quinta-feira, 13 de setembro de 2018

SAÚDE PÚBLICA

Buriti dos Lopes não atinge meta de vacinação contra pólio e sarampo
O município não atingiu a meta recomendada pelo Ministério da Saúde.

Levantamento divulgado nesta quarta-feira (12) pelo Ministério da Saúde mostra que o Piauí não atingiu, em 136 municípios, a meta de vacinar pelo menos 95% das crianças de um a menores de cinco anos contra o sarampo e a poliomielite. Faltam apenas 3 dias para o término da Campanha Nacional de Vacinação.

Há cidades no estado que atingiram pouco mais de 50% de cobertura, como em Pajeú do Piauí. Outras passaram de 60% como Barreiras, Cajazeiras, Curral Novo. Buriti dos Lopes ficou abaixo da meta recomendada pelo Ministério da Saúde.



Em todo o estado, foram aplicadas mais de 345.609 mil doses das duas vacinas. Dados preliminares do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), alimentado pelos estados, apontam que o estado do Piauí vacinou 87,71 do público-alvo contra a pólio e 87,40% contra o sarampo. 

A média nacional de vacinação está em 94%. Foram aplicadas em todo país cerca de 20,8 milhões de doses das vacinas (10,4 milhões de cada vacina). Onze estados e mais de 4 mil (72%) municípios atingiram a meta. Mas cerca de 1.500 cidades ainda devem buscar alternativas para vacinar 95% do público-alvo até a sexta-feira (14), quando se encerra a Campanha Nacional de Vacinação.

Na faixa etária de 3 e 4 anos, a cobertura vacinal está acima da meta, com 96,95% e 95,44%, respectivamente. A maior preocupação é com faixa de um ano de idade, cuja cobertura ainda está em 85,45%. 

O sarampo e a poliomielite são doenças infectocontagiosas que podem resultar em complicações graves para as crianças, além de levar até a casos de morte. 


Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)
Com informações do cidadeverde.com via M.S.

Nenhum comentário: