sexta-feira, 5 de agosto de 2016

BASTIDORES DA POLÍTICA


Eleições em Buriti dos Lopes poderia receber dinheiro do tráfico de drogas

No final do ano passado o ministro Dias Toffoli, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), havia salientado, a preocupação com o possível uso de dinheiro oriundo do narcotráfico para financiamento de campanhas nas eleições deste ano. Já que o pleito deste ano será o primeiro com a proibição às empresas de doarem recursos aos candidatos. Na época o ministro alertou atenção redobrada do Ministério Público. Chegando ao cenário político de Buriti dos Lopes, o alerta foi ligado com a prisão do candidato a vereador Dênis Jonatha dos Santos de Araújo, com mais de 70kg de drogas entre maconha e crack, ocorrida na última terça-feira, dia 02. Dênis Araújo é filiado ao PCdoB e teve sua candidatura homologada na Convenção Municipal do grupo de oposição, realizada no último sábado, dia 30. Segundo a Polícia Militar, a droga estaria avaliada em R$ 340 mil, e segundo a PM, o preso não trabalha com vendas pequenas. Em Buriti dos Lopes o comentário é um só, de que o dinheiro arrecadado com a venda das drogas, poderia ser usado na campanha eleitoral deste ano no município, já que o pré-candidato, vinha realizando uma pré-campanha acima do normal, com gastos de chamar à atenção de muitos. Será? É bom o Ministério Público ficar de olhos bem abertos. 

Cinco candidatos evangélicos na coligação governista em Buriti dos Lopes

Nas eleições de 2014 o foco era os 42,2 milhões de evangélicos espalhados pelo país, crescimento segundo o IBGE, de mais de 60% entre 2000 e 2010. Com 22% do eleitorado, somam hoje quase 27 milhões de votos. Agora o cenário são os municípios. Em todo país as principais lideranças religiosas do segmento evangélico articulam estratégias para aumentar a representatividade no executivo e legislativo. Trazendo esta realidade para Buriti dos Lopes, é visível que o número de evangélicos tem aumentado significadamente com o passar dos anos em todo o município, e pensando em ter um representante na Câmara Municipal, cinco pré-candidatos homologaram suas candidaturas no último sábado, dia 30, pelo grupo governista que homologou o nome de Bernildo Val (PSD) à prefeito. Os candidatos são: Carla Pinheiro (PT), Lucas Silva (PPL), João de Deus (PPL), Branco da Barra (PPL) e Zé Filho da Coroa (PSB).

Definido o pré-candidato governista em Caraúbas do PI

Depois de muitas especulações em torno de quem seria o candidato governista que o prefeito Manoel Pacheco (PSDB) iria lançar para sua sucessão, enfim o martelo foi batido em Caraúbas do Piauí. O pré-candidato escolhido pelo prefeito e o grupo foi o advogado Dr. Francisco (PPS). Já a vaga de vice-prefeito coube ao PMDB indicar e o nome escolhido pelo partido foi o do ex-secretário de Saúde, Francisco Paiva, o Chicão, que vem a ser esposo da atual presidente da Câmara Municipal Graça Mota. Na reunião que definiu o nome foi decidido ainda que os cinco vereadores que compõe a base governista irão para a reeleição. A Convenção que homologará os nomes dos candidatos que serão apoiados pelo prefeito Manoel Pacheco acontece nesta sexta-feira, dia 05, a partir das 16h no ginásio poliesportivo local. Cinco partidos devem se coligar, são eles: PPS, PMDB, PSDB, PSD e PSC.

Caburé tem nome homologado em convenção oposicionista em Caraúbas do PI

Em convenção realizada na tarde do último sábado (30), o Partido dos Trabalhadores - PT de Caraúbas do Piauí homologou o nome do ex-vereador Caburé como candidato a prefeito nas eleições de outubro deste ano. Ele encabeçará a chapa majoritária e terá como candidata a vice-prefeita a vereadora Vera do Barbudo (PDT). A convenção atraiu um grande número de convencionais, correligionários e simpatizantes do grupo político. Varias autoridades políticas participaram do evento, dentre estes, o deputado estadual João de Deus (PT), senadora Regina Sousa (PT), prefeito de Bom Principio Apolinário Moraes (PSDC), ex-prefeito do município Licindo Ribeiro, líder sindical Inácio Portela e o médico Paulo Lages. O ato convencional também homologou a candidatura de 16 candidatos a vereadores pela coligação “Juntos para mudar” que reuniu as siglas dos partidos PT, PTC, PDT, DEM e PSB. 

Três candidaturas a prefeito são homologadas em Caxingó

Foram homologadas durante o mês de julho, as três candidaturas a prefeito do município de Caxingó para as eleições deste ano. A atual prefeita Rita Sobrinho (PT) vai para a reeleição com o atual vereador Raimundo Oliveira (PTN) como companheiro de chapa, a convenção foi realizada no último domingo, dia 31, o grupo tem o apoio do ex-prefeito Nato Sobrinho (PT). Já a oposição comandada pelo ex-prefeito Deoclides Neres (PMDB) homologou a candidatura do vereador Washington Luiz (PMDB), o candidato terá como companheiro de chapa o também vereador Chico Barroso (PSB). Já o grupo intitulado de “terceira via” comandado pela ex-prefeita Mené (PSD) apresentou o nome da advogada Jackline Lima (PP) que teve o nome homologado em Convenção. Jackline que é filha do vereador João Lima (PP) terá com vice em sua chapa a própria ex-prefeita Mené.

PSDB faz convenção e confirma chapa majoritária Tererê e Pastor Sampaio em PHB

A coligação “Liberta Parnaíba” realizou na noite de quarta-feira (03) a sua convenção partidária no plenário da Câmara de Vereadores. Na convenção foi confirmada a candidatura do ex-deputado Deusimar Brito, o Tererê (PSDB), tendo como vice o pastor Wanderlei Sampaio (PSC). Além do PSDB e PSC, o partido REDE do ex-vereador Fernando Gomes também compõe a coligação que terá 30 candidatos a vereadores. Tererê disse que sua decisão de liderar uma chapa majoritária se deve aos anos de sua carreira política, oportunidade em que defende um novo modelo de gestão pública para Parnaíba. O pastor Sampaio disse que o grupo entrou em entendimento e achou ser mais viável apoiar ao Tererê já que tem a intenção de desenvolver a ideologia de seu partido. Ele acredita ainda que a decisão vai assegurar mais espaço ao PSC e que isso pode ser oportunizado junto ao PSDB.

Ex-prefeito Neto Escórcio tem candidatura como vice homologada em Murici dos Portelas

O prefeito de Murici dos Portelas, Ricardo Sales (PSD) que teve sua candidatura à reeleição homologada no último sábado, dia 30, terá como companheiro de chapa o ex-prefeito Neto Escórcio (PSB) que governou o município entre os anos de 1997 à 2004. Considerado uma das maiores lideranças políticas do município, Neto será um peso importante na busca pela reeleição do atual prefeito. Visivelmente emocionado, o candidato à vice Neto Escórcio, lembrou que o seu pai, o saudoso Bibi Escórcio seria o candidato convidado pelo prefeito Ricardo Sales. “Quem era pra está aqui não era eu, era o meu pai. Pois, ele sempre quis o bem pra esta cidade e pra este povo, mas infelizmente Deus levou para o céu antes dele realizar o seu sonho”, falou Neto. Neto aproveitou também para lembrar que durante o seu governo ele fez muitas realizações a favor do município e frisou que Ricardo Sales está fazendo muito mais durante a sua gestão. Ao final do seu discurso, Neto conseguiu arrancar lagrimas de muitos presentes ao falar da trajetória do seu pai Bibi Escórcio.

PSDB e PT juntos no município de Cocal

A convenção que homologou a candidatura o prefeito Rubens Vieira (PSDB) no último domingo, dia 31, terá PSDB e PT marchando juntos. A coligação "Cocal no Caminho Certo", que reúne os partidos PSDB, PT, PSD, PRB, PTC e PMN, homologou a candidatura de Nonatinho da Biridibinha (PT) à prefeito e vice-prefeito. A aliança tem o apoio total do governador Wellington Dias (PT). Ao todo, 51 pré-candidatos apresentaram seus nomes e estarão em disputa à uma vaga ao legislativo municipal. O governador Wellington Dias, que visitou Rubens Vieira em sua residência após a convenção, falou que é “importante reforçar de que se deve votar em quem se confia. De que voto não tem preço, mas consequência”. Já Nonatinho falou do orgulho que hoje a população sente em dizer que é cocalense, “estamos vivendo um momento muito importante em nossa cidade. Hoje, todos têm orgulho de dizer que são cocalenses. Agradeço a toda população, ao meu partido e, especialmente, ao Rubens Vieira, que vem trabalhando incansavelmente pelo povo”, disse o candidato a vice-prefeito.

Por: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)
Fotos: Arquivo do Blog e Internet

4 comentários:

BRUNO LUIZ disse...

ENGRAÇADO QUE VOCÊ NÃO FALA QUE EM MURICI TEM CANDIDATA DA OPOSIÇÃO NÉ? TÁ GANHANDO PRA ISSO? RSRS

Unknown disse...

Quando vc eleito for vota lembrece q vai escolher quem vai governa o munipio por 4 anos,nao da pra errar se erra vai passar 4 anos pra corrigir o seu erro.Em Murici dos Portelas não tenho dúvida q o melhor e Ricardo Sales 55.

Eduardo disse...

Realmente Bruno Luiz, não teve nenhuma uma nota no blog sobre a conversão da oposição em Murici, e foi mandado via Facebook,postavam no face e marcavam o editor. (Espero que esse comentário seja aprovado)

Eduardo disse...

Na convenção da Audeia teve mais gente do que a do Ricardo, o número de pessoas não tem comparação. Merecia pelo menos uma nota no blog falando disso e tem várias fotos q comprova q deu mais gente na convenção da Aurideia