quarta-feira, 27 de julho de 2016

FALECEU EM PARNAÍBA

Morre aos 91 anos, o buritiense professor Gilberto Escórcio Duarte
Gilberto Escórcio encontrava-se internado na Unidade de Terapia Intensiva - UTI do Hospital Marques Bastos, onde lutava contra um quadro de infecções. 

Na manhã dessa terça-feira, dia 26, faleceu em Parnaíba, o professor Gilberto Escórcio Duarte, aos 91 anos. Gilberto Escórcio encontrava-se internado na Unidade de Terapia Intensiva - UTI do Hospital Marques Bastos, onde lutava contra um quadro de infecções. 


Gilberto Escórcio Duarte nasceu no município de Buriti dos Lopes, no dia 07 de setembro de 1924. De família tradicional, é filho do estimado casal Miguel Pascoal Duarte e Francilina Escórcio Duarte, pais que sempre o ensinaram a valorizar e apreciar os ensinamentos e importância dos estudos e o real valor da família. Teve educação tradicional rígida e respeitosa em seus valores e disciplina típica das primeiras décadas do século XX, com foco principalmente na leitura e nos cálculos.

Ainda durante sua juventude o veio morar em Parnaíba, para estudar, onde passou a residir em uma casa de sobrado, situada na Avenida Presidente Vargas, de propriedade de seu tio José Pascoal Duarte e posteriormente com suas tias Maria Duarte e Benedita Duarte.

Começou estudando na União Caixeiral, logo no primeiro dia de sua estada na cidade de Parnaíba, vindo a se formar em 1948 no curso de Contabilidade. Ainda como aluno começou a trabalhar inicialmente no Ginásio Parnaibano como auxiliar de secretaria, onde teve sua primeira experiência profissional, bem como foi onde veio a conhecer e posteriormente casar-se com Joana Eneida Nóbrega Duarte.

Passado algum tempo Sr. Gilberto começou a trabalhar na União Caixeiral, iniciando como bedel, cargo que tinha como função manter a ordem e disciplina dos discentes daquela instituição de ensino.

Logo depois de formado de formado, tornou-se professor, nessa época assumiu o cargo de funcionário do setor e contabilidade da Prefeitura Municipal de Parnaíba, continuando na União Caixeiral como secretário e professor de estatística do curso de Contabilidade.

Foram quase 70 anos de atuação intima com o prédio e com a escola, além de prestar serviços à sociedade parnaibana.

Sr. Gilberto construiu em Parnaíba, na cidade que o acolheu de braços abertos, laços indestrutíveis tanto de amizade quanto familiares, sendo sempre um amigo leal, sincero e extremamente dedicado à seus filhos e esposa.

Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)
Fonte: Proparnaiba.com

Nenhum comentário: