sábado, 30 de setembro de 2017

SAÚDE PÚBLICA

Profissionais de Cocal discutem fortalecimento da saúde básica em 5ª Oficina de Planificação
O processo de implantação da planificação está sendo executado gradualmente em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Cocal.

Profissionais da rede municipal de Saúde de Cocal participaram, nos dias 26 e 27 de setembro, da 5ª Oficina de Planificação da Atenção da Saúde. Realizada pela Prefeitura de Cocal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a oficina aconteceu na Escola Estadual Deputado Ribeiro Magalhães (Colégio Agrícola).


Durante o evento, foram discutidas e avaliadas as estratégias de planejamento para execução do programa em Cocal. Com isso, a proposta é melhorar os serviços oferecidos em toda a rede de atenção básica municipal.

“Nós sabemos que quando temos uma atenção básica eficiente, ela previne, em até 80%, as chances de as pessoas desenvolverem doenças crônicas, como a hipertensão e o diabetes. Então, a planificação é um novo olhar sobre a atenção básica, uma nova metodologia de trabalho, onde os macro e micro processos são trabalhados e que, desde o acolhimento até o serviço final de saúde, todos os processos são revistos e modificados”, afirma o secretário municipal de Saúde de Cocal, Jefse Vinutte.


O processo de implantação da planificação está sendo executado gradualmente em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Cocal. No bairro Mutirão, o modelo do programa já está totalmente implantado e gerando resultados positivos no atendimento.

“A unidade do bairro Mutirão é o modelo a ser seguido para implantação nas demais UBS, onde o serviço de saúde tem funcionado de forma mais resolutiva para a comunidade. Com certeza, esse é um processo que vai melhorar e fortalecer a atenção primária como a principal porta para o trabalho de prevenção e qualidade de vida da população”, frisa o prefeito de Cocal, Rubens Vieira.

Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)
Fonte: ASCOM

Nenhum comentário: