sexta-feira, 24 de março de 2017

SAÚDE PÚBLICA

População de Cocal participa de ação sobre cuidados com a tuberculose
Jefferson Vinnute, secretário municipal de Saúde, explica que a ação foi aberta para toda a comunidade.

Nesta quinta-feira (23), a Prefeitura de Cocal, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma manhã de prestação de serviços em saúde. A ação é alusiva ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, celebrado no dia 24 de março, e teve como objetivo orientar a população cocalense sobre como identificar e tratar a tuberculose.


Todos os profissionais que atuam na Atenção Básica de Saúde, em Cocal, participaram da prestação de serviço que foi realizada na Praça Anastácio Gomes França. Centenas de cocalenses foram atendidos na ação que ofereceu como serviços a verificação de pressão arterial, glicemia capilar, avaliação antropométrica, índice de massa corporal e aplicação de flúor dentário.

Jefferson Vinnute, secretário municipal de Saúde, explica que a ação foi aberta para toda a comunidade, em especial, para as pessoas que já foram diagnosticadas com a doença, através da rede de atenção básica de saúde de Cocal.


“Todos os profissionais da atenção básica em saúde de Cocal estiveram engajados nessa estratégia, que também incluiu todos os médicos, enfermeiros, nutricionistas e fisioterapeutas da rede municipal. A população também participou ativamente recebendo orientações sobre como identificar e tratar a tuberculose. E também realizamos muitos outros atendimentos como a aferição de pressão arterial”, frisa Jefferson Vinnute.


O médico Cassiano de Brito  afirma que a meta é orientar a população cocalense sobre o tratamento da tuberculose. “A tuberculose é uma doença milenar que já incapacitou muitas pessoas. A doença tem tratamento e cura. É muito importante que a população tenha acesso à essa informação e que as pessoas acometidas com a doença procurem a rede municipal de saúde para buscar o tratamento”, comenta.


Leôncio Rodrigues da Conceição participou da ação e recebeu atendimento médico. “Essa ação é muito importante para a população. Verifiquei a pressão e fiz o teste da diabetes. Estou com a saúde ótima. Os médicos fizeram um bom atendimento e também me orientaram sobre como descobrir e tratar a tuberculose”, encerra Leôncio Rodrigues.

Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)
Fonte: ASCOM

Nenhum comentário: