vieira e Gilson da Serraria para o entrevistado se posicionar, Rubens lidera com 59,69%, enquanto Gilson pontua em 17,81%, uma ampla vantagem do prefeito sobre seu adversário, atingindo os 42 pontos de diferença. A pesquisa do Instituto Credibilidade foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral, sob o código PI00329/2016.

Gilson da Serraria é líder em rejeição

Já o principal opositor e pré-candidato a prefeito pelos oposicionistas de Cocal, Gilson da Serraria, terá que torcer por um milagre para reverter o atual cenário político naquele município. Com um índice que não chega nem aos 18% na pesquisa, Gilson lidera em um quesito que nenhum político quer liderar, a rejeição. Neste critério, mais uma vez o prefeito Rubens é favorecido, enquanto seu opositor tem 36,56% de rejeição, o atual prefeito aparece com apenas 13,44%. “Esses números demonstram que o nosso povo reconhece o trabalho que vem sendo realizado em Cocal. Em tempos de tanto desgaste da classe política, saber que a gente tem a aprovação dos cocalenses é gratificante”, afirma Rubens Vieira.

Zé Hamilton em Parnaíba

Padrinho político de Florentino Neto (PT), prefeito de Parnaíba, na eleição de 2012, o deputado estadual José Hamilton Castelo Branco disse que não sabe até agora se vai apoiar a reeleição do (ex) afilhado político. Na cidade litorânea, o nome de Zé Hamilton vem ganhando força junto a uma ala oposicionista, já que os nomes apresentados até agora não conseguiram cair no gosto popular. Para políticos experientes de Parnaíba, o único nome hoje naquela cidade capaz de derrotar o atual prefeito, seria o de Zé, mas o Zé Hamilton. Se outro nome se aventurar, a reeleição de Florentino estaria garantida, é o que garantiu um vereador em conserva com este blogueiro.

Temer chama Juliana a Brasília

O vice-presidente da República, Michel Temer, telefonou pessoalmente para a deputada estadual piauiense Juliana Moraes Souza (PMDB) e pediu o seu comparecimento, hoje, em Brasília, "para tratar de questões do partido no Piauí". Juliana confirmou sua presença no Palácio do Jaburu, a residência oficial de Temer. Um colega de Juliana confidenciou a este repórter que Temer vai solicitar à deputada que peça oficialmente a saída de Marcelo Castro, que não deixou o Ministério da Saúde, do PMDB do Piauí. Marcelo Castro, de todos os ministros que se recusaram a entregar os cargos, foi o que mais enfureceu a direção nacional do PMDB. Por isso não tem perdão. Temer pediu a presença de Juliana em Brasília para solicitar que assine o pedido de destituição de Marcelo Castro do partido. Existe uma forte tendência de a deputada Juliana topar a parada e assinar um documento à direção nacional do PMDB, pedindo a saída de Marcelo Castro. (GP1)

Novo presidente do PTB em Caxingó

Uma mudança no diretório municipal caxingoense do Partido Trabalhista Brasileiro – PTB pegou muitos políticos de surpresa. Com residência em Caxingó e eleitor daquele município, o ex-coordenador político das campanhas da deputada Janaínna Marques (PTB) e senador Elmano Férrer (PTB) na região norte do estado, Carlos Alberto assumiu o comando do partido em Caxingó. O PTB tem como filiado a médica Ilvanete Beltrão que foi lançada recentemente como pré-candidata à prefeita de Rita Sobrinho (PT). Com a mudança na direção da legenda, o atual vice-prefeito Pedro Brito (PTB) fica impossibilitado de viabilizar sua candidatura a vereador e deverá lançar o irmão Leonardo Machado. Segundo foi apurado pelo blog, o vice-prefeito Pedro Brito teria ficado irado com essa mudança.

Por: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)
Imagens: Arquivo Blog e Internet

Nenhum comentário: