quinta-feira, 14 de julho de 2016

OPERAÇÃO DÉSPOTA

Prefeito, vereador e três advogados são presos por fraude em licitação do PI
A operação foi desencadeada pelo Ministério Público do Estado do Piauí, em Teresina e no interior do Estado. Além do prefeito, um vereador e um secretário do município também foram presos.

O prefeito de Redenção de Gurguéia, Delano Parente (PP) foi preso durante operação Gaeco coordenada pelo Ministério Público com apoio da PRF, PC, PM, TCE e CGU. Ao todo estão sendo cumpridos 30 ordens judiciais, sendo oito mandados de prisão preventiva, oito mandados de prisão temporária, três mandados de condução coercitiva e 11 mandados de busca e apreensão.

A operação visa combater fraudes em licitações. As investigações apontaram a existência de fortes indícios de fraudes em licitação, com superfaturamento de preços, emissão de notas fiscais frias, utilização de empresas de fachadas e lavagem de capitais.

Os mandados judiciais estão sendo cumpridos em Teresina e no Sul do Piauí.

Prefeito Delano Parente.
"Há ordem judicial a ser cumprida também contra vereador e não somente em Redenção do Gurguéia, mas em Bom Jesus e outros municípios. Os investigados que tiverem foro privilegiado e curso superior serão trazidos para a Capital. Os demais ficarão em presídios no interior do Estado", disse o secretário de Segurança, Fábio Abreu.

Além de Delano Parente, acusado de fraude e corrupção em processo de licitação na cidade- foram presos seu pai e empresário do ramo de construção, Audemes de Sousa Nunes (atual secretário de infraestrutura) e Romário Alves de Figueiredo (presidente da comissão de licitação nos anos de 2013-2016). 

A operação ainda está em andamento e mais investigados podem ser presos.
Neste momento, a promotora de Justiça Gilvânia Alves Viana, que atua na cidade de Corrente, está na prefeitura de Redenção do Gurguéia apreendendo documentos e computadores em cumprimento a ordem judicial. 

As prisões foram autorizadas pelo desembargador Pedro de Alcântara Macêdo.

O prefeito Delano Parente está em Teresina e já foi encaminhado até a sede do Gaeco. De acordo com o secretário de Segurança Pública do Estado do Piauí, Fábio Abreu, além do prefeito, um vereador, um secretário de Redenção do Gurgueia e três advogados também foram presos. “O prefeito será ouvido e depois encaminhado para o Corpo de Bombeiros, permanecerá preso”, ressaltou o secretário.

Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)
Com informações do cidadeverde.com e GP1

Nenhum comentário: