segunda-feira, 1 de maio de 2017

DIA DO TRABALHADOR

Homenagem do ex-vereador Das Chagas ao Trabalhador Rural

"Tem certos dias em que penso em minha terra
E sinto assim todo o meu peito se apertar
Porque parece que acontece de repente
Como um desejo de eu viver sem me notar".

Quando leio estes versos de Vinicius de Moraes, sinto saudades do meu querido interior, onde vivi os meus melhores dias, minha infância e a inconstância das brincadeiras de menino, lembranças essas que jamais poderei esquecer. Pois hoje as minhas humildes palavras vêm homenagear a você trabalhador rural deste nosso Buriti querido. Você trabalhador que vive do seu suor e da sua luta dia após dia e por muitas vezes é tão mal recompensado por uma maioria que usufrui tanto do seu trabalho. Eu o aplaudo pelo seu modesto modo de ser, pela sua simplicidade, pelo seu rosto que exprime dignidade, pelas suas roupas marcadas pelo trabalho no campo, que com garra e coragem persevera para a vida ganhar. 

Ex-vereador Das Chagas
Eu sei trabalhador rural, que és homem digno e simples, mas sei também o quanto és importante quando de trabalho e dignidade se falar. Eu sei que somente tu da lavoura tens o segredo, pra mim você trabalhador não é somente “rural brasileiro”, você é uma das molas mestres que rege esta máquina chamada Brasil. Sem o teu trabalho no campo a sobrevivência das cidades se tornaria impossível. A tua maneira de ser, o teu chapéu de palha, teu andar de quem trabalha é um orgulho para esse imenso Brasil.

Sou um conhecedor da tua árdua rotina, como também sou um amante da vida no campo. Se hoje vivo na cidade foram por questões que nem eu mesmo sei explicar, afinal, a vida nos reserva encontros e desencontros que não podemos prever ou evitar, talvez tenha sido por me enganar que a vida da cidade seria melhor. Mas, no fundo do meu eu, como eu queria ter o privilégio de acordar e respirar este ar puro, poder ouvir o cantar dos passarinhos e a vida por se fazer ali naquele momento. Ao invés de ser acordado pelo ensurdecedor barulho das buzinas de pessoas indo e vindo, vivendo suas vidas.

É trabalhador rural, você é lição e exemplo de vida para muitos indivíduos que desconhecem o valor do trabalho, que vivem pura e simplesmente por viver, mas que de amor e de labuta não entendem, você trabalhador é exemplo de vida e de viver, por isso você merece aplausos, parabéns a todos os trabalhadores rurais da minha amada Buriti.

Do amigo Das Chagas.

Nenhum comentário: