sexta-feira, 22 de julho de 2016

BASTIDORES DA POLÍTICA


José Luiz de Carvalho retira pré-candidatura para apoiar reeleição de Bernildo Val

O jornalista e líder político de Buriti dos Lopes, José Luiz de Carvalho (PHS) decidiu retirar sua pré-candidatura á Prefeitura do Município para apoiar a pré-candidatura à reeleição do prefeito Bernildo Val (PSD). Com a chegada do PHS, a chapa encabeçada pelo atual prefeito deverá contar com 10 partidos. De acordo com uma pessoa próxima do jornalista, José Luiz acredita que fez a melhor escolha e irá trabalhar para reeleger Bernildo Val. “Recuei de minha candidatura. Bernildo nunca me pediu ou obrigou a desistir. Neste período eu observei que colaborava mais com Buriti dos Lopes apoiando a reeleição de Bernildo”, teria dito José Luiz de Carvalho aos seus amigos mais próximos quando tomou a decisão. 

Oposição recua e retira duas pré-candidaturas em Buriti dos Lopes

Duas pré-candidaturas a vereador que eram dadas como certas na cidade de Buriti dos Lopes saíram do jogo depois que pré-candidatos oposicionistas botaram o ‘pé na parede’. Os nomes de Luda Percy, esposa do pré-candidato a prefeito Junior Percy (PTB) foi um deles, a mulher que já tinha até ‘tropa de choque’ formada terá que transferir seus cabos eleitorais para outro nome. Quem também deixou o jogo foi Jarbas Filho, filho da ex-prefeita Ivana Fortes (PPS) e do vereador e pré-candidato a vice-prefeito pela oposição, Jarbas Fortes (PMDB). A alegação seria de que os dois nomes seriam os mais beneficiados e poderia ‘roubar’ a vaga de outros nomes de dentro do grupo. Com a exigência dos pré-candidatos e com medo de perder aliados, Junior Percy e Ivana Fortes recuaram e foram obrigados a retirar os nomes da disputa. Resta saber se o trato se manterá.

Primeiras convenções acontecem neste final de semana em Caxingó

Estão marcadas para este final de semana na cidade de Caxingó, as primeiras convenções municipais visando às eleições de 02 de outubro. No sábado, dia 23, acontece na quadra de esporte da escola estadual Professora Maria do Socorro Sampaio Martins a Convenção Municipal dos partidos que compõe a oposição caxingoense. Na ocasião serão escolhidos os candidatos a prefeito, vice e vereadores. O PMDB apresentará Washington Luiz como candidato a prefeito e o PSB o nome de Chico Barroso como candidato a vice-prefeito. Já no domingo, dia 24, no prédio da Câmara Municipal, será realizada a Convenção Municipal do grupo intitulado de Terceira Via. O Partido Progressista – PP irá apresentar o nome da advogada Jackline Lima como candidata a prefeita e o PSD ainda não decidiu se apresenta o nome da ex-prefeita Mené ou nome de sua filha Ana Telma como candidata a vice. A definição deverá ficar para a última hora.

Grupo do prefeito de Caraúbas do PI, Manoel Pacheco vai realizar convenção no último dia do prazo

Após muita discussão em torno do assunto, o grupo governista de Caraúbas do Piauí, liderado pelo prefeito Manoel Pacheco (PSDB), resolveu deixar para realizar sua Convenção Municipal no último dia do prazo permitido pela Lei Eleitoral, ou seja, dia 05 de agosto. O local escolhido foi o ginásio poliesportivo na sede do Município. A decisão se deu mediante acordo das lideranças do grupo com o prefeito municipal. Os partidos que devem se coligar são: PMDB, PPS, PSDB, PSC e PSD. Enquanto o grupo de situação define a data da convenção, continua a indefinição sobre quem serão os candidatos a prefeito e vice. O prefeito Manoel Pacheco havia prometido para esta semana o anúncio oficial. A expectativa é grande na cidade e até aposta estão acontecendo em todo o Município para saber quem acertará o nome do indicado pelo prefeito. 

Em Murici dos Portelas, “a espera de um milagre” Auridea Santos tenta se candidatar a prefeita

A ex-prefeita do município de Murici dos Portelas, Auridéa Santos (PTB), corre contra o tempo e pela “espera de um milagre” para deixar a lista dos inelegíveis divulgada na última sexta, dia 15, pelo TCE-PI para se candidatar a prefeita nestas eleições. A ex-prefeita tem tentado com freqüência conseguir uma liminar, mas até o momento, todos os juízes têm indeferido seus pedidos. O blog Boca do Povo, ouviu recentemente especialistas em Direito Eleitoral, e eles acham difícil que a Justiça defira sua candidatura, pois corre o risco de abrir “perigosa lacuna” para candidatos ficha-suja. Com a possibilidade de candidatura da ex-prefeita muito distante, o nome do petista Zé do Carrapo volta a ser especulado como candidato oposicionista para enfrentar o atual prefeito Ricardo Sales (PSD) que lançou sua pré-candidatura e vai buscar a reeleição.

Pesquisa aponta que Rubens Vieira caminha a passos largos rumo à reeleição em Cocal

Uma pesquisa divulgada pelo Instituto BrVox nesta quinta-feira, dia 21, mostra que o prefeito de Cocal, Rubens Vieira (PSDB) caminha a passos largos rumo à sua reeleição. O prefeito que lançou sua pré-candidatura e vai mais uma vez para a disputa eleitoral municipal está com um grande índice de aprovação. Além de liderar a pesquisa (47% a 12%) contra Gilson da Serraria, a pesquisa BrVox, mostrou que o prefeito Rubens Vieira chegou ao nível de aprovação de 92,86% dos entrevistados. Apenas 4,29% responderam que não aprovam a forma de administrar do peessedebista. Os indecisos, neste questionamento, somaram apenas 2,86%. Se as pesquisas continuarem neste ritmo, Rubens Vieira não encontrará dificuldades para se reeleger. A Pesquisa BrVox em Cocal foi realizada entre os dias 19 e 20 e está registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número PI-03164/2016.

Florentino Neto tem a aprovação de 59,29% dos eleitores de Parnaíba

O prefeito Florentino Neto (PT) tem aprovação de 59,29% dos eleitores entrevistados pelo Instituto BrVox, em pesquisa realizada nos dias 10 e 11 de julho, em Parnaíba. Questionados sobre a forma de administrar do petista, somente 25,36% responderam que não aprovam. Os indecisos somam 15,36%. Já quando os eleitores foram questionados pelo BrVox sobre a avaliação do trabalho de Florentino, 41,07% responderam que consideram como regular. O segundo maior percentual ficou entre os que avaliam como bom. Estes são 28,21%. O trabalho de Florentino é péssimo para 12,14%, ruim na opinião de 7,14%, e considerado ótimo por apenas 5%. Neste questionamento, 6,43% responderam Não Sabe/Não Opina. A pesquisa foi realizada em Parnaíba entre os dias 10 e 11 de julho, com eleitores de 16 ou mais anos de idade. Ao todo foram ouvidos 280 eleitores. A Pesquisa BrVox em Parnaíba está registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número PI-06661/2016.

Por: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)
Fotos: Arquivo do Blog e Internet

Nenhum comentário: