sexta-feira, 3 de junho de 2016

BASTIDORES DA POLÍTICA


Final de semana será de adesões ao grupo de Bernildo Val

O prefeito de Buriti dos Lopes, Bernildo Val (PSD), tem se articulado politicamente com vistas a reforçar a sua base de apoio para a sua pré-candidatura a reeleição neste ano. Dentro desse contexto, o prefeito tem procurado conversar com vários nomes da política buritiense, além de líderes de famílias e de movimentos para fortalecer cada vez mais sua pré-candidatura. De acordo com informações repassadas ao Blog por uma pessoa próxima do prefeito, Bernildo receberá neste final de semana algumas adesões em apoio ao seu governo e também a sua pré-campanha ao Palácio Municipal. A expectativa é que uma dessas adesões venha a sacudir o mundo político na cidade, por se tratar de um grande nome da política local e que exerce mandato atualmente na Câmara Municipal. Outros apoios ao seu nome que serão anunciados ao longo do sábado e do domingo, vem da zona rural do Município. O grupo do prefeito está bastante empolgado com as notícias.

Pré-candidato a vereador Jota Pereira diz que oposição está enfraquecida

Em conversa do editor deste o Blog, o suplente de vereador e pré-candidato a Câmara Municipal Jota Pereira (PPL), fez uma análise do atual quadro político de Buriti dos Lopes e afirma que a oposição está enfraquecida. “Em vista aos últimos acontecimentos, tenho observado que o número de adesões ao grupo de prefeito Bernildo tem sido muito grande. A oposição tem se mostrado bastante debilitada devido às indefinições e sinto ela hoje enfraquecida. Algumas pessoas do lado de lá falam muito, mas não conhecem nada das necessidades da população e não querem enxergar o que está sendo feito. Nas últimas semanas, várias pessoas que eram relacionadas ao grupo oposicionista, procuraram o prefeito ou aliados, para declarar apoio à pré-candidatura à reeleição de Bernildo Val. Continuamos ganhando força e muita coisa boa ainda estão chegando”, disse Jota Pereira.

Eleição em Luis Correia

A atual vice-prefeita de Luis Correia, Maninha (PTB), que vem rompida com a atual prefeita desde o início da gestão, foi confirmada como a pré-candidata para ser companheira de chapa de Kim do Caranguejo (PSB) para as eleições deste ano na cidade praiana. Maninha é esposa do vereador Pedro do Leite, um dos principais nomes responsáveis pela eleição da prefeita Adriane Prado em 2012. Pelo lado da situação, a prefeita Adriane busca acordo através de partidos coligados para escolha de seu vice. O nome mais falado no momento é o de Luis Neto, filiado ao Solidariedade. Já pela terceira via que vem sendo formada naquele município, o nome do delegado Eduardo Ferreira, do PSD (Foto ao lado) ganha força como uma nova alternativa. Seu provável companheiro de chapa deve ser o empresário Carlitus da barraca da praia de Atalaia.

Candidatura nova em Caxingó ameaça eleição de vereador

No final da última semana a prefeita Rita Sobrinho (PT) esteve reunida com alguns dos principais nomes de seu grupo político na cidade de Caxingó. A reunião foi para falar das eleições vindouras e traçar estratégias visando à campanha eleitoral. O encontro que contou com a presença de vereadores, lideranças e do ex-prefeito Nato Sobrinho (PT) serviu também para anunciar o nome da professora Maria Rodrigues, como pré-candidata a vereadora pelo PT. A professora que tem um leque de serviços prestados na região do Alegre da Ema aceitou o convite do grupo governista e vai colocar nas urnas seu nome a disposição da população caxingoense. A pré-candidatura de Maria Rodrigues abala com todas as forças a reeleição do vereador Renato Filho (PDT) já que a professora era a sua principal cabo eleitoral naquela região. A reeleição do atual vereador que já vinha ameaçada, agora perece afundar definitivamente. Nas famosas ‘bolsas de apostas’ nas esquinas de Caxingó, o nome de Renato já não é quase visto.

Prefeito Manoel Pacheco e vereadora Graça Mota em reunião com deputado

O prefeito de Caraúbas do Piauí, Manoel Pacheco (PSDB), acompanhado da presidente da Câmara Municipal, Graça Mota (PMDB) e do líder político Chicão, esteve reunido durante a semana com o deputado estadual Georgiano Neto (PSD) em seu gabinete da capital Teresina. Na pauta estava como principal foco, assuntos de interesse da população caraubense. “O prefeito Manoel trabalha com prioridades no seu município e diante disso nos procurou para que pudéssemos solicitar o redirecionamento de recursos para Caraúbas do Piauí”, disse o deputado. Prefeito, deputado e a presidente da Câmara ainda falaram sobre as eleições que se aproximam. Georgiano reiterou o seu apoio ao grupo do prefeito Manoel Pacheco e disse apoiar o nome que for lançado pelo grupo governista.

Prefeito de Cocal se reúne com governador do PI

O prefeito de Cocal, Rubens Vieira (PSDB), foi recebido na última quarta-feira, dia 1º, pelo governador do Piauí, Wellington Dias (PT). O encontro foi para tratar da visita do governador ao município, para a inauguração de uma escola localizada na zona rural. A inauguração será definida em breve, de acordo com a agenda do governador. "A inauguração será um importante marco para as crianças daquela localidade, que estão há mais de 30 anos em um prédio que não oferece a estrutura necessária para as crianças do local. O convite ao governador é uma forma de firmar parcerias com o governo estadual, para mais obras do tipo em Cocal", afirma Rubens Vieira. Durante a reunião, o governador do estado também reafirmou o seu apoio a pré-candidatura a reeleição de Rubens para a prefeitura de Cocal. Para W. Dias, Rubens tem sido um dos prefeitos que mais tem se destacado em todo o estado do Piauí, com obras importantes, pagamentos em dias e ações que beneficiam diretamente a população.

Justiça anula PROS das eleições municipais

Falta de CNPJ em comissões provisórias tirou o PROS das eleições municipais em praticamente todo o Piauí. A falha foi constatada pela Justiça Eleitoral na maioria das comissões provisórias organizadas no Estado, incluindo a capital Teresina. Segundo Romildo Mafra, membro da direção estadual, em Teresina o partido está impedido de lançar candidatos e formalizar coligações. Na prática, o emergente PROS, que abriga o primeiro suplente do senador Elmano Férrer (PTB), Amauri Araújo, sofreu um duro golpe em suas pretensões eleitorais. Em várias cidades da região da Planície Litorânea, a notícia pegou muita gente de surpresa e a decepção de pré-candidatos foi geral. Em Buriti dos Lopes, ainda não sabemos se existia alguma Comissão Provisória do PROS, se sim, podem adiar o sonho de candidatura para 2020.

Por: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)
Fotos: Arquivo Blog e Internet

Nenhum comentário: