terça-feira, 29 de maio de 2018

MANIFESTAÇÃO

Em busca de direitos, professores paralisam atividades em Caraúbas do Piauí
Contra a imposição do aumento da carga horária a categoria decidiu parar suas atividades nesta terça-feira, dia 29, e saíram em manifestação pelas ruas da cidade.

A educação no município de Caraúbas do Piauí encontra-se em crise. Vive um dos momentos mais críticos da sua história, não bastassem condições precárias de trabalho das escolas públicas, os baixos salários e a ‘violência’ que cerca a realidade educacional brasileira, os professores da Rede Municipal estão sofrendo constante ameaças, segundo relatos de alguns professores, caso se recusem a cumprir a jornada de aumento de carga horária imposta pela administração municipal.


Ocorre que apesar das tentativas da classe de entender o porquê do aumento de carga horária, até a publicação desta matéria, nenhuma explicação concreta foi dada a classe. A princípio, o governo municipal através de seus representantes alegou que não tinha condições de pagar o piso salarial e que era necessário retirar da folha contratados e aumentar a carga horária, dentre outras razões, nenhuma comprovadas de fato. 


A Secretaria Municipal de Educação impôs um novo horário onde um professor que ministra 26 aulas-horas, por exemplo, está sendo coagido a ministrar 32 aulas-horas semanais.

Diante disso, e contra a imposição do aumento da carga horária a categoria decidiu parar suas atividades nesta terça-feira, dia 29, e saíram em manifestação pelas ruas da cidade.


Segundo informações, o protesto conta com o apoio de toda a comunidade escolar. A classe ainda lamenta a situação e diz se sentir desvalorizada. “Temos uma professora exercendo a função de secretária de Educação e que deveria conhecer o que rege a LDB. É, sobretudo a esta Lei e a outros pareceres legais, que estamos nos baseando para garantir os direitos de jornada de trabalho dos professores, dentro da legalidade”, relatou uma professora.



Outro lado

Ninguém da Secretaria Municipal de Educação foi encontrado para falar sobre o assunto. O blog encontra-se aberto para qualquer esclarecimento por parte da administração municipal.

Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)
Com informações e imagens dos professores

Um comentário:

Unknown disse...

Caro blogueiro, vamos ver os dois lados e ouvir os dois lados.
O município não está com BAIXOS SALÁRIOS não, hoje o município de Caraúbas do Piaui paga o valor do Piso Salarial Nacional, inclusive paga os valores conforme a tabela apresentada pelo próprio SINTE.
E em relação a parte que você diz que NINGUÉM DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO FOI ENCONTRADO PARA FALAR SOBRE O ASSUNTO, eu desconheço essa informação. Pois durante toda a manifestação a SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO se manteve aberta e não recebeu nenhum membro procurando pela Secretária ou por alguém que a representasse.
Vamos divulgar os fatos de forma verídica.
Obrigada