domingo, 12 de março de 2017

EDUCAÇÃO

Alunos da rede estadual de Cocal terão transporte escolar
Nos anos anteriores, o município realizava o transporte escolar dos alunos da rede estadual, quando estes alunos pegavam carona no transporte escolar da rede municipal de educação.

O período letivo em Cocal foi iniciado no último dia 20 de fevereiro. Desde então, os alunos da zona rural, que cursam o Ensino Médio em escolas da rede estadual, localizadas na zona urbana de Cocal, enfrentam dificuldades para chegar até à escola.

Nos anos anteriores, o Município em parceria em Estado, realizava o transporte escolar dos alunos da rede estadual, quando estes alunos pegavam carona no transporte escolar da rede municipal de educação.

Neste ano, como os alunos da zona rural estão matriculados em escolas em suas próprias comunidades, a Prefeitura de Cocal não oferece transporte escolar para as comunidades rurais.

Prefeito Rubens Vieira junto com a secretária Estadual de Educação, Rejane Dias.
Para solucionar o problema, o prefeito Rubens Vieira vem dialogando com a secretária Estadual de Educação, Rejane Dias, e, nessa sexta-feira (10), a Secretaria Estadual de Educação e Cultura (Seduc), que é a responsável pelo deslocamento dos alunos da rede estadual, confirmou que o serviço será normalizado a partir de segunda-feira (13).

Em reunião com a secretária Rejane Dias, realizada ainda no mês de janeiro, o prefeito Rubens Vieira, expôs o problema e solicitou uma solução para o impasse.

 “O transporte de alunos da rede estadual não é de responsabilidade da Prefeitura. No entanto, nos anos anteriores, para que os alunos não fossem prejudicados, realizamos em parceria com o Estado, o transporte dos alunos da rede estadual junto com os alunos da rede municipal de educação de Cocal. Este ano, os alunos da zona rural estão matriculados em escolas de suas respectivas comunidades e, por isso, a Prefeitura não precisa mais oferecer transporte escolar para a zona rural. Fico contente que tenhamos conseguido solucionar o problema junto à Seduc e, assim, os alunos do Ensino Médio poderão ir e vir à escola com tranquilidade, pois o transporte escolar foi assegurado”, afirmou.

Ensino na zona rural
Desde 2014, a Prefeitura de Cocal, através da Secretaria Municipal de Educação implementou de forma gradativa a oferta dos anos finais do ensino fundamental, nas escolas da zona rural.

 Raimunda Albuquerque, secretária Municipal de Educação, explica que, em 2017, os alunos da zona rural terão a oportunidade de cursar desde a Educação Infantil até o nono ano do Ensino Fundamental nas escolas da zona rural.

“Com isso, conseguimos reduzir as taxas de reprovação e evasão escolar e os gastos com o eventual transporte escolar para esses alunos”, afirma Raimunda Albuquerque.

Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)
Fonte: ASCOM

Nenhum comentário: