quinta-feira, 30 de março de 2017

SAÚDE PÚBLICA

Saúde de Cocal realiza atividades com pais de crianças com autismo
O projeto tem como objetivo criar grupos onde os pais possam trocar experiências e os profissionais do NASF possam trabalhar a aceitação das famílias às limitações das crianças.

A Secretaria Municipal de Saúde de Cocal, por meio do  Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), inaugurou, nessa quarta-feira (29), o programa "Integrando o Cuidado Entre Crianças", que visa orientar os pais de crianças com Transtorno do Espectro Autista, popularmente conhecido como autismo.

O projeto tem como objetivo criar grupos onde os pais possam trocar experiências e os profissionais do NASF possam trabalhar a aceitação das famílias às limitações das crianças. Atualmente, o NASF atende 18 crianças com autismo, que têm entre três e 14 anos e participam do grupo de assistência do Núcleo, que já conta com a participação de 16 pais.


A coordenadora do NASF em Cocal, Ester Janine, ressalta que o Núcleo já fazia o atendimento ambulatorial das crianças e agora passa a trabalhar também junto aos pais. "O trabalho que fazemos com as crianças é mais ambulatorial e nós estamos criando esse projeto para beneficiar, também, os pais desses meninos. Nós sabemos que, inicialmente, quando o pai descobre que o filho tem autismo, existe um grande índice de rejeição, então nossa intenção é diminuir isso com a troca de experiências", explica.

Ester Janine conta que a ideia do projeto surgiu de reuniões da equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família. "A equipe do NASF se reúne para debater e trabalhar o que é melhor para a população, a gente já tinha o grupo das crianças autistas e, nesse diálogo, percebemos que é importante trabalhar também junto com aos pais", diz.

A fonoaudióloga do NASF, Raimunda Barbosa, destaca o trabalho da Prefeitura de Cocal em prestar serviços de qualidade para a comunidade. "Eu só tenho que parabenizar o prefeito Rubens Vieira, por estar investindo e priorizando a saúde de Cocal. A população está feliz de ter assistência com uma equipe completa", afirma.

Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)
Fonte: ASCOM

Nenhum comentário: