quarta-feira, 26 de outubro de 2016

PEGANDO FOGO

Região Norte do Piauí registra temperatura mais alta do ano: 43,8º C
No dia 10 de outubro, no início da tarde, a máxima registrada na estação meteorológica do município foi de 43,8ºC. A umidade no mesmo horário chegou a 13%.

Outubro continua a ser um dos meses mais quentes do Piauí, mas o que muitos tem sentido na pele é que o calor no Norte do estado está maior neste ano. Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) confirmam isso. 

A maior temperatura do ano até agora é de Esperantina, 174 quilômetros ao Norte de Teresina (PI). No dia 10 de outubro, no início da tarde, a máxima registrada na estação meteorológica do município foi de 43,8ºC. A umidade no mesmo horário chegou a 13%.

Cidade de Esperantina 'pegando fogo'.
O recorde histórico continua sendo o de Bom Jesus, que registrou 44,7ºC, em novembro de 2005. Contudo, no município do Sul do Piauí, considerado um dos mais quentes do Brasil, o termômetro não passou dos 40 graus neste outubro. 

Sônia Feitosa, meteorologista da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar-PI), explica que ainda não foram feitos estudos sobre o aumento da temperatura no Norte do estado em 2016, mas aponta fatores que podem ter contribuído para isso. 

"O Norte nunca esteve tão seco como agora. São muitos dias sem chuva, muitas queimadas. No Sul, choveu muito em janeiro e não ficou muito seco. No Norte as chuvas foram menores no início do ano e o déficit ficou maior", explica a especialista, que acrescenta: os efeitos do fenômeno El Niño de 2015 e 2016 ainda geram reflexos na temperatura da região.

Em Teresina, o máximo registrado até agora foi 40,3ºC, na tarde de 16 de outubro. Castelo do Piauí (40,7ºC) e Piripiri (40,5ºc) são outros exemplos de municípios do Norte do Piauí com altas temperaturas.

"La Niña" moderado

Uma informação que tem circulado nas redes sociais é a de que o fenômeno "La Niña" provocaria um aumento nas chuvas no Nordeste, especialmente em 2017. Por hora, segundo Sônia Feitosa, a intensidade do fenômeno que traz pouca contribuição para o incremento nas precipitações pluviométricas. "Este La Niña pode até trazer chuvas para o Nordeste se ele ganhar intensidade. A intensidade dele está de fraca a moderada", explica a meteorologista. 

O fenômeno, de acordo com Sônia Feitosa, não teve influência significativa em chuvas ocasionais neste outubro, como o temporal da semana passada em Teresina. Fenômenos como esse, por sinal, continuarão sendo raros nas próximas semanas.

Já sobre o ano que vem, a especialista afirma que só é possível fazer previsões mais confiáveis nos próximos meses. 

Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)
Fonte: Fábio Lima (cidadeverde.com)

Nenhum comentário: