sexta-feira, 27 de maio de 2016

BASTIDORES DA POLÍTICA


Maioria dos vereadores de Buriti dos Lopes buscarão à reeleição

Pelo menos 09 dos 11 vereadores de Buriti dos Lopes devem entrar em campanha neste ano em busca da reeleição. Sancho Escórcio (PV), Elcira (PSB), Eveline Araújo (DEM), Bené Ibiapina (PC do B), Lila (PMDB), Dedé (PTB), Iranildes Braga (SDD), Jaqueline Brito (PDT) e Odemil Val (PSD), já confirmaram a correligionários que estarão mais uma vez com os nomes disponíveis nas urnas. Os únicos que estão sendo pressionados a abrir mão de disputar o pleito são os vereadores Jarbas Fortes (PMDB) e Roberto da Coroa (PMDB). Os comentários são de que Jarbas estaria levando pressão para abrir mão de seu nome para a entrada do seu filho Jarbas Filho (PPS). Já Roberto, depois de perder 90% de seus cabos eleitorais em seu povoado e regiões vizinhas, tentaria salvar o nome da família lançando um irmão como candidato. Quando têm sido questionados se serão ou não candidatos, os dois parlamentares não vêm sabendo responder, ficando muitas das vezes sem essa resposta. Vamos aguardar.   

Pré-candidato a vereador Raposa desponta com chances reais

O quadro eleitoral no município de Buriti dos Lopes vai se desenhando e alguns nomes já despontam como pré-candidatos a vereador. A medida que vai se aproximando o mês para as convenções eleitorais, políticos se movimentam nos bastidores para garantir que suas candidaturas sejam homologadas e cheguem com força. Alguns nomes já começam a despontar, uns pelos poderios econômicos e, outros pelos trabalhos humanitário-sociais. Dentre os nomes com serviços prestados a população, Hilson Dias, mais conhecido como RAPOSA (PSB), é um dos que mais vem se destacando e se sobressaindo mesmo com pouquíssimas condições, com suas ações eficientes em seu povoado Barra do Longá e nas comunidades vizinhas, a pré-candidatura de RAPOSA já desponta com chances reais na disputa eleitoral deste ano.

Em Caxingó, ex-prefeita Mené divide oposição e lança filha de vereador

Em recente entrevista a um portal de notícias da capital Teresina, a ex-prefeita do município de Caxingó, Hermenegilda Brito de Menezes, a Mené (PSD), afirmou que não vai permanecer no grupo do ex-prefeito Deoclides Neres que apresentou o filho Washington Luiz (PMDB) como pré-candidato a prefeito. Mené também afirmou que não irá para o grupo de situação. Filiada ao PSD, a ex-prefeita lançou o nome da filha do vereador João Lima (PR), a advogada Jackline Lima como pré-candidata a prefeita e se lançou como pré-candidata a vice, na chapa que está sendo chamada como a Terceira Via. Por fim, Mené afirmou que não existe nenhuma possibilidade de união com um dos dois grupos e que se manterá independente até o fim.

Prefeita Rita diz que divisão da oposição favorece sua pré-candidatura

Também entrevista pelo mesmo portal de notícia de Teresina, a prefeita Rita Sobrinho (PT) confirmou sua pré-candidatura para tentar a reeleição no município de Caxingó. A prefeita que é casada com o maior líder político do município, o ex-prefeito Nato Sobrinho (PT) conta hoje com o apoio do presidente da Câmara Municipal, Zé dos Remédios e dos vereadores Renato das Cajazeiras, Josué Machado e Raimundo Oliveira, dentre outros vários nomes da política local. Rita afirma que seu grupo permanece forte, pois o trabalho realizado no município é visto e reconhecido pela população. A prefeita acredita que a divisão da oposição favorece sua pré-candidatura, já que as perdas do grupo do ex-prefeito Deoclides são de grande significância. Já os políticos que seu grupo perdeu, há tempos que não caem mais no gosto popular, pela forma gananciosa que agem na política.

Vera do Barbudo será a vice de Caboré em Caraúbas do PI

A vereadora Vera do Barbudo foi lançada recentemente como pré-candidata a vice-prefeita na chapa de oposição que tem como pré-candidato a prefeito, o ex-vereador João Coelho de Santana, o Caboré (PT). Caboré foi candidato nas últimas eleições pelo DEM quando obteve 1.533 (41,35%) ficando atrás do atual prefeito Manoel Pacheco (PSDB) que foi eleito com 2.174 (58,65%). A oposição caraubense conta hoje com os vereadores Betel (PSB), Patrícia Ribeira (DEM) esposa do pré-candidato Caboré, Edivan Caldas (PSB) e Vera do Barbudo (PDT). Enquanto a oposição já tem até pré-candidato a vice-prefeito, o grupo de situação continua o mistério quanto aos nomes que serão apresentados pelo prefeito Manoel Pacheco. Os nomes mais falados são os da presidente da Câmara Municipal, Graça Mota e o do médico Dr. Manoel.

Prefeito Rubens Vieira próximo da população em Cocal

O prefeito de Cocal, Rubens Vieira (PSDB) tem sido um gestor presente e está cada vez mais próximo da população cocalense e acompanhando de perto as ações desenvolvidas em todo o município. Sem nunca se afastar de suas responsabilidades, Rubens se mantém atuante e ouvindo sempre os anseios dos munícipes. No último domingo, dia 22, Rubens Vieira, o vereador Douglas Lima, secretário municipal e lideranças, esteve visitando as localidades Agrovila Olho D’água e São Pedro, onde ouviu agradecimentos pelos trabalhos desenvolvidos naquela região. O prefeito costuma dizer que sabe da necessidade de fazer muito mais, já que pegou um município bastante atrasado e a máquina pública sucateada, porém diante da crise que o país vive, Cocal vem conseguindo cumprir com suas necessidades, valorizando os servidores com salários em dia e promovendo ações e construindo obras que vem melhorando a qualidade de vida da população.

Kim do Caranguejo reafirma candidatura em Luis Correia

O pré-candidato a prefeito de Luis Correia, Kim do Caranguejo (PSB) se pronunciou após ser divulgadas denúncias na mídia que segundo ele são orientadas pela máquina administrativa. Kim falou em desespero por parte da concorrência e disse ainda que só não será candidato se o seu partido não permitir. “O povo quer, temos um nome bem aceito e não devemos nada a Justiça. Pelo contrário, só jogam pedras em árvores que dão bons frutos”, disse Kim. O ex-prefeito que pretende novamente concorrer ao cargo máximo da política municipal garantiu que seu nome não tem restrições para disputar cargos públicos e que essas notas são mentiras plantadas por pessoas que estão desesperadas. 

Enquanto isso: Procurador que confirmação de sentença contra Kim

O Ministério Público se manifestou nos autos da apelação cível interposta pelo ex-prefeito de Luis Correia, Francisco Araújo Galeno, o Kim do Caranguejo, condenado pela Justiça em ação civil por ato de improbidade administrativa. O procurador Antonio de Pádua Ferreira Linhares opinou “pela manutenção da sentença recorrida em todos os seus termos”. Para o procurador “não pode ser considerado razoável e proporcional que um gestor do Poder Executivo encerre o seu mandato eletivo sem cumprir o dever de prestar contas públicas”. Caso a sentença seja confirmada pelo Tribunal de Justiça, Kim do Caranguejo estará inelegível por 03 (três) anos, não podendo se candidatar nas próximas eleições municipais. A apelação cível tramita na 2ª Câmara Especializada Cível e tem como relator o desembargador José James Gomes Pereira.

Mão Santa promete coligação forte em Parnaíba

O ex-senador e pré-candidato a prefeito confirma pelo menos cinco partidos ao seu lado na disputa pela Prefeitura de Parnaíba. Mão Santa, agora no Solidariedade, promete viabilizar palanque de oposição na cidade litorânea em torno de sua candidatura ao cargo de prefeito municipal mais uma vez. O problema é que o grupo político do ex-governador Zé Filho (PPS) constrói outra alternativa de oposição ao prefeito Florentino Neto (PT). Em sua peregrinação para promover seu nome, Mão Santa e a esposa, Adalgisa Moraes Souza, participaram de encontro com lideranças comunitárias em Parnaíba.

Por: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)
Fotos: Arquivo do Blog e Internet 

Nenhum comentário: