sexta-feira, 24 de agosto de 2018

DESABAFO

INJUSTIÇA CONTRA BERNILDO VAL E AMIGOS!

Sou um cidadão brasileiro, que tenho o livre direito de me manifestar assegurado pela Constituição Federal, tendo o direito de concordar ou não com qualquer ato do Poder Público, seja do Executivo do Legislativo ou do Judiciário.

Ontem (23) o que vimos em Buriti dos Lopes foi um verdadeiro circo armado pela força policial que pela ânsia de estar no noticiário e a fome midiática de vender notícias, fizeram a festa dando conta da prisão de alguns cidadãos que foram vítimas de uma delação premiada.

A operação ainda está em fase de investigação, como pode alguém que está sendo investigado pode ser preso? Há podem destruir provas. Mas não há investigação justamente para produzir provas de forma sigilosa? Como alguém que não sabe que está sendo investigado pode destruir provas? Se alguém disser para a polícia que alguém roubou, se abre uma investigação e logo é decretada prisão desse alguém? Pois assim foi em Buriti dos Lopes. 

Ex-prefeito Bernildo Duarte Val.

O que é o Estado?

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) que é a instituição governamental responsável pela fiscalização da aplicação dos recursos públicos acompanha todo processo de aplicação dos recursos públicos desde a licitação até a conclusão das obras juntamente com fiscais dos órgãos de controle e bancos financiadores.

Agora eu pergunto: Como pode um ex-prefeito elogiado por essa Corte de Contas, tendo todas as suas contas (2013 a 2016) analisadas e aprovadas e em muitos casos sendo uma referência de gestão no Piauí, agora virar um vilão? O Estado que aprova e elogia suas contas através de suas instituições é o mesmo que prende dizendo que essas mesmas contas estão irregulares?

O mais difícil de entender é que esse mesmo cidadão pegou um Município inadimplente com todos os órgãos federais por conta de desvio de verbas em obras inacabadas e os que desviaram os recursos estão soltos e livres até comemorando sua prisão, enquanto ele que terminou as obras, prestou contas, tirou o Município da inadimplência está preso justamente por ter concluído essas obras. É irônico não é?!

Esse homem (Bernildo Val) foi preso sem direito de defesa, e como ele pode provar sua inocência se estar preso? A coisa é um verdadeiro estupro ao Estado de Direito. Jovens, pais de família, de uma conduta impoluta em Buriti dos Lopes passaram por um verdadeiro escárnio moral, tiveram suas vidas destruídas sem nem saber por que.

O que Islano Ramabir tinha haver com licitação? O que Ademir Filho tinha haver com obras? O que Juscelino Val fez de errado? Mandado de prisão por ouvir dizer? Ou por que alguém disse alguma coisa? Está tudo errado! E digo mais: tem coisa estranha nisso aí.

Essas pessoas, todas elas já foram condenadas pela opinião pública. A desproporcionalidade da ação judicial foi tão monstruosa, que nem prisão temporária foram decretadas para alguns, foi a prisão preventiva, mais dolorosa e mais punitiva.

A população já julgou, mas todos conhecem as vítimas, menos o juiz que decretou a prisão. Não tenho dúvidas que eles irão provar suas inocências por que são inocentes, e aí o juiz, as autoridades policiais vão pedir desculpa? Quem vai restabelecer a dignidade moral dessa gente. Há, absolvição. Mas quem diabo que vai atrás de saber quem foi absolvido?

Minha opinião é que essa prisão foi injusta, desnecessária e desastrosa, essas pessoas têm trabalho, residência fixa, antecedentes limpos e agora foram jogadas ao escárnio moral por uma canetada sustentada pela arrogância do poder ilimitado do Estado sobre o cidadão comum. E como ficam aqueles que desviaram recursos público em Buriti dos Lopes e que não foram poucos?

Peço aos amigos que se manifestem, não tenham medo. Defender Bernildo Duarte Val e nossos amigos não nos torna menos honestos, pelo contrário, nos torna mais cidadãos, conscientes dos seus direitos. E precisamos fazer isso por que a sensação que fica é que sempre a justiça condena inocentes e proteja culpados.

Por: Jota Pereira para o Blog Boca do Povo