quarta-feira, 13 de junho de 2018

VACINAÇÃO CONTRA A AFTOSA

Diretor da ADAPI Bernildo Val é entrevistado pelo Bom Dia Piauí
O diretor geral falou sobre a prorrogação da campanha contra aftosa no Piauí após greve dos caminhoneiros. De acordo com a Agência, a campanha enfrentou problemas na distribuição de vacinas e falhas no registro de dados. O prazo para vacinação contra febre aftosa termina essa semana.

O diretor geral da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi), Bernildo Duarte Val, foi o entrevistado dessa segunda-feira, dia 11, no Bom Dia Piauí, da TV Clube, afiliada da Rede Globo. Na ocasião, Bernildo Val falou sobre a prorrogação do prazo da vacinação contra a febre aftosa para os rebanhos de bois e búfalos em todo o estado.
Segundo a Agência, o atraso na entrega da vacina nos postos distribuidores por conta da greve de caminhoneiros foi um dos motivos que fez o Piauí solicitar a prorrogação junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária.


Com a prorrogação, os proprietários de rebanhos bovinos e bubalinos do Piauí têm até o dia 15 de junho para comprar a vacina nas revendas. O prazo para certificação da vacinação vai até 30 de junho.

O Piauí tem um rebanho de mais de 1 milhão e 650 mil cabeças de gado, de acordo com a Adapi. A meta deste ano é manter a vacinação acima de 90%. De acordo Bernildo Val, além da greve de caminhoneiros, um problema no sistema de registro de dados também levou o estado a pedir prorrogação do prazo.



“Os motivos principais da prorrogação da primeira etapa da campanha de vacinação foram por problemas técnicos e operacionais no sistema informatizado da Adapi e também a logística na distribuição e fornecimento de vacinas por parte de distribuidores para revenda, por conta da greve de caminhoneiros que comprometeu de sobremaneira a logística”, explicou.

O último registro de foco de Febre Aftosa no Piauí foi em 1997. A meta do estado é conseguir o selo de estado livre da doença em 2020. Com o selo, não há necessidade de vacinação do rebanho.


Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)
Fonte: G1-PI

Nenhum comentário: