quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

NEPOTISMO

Ministério Público faz recomendação para que prefeito exonere parentes
Promotor afirma que fará reclamação junto ao STF, caso recomendação não seja acatada. Na próxima semana estaremos com uma série de reportagens no blog sobre o NEPOTISMO na atual administração de Buriti dos Lopes.

O promotor Mario Alexandre Costa Normando, da promotoria de São Pedro do Piauí, expediu recomendação para que o prefeito José Maria Ribeiro de Aquino Júnior, o Júnior Bill, exonere todos os parentes de até terceiro grau que foram nomeados para compor sua equipe de gestão no município.

Além da esposa Ana Thaysa Coelho, nomeada para a secretaria de Assistência Social, o prefeito nomeou ainda os irmãos Daniel Lúcio e Ana Lourdes Lúcio, para a presidência da Comissão de Licitação e a secretaria de Saúde, respectivamente, além de Ana Gabriele, que é filha do vice-prefeito de São Pedro, e foi nomeada para assumir a secretaria de Agricultura.

Na recomendação, publicada no Diário da Justiça, o promotor estipula prazo de 15 dias para a exoneração dos ocupantes de cargos comissionados, que sejam parentes do prefeito, ou do vice-prefeito. No mesmo prazo, foi recomendado ainda a rescisão dos contratos firmados com pessoas que sejam parentes dos gestores, bem como que a gestão se abstenha de fazer a contratação de pessoas que se enquadrem dentro da irregularidade apontada pelo MP.

Mario Alexandre endossa que “nepotismo é prática incompatível com o conjunto de normas éticas abraçadas pela sociedade brasileira e pela moralidade administrativa; que é uma forma de favorecimento intolerável em face da impessoalidade administrativa; e que, sendo praticado reiteradamente, beneficiando parentes em detrimento da utilização de critérios técnicos para o preenchimento dos cargos e funções públicas de alta relevância, constitui ofensa à eficiência administrativa necessária no serviço público”.

Além do fato!
Em Buriti dos Lopes a mesma prática vem sendo adotada pela atual gestão do prefeito Júnior Percy (PTB). Diante do fato, estaremos a partir de segunda-feira, dia 16, com a uma série de reportagens sobre o NEPOTISMO na atual administração buritiense. As reportagens vão desde: parentes do prefeito, vice-prefeito e secretários, até as modalidades “nepotismo cruzado e nepotismo turbinado”. AGUARDE!

Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)
Com informações do 180graus

Nenhum comentário: