quinta-feira, 25 de maio de 2017

VANDALISMO

Troféus de Olimpíadas e do Soletrando são queimados em escola de Cocal dos Alves
A Delegacia de Polícia Civil de Cocal abriu inquérito para apurar o caso.

O ato de vandalismo foi registrado na madrugada de terça-feira (24/05) na Escola Municipal Teotônio Ferreira Brandão, na cidade de Cocal dos Alves, região norte do Piauí. Duas salas foram incendiadas e pichadas. Em uma delas, troféus e medalhas de conquistas dos alunos em Olimpíadas de conhecimento e até de um programa de soletração da Rede Globo de Televisão foram destruídos pelas chamas.


As cenas deploráveis chocaram alunos e os servidores da unidade escolar. Além de ter ateado fogo no local, os acusados fizeram diversas pichações. Com palavras de baixo calão, eles deixaram mensagens de xingamentos a funcionários da escola e a professores. Um deles escreveu uma ofensa ao chefe do executivo municipal. “Prefeito ladrão”, escreveu o vândalo.


O prefeito de Cocal dos Alves, Osmar Vieira (PT), afirma que o ato de vandalismo não tem ligação com desavenças políticas. A Delegacia de Polícia Civil de Cocal abriu inquérito para apurar o caso. Segundo o agente de polícia Walter Brune, a principal linha de investigação aponta para que alunos da própria escola sejam os autores.


“A atual secretária municipal de educação, que também é diretora na escola modelo Augustinho Brandão, teria realizado uma reunião e repassado aos alunos uma nova metodologia educacional. A informação é que esta mudança não teria agradado à todos, levando a este grupo a praticar tal atrocidade”, disse.


A secretária de educação do município, Aurilene Vieira, descarta a participação de alunos. Segundo ela, o ato pode ter ligação com o tráfico de drogas. A gestora informou ainda que peritos de Parnaíba já estiveram no local colhendo provas e digitais visando identificar os verdadeiros autores. Disse ainda que as salas atingidas pelo fogo serão revitalizadas e o trabalho por bons resultados na educação continuarão.


A escola

A escola Teotônio Ferreira Brandão é da rede municipal de ensino e ficou conhecida em todo Brasil no ano de 2015, quando o piauiense Izael Araújo foi campeão do quadro “Soletrando” do programa Cadeirão do Huck, da TV Globo. A unidade escolar já teve também outros alunos premiados em olimpíadas de conhecimento a nível nacional, como a de matemática e de física.

Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)
Fonte: meionorte.com

Nenhum comentário: