quarta-feira, 3 de agosto de 2016

POLÍTICA

Deputados reclamam de promotores eleitorais em convenções no interior
Robert Rios diz que postura dos promotores afastam a população do processo eleitoral: "A convenção é uma festa do povo".

Deputados estaduais criticaram o comportamento de promotores eleitorais no Piauí que estão impedindo a presença de não filiados em convenções municipais no interior do Piauí. O deputado João Madson (PMDB) encaminhou representação a Procuradoria Regional Eleitoral do Piauí solicitando que os promotores e juízes eleitorais nos municípios não proíbam mais a presença de simpatizantes e eleitores em convenções partidárias. 

Deputado Robert Rios acusou promotores de se aproveitarem da ingenuidade de candidatos do interior. (Foto: Moura Alves/ Jornal O Dia)
Ao O DIA, o deputado estadual Robert Rios (PDT) afirmou que vários promotores estariam se aproveitando da ingenuidade e falta de instrução de candidatos do interior para “inventarem leis e cometerem abusos, humilhando pessoas humildes que por não terem muito conhecimento da legislação, acabam cumprindo a medida”, afirmou o deputado.

No mês de julho, em cidades como Itaueira e Corrente, houve proibições quanto a presença de pessoas não filiadas em convenções. “A convenção é uma festa do povo. O povo tem é que participar das eleições. Aqui em Teresina nenhum promotor veio com isso, mas no interior, onde muitos candidatos não possuem instrução sobre as leis, tem promotor que amedronta candidatos. Tem candidato que não presta, mas tem muitos candidatos honestos também”, citou Robert Rios. 

O DIA tentou ouvir o presidente do TRE-PI, Joaquim Santana, mas ele não atendeu as ligações. O advogado eleitoral Edson Vieira, informou que há uma espécie de confusão porque estão confundindo a lei eleitoral com a legislação que trata sobre as convenções. “A convenção é uma festa particular da sigla partidária, ela pode convidar quem ela quer, inclusive, a convenção tem entre seus objetivos angariar mais filiados. Imagine a situação esdrúxula que seria um candidato não poder levar a mãe e o pai para a convenção. É claro que pode participar”, afirmou o especialista.

Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)
Fonte: João Magalhães - Jornal O DIA

Nenhum comentário: