sexta-feira, 4 de novembro de 2016

PARALISAÇÃO

Sem salários, médicos do Estado paralisam atividades em Buriti dos Lopes
Mostrando-se pouco preocupado com a situação, a Secretaria Estadual de Saúde (SESAPI) não soube informar uma data para regularização dos repasses, dizem apenas não ter previsão.

Os médicos plantonistas do Governo do Estado do Piauí, que atendem na Unidade Básica de Saúde Dermerval Castelo Branco, Centro de Buriti dos Lopes, que foi cedida ao Estado pelo Município para servir como Pronto Socorro deste que o Hospital Estadual Dr. Mariano Lucas de Sousa foi fechada há mais de 5 anos, suspenderam os atendimentos na unidade desde ontem, dia 03/11.


Os profissionais reclamam que estão sem receber salários há mais de dois meses e que o Governo do Estado não vem repassando a verba ao Município que posteriormente seria repassada aos profissionais da saúde. Além dos médicos, os enfermeiros e técnicos de enfermagem que também estão sem receber, ameaçam paralisar suas atividades nas próximas horas, o que deverá deixar o Pronto Socorro com apenas vigia e servidores da área administrativa.

No mês de julho deste ano, foi feito um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre o Estado, Município e Ministério Público, ao qual o Governo Estadual se comprometeu em regularizar os repasses atrasados e manter os repasses atuais em dias, mas, o acordo não vem sendo cumprido mesmo com as seguidas intervenções do Ministério Público e constantes cobranças da Secretaria Municipal de Saúde.

Com a paralisação desde quinta-feira, o Pronto Socorro ficará sem médicos nesta sexta-feira, dia 04 e todo o final de semana e possivelmente a próxima semana, já que os profissionais alegam que só retornam ao trabalho com os pagamentos em conta.

OUTRO LADO
Mostrando-se pouco preocupado com a situação, a Secretaria Estadual de Saúde (SESAPI) não soube informar uma data para regularização dos repasses, dizem apenas não ter previsão.

Por: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

Nenhum comentário: