sexta-feira, 27 de setembro de 2019

RAPIDINHAS


Olá!
Fala meus queridos leitores. Tudo bem com vocês? O ano de 2019 está passando voado e com muitas novidades no cenário político nas cidades da planície litorânea. Isso é ótimo, afinal de contas, conteúdo é que não falta para nossas RAPIDINHAS todas às sextas. Então, é hora de ficar informado do que rola no mundo da política em diversos municípios da nossa região.

Boas novas
O prefeito de Buriti dos Lopes, Júnior Percy está comemorando as conquistas e poderá ser reeleito com facilidade devido às obras que tem conseguido junto aos governos Estadual e Federal, além de importantes emendas de seus deputados e senadores. Para quem não sabe, Junior Percy vai anunciar em breve um pacotão de obras que contemplará a sede e zona rural. Ao que tudo indica a primeira metade do ano que vem deverá ser de muitas inaugurações.

Não ao passado
Preocupados em não voltar ao passado, pré-candidatos de Buriti dos Lopes se articulam para evitar os graves problemas que o município enfrentou com os políticos de interesses próprios. Denúncias de todos os tipos, má versão do dinheiro público são alguns dos fatores pelos quais buritienses se preparam para votar em gente de confiança. “Políticos que mancharam o nome da cidade não terão mais vez.Isso serve para muitos.”, disse um pré-candidato a vereador que pediu anonimato.

AnimaTunes
A oposição de Buriti dos Lopes, aos trancos e barrancos parece que vai tentar se reorganizar. Um convite está circulando nas redes sociais, convidando a “jacarezada” para uma reunião na noite desta sexta-feira (27). O convite num formado “AnimaTunes” (engraçado) vem com um texto divertido: “vimos aqui convidar a todos que querem fazer parte do grupo...[...] e colocar o JACARÉ maior na cadeira de prefeito municipal...[...] para uma reunião...[...] trataremos de diversos assuntos de interesse do grupo dos JACARÉS”.

Bom Princípio do Piauí
Informações obtidas por esse blog durante a semana apontam que o pré-candidato a prefeito de Bom Princípio do Piauí que deverá ser apoiado pelo atual prefeito Apolinário Costa estaria em segundo lugar numa recente pesquisa realizada naquele município. Na liderança da pesquisa estaria um vereador, filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT).

Caxingó
A política na próxima semana deverá ser agitada no município de Caxingó. O blog teve acesso às informações de que haverá um ‘troca troca’ de partidos entre alguns pretensos pré-candidato. Deputados e senadores estariam no meio das articulações. Vamos aguardar...

Caraúbas do Piauí
O vereador Aristides, do PSDB, está muito animado com uma possível pré-candidatura à Prefeitura de Caraúbas do Piauí em 2020. Seu irmão Manoel Pacheco é quem está agindo com cautela. Disse que ainda não é hora de falar em nomes. Pacheco estaria de olho em decisões do TCE-PI para se pronunciar.

Murici dos Portelas
O vice-prefeito Neto Escórcio é um dos nomes ventilados pelo grupo do prefeito Ricardo Sales em Murici dos Portelas com possibilidade de grande apoio para as eleições de 2020. Mas, pelo que sabemos não houve qualquer tipo de conversa a esse respeito entre prefeito e vice até o momento. Ninguém procurou ninguém até agora. E um detalhe, pessoas ligada ao vice Neto, não aceitam outra decisão que não seja a cabeça de chapa. Nesse caso, quem daria a palavra final para uma candidatura de Neto Escórcio?

Cocal
A chefe de gabinete da prefeitura de Cocal, Fabrícia Vieira, saiu na frente na corrida pela ocupação da cadeira mais disputada da política municipal, aquela que está no gabinete do prefeito. Pesquisa divulgada recentemente aponta uma margem folgada da pré-candidata para o segundo colocado. Ao que tudo indica, Rubens Vieira caminha a passos largos para eleger a sucessora.

Joaquim Pires
Em Joaquim Pires, município da região norte do Piauí, tudo caminha favorável para a reeleição do prefeito Genival Bezerra. Na política, Genival mantém sua humilde forma de ser e de tratar as pessoas e, ao que parece, sua personalidade há tempos que caiu na graça do povo daquele município, e não há quem negue que em 2020, Genival será reconduzido ao palácio da cidade.

Operação Satélites I
 O Palácio de Karnak nunca tinha vivido a situação que viveu quarta-feira (25), cercados de federais em operação contra corrupção. A Operação Satélites, é um desdobramento da Topic, que indiciou gestores e empresários por “malinagem” com o dinheiro do transporte escolar. A ação realizada no Karnak, na Secretaria de Educação, Seinfra, além de outros endereços buscou complementos a provas já encontradas pela CGU, que descobriu que em apenas dois contratos, firmados em 2015 e 2017, foram desviados mais de R$ 50 milhões.  (Coluna do Silas Freire)

Operação Satélites II
A PF investiga empresários, funcionários e alguns integrantes da cúpula da Secretaria de Educação, no período desses dois contratos, entre eles estão: Pauliana Amorim, prima da deputada Rejane Dias, Helder Jacobina, que chegou até a assumir a pasta quando Rejane voltou ao Parlamento, e o Coronel Ronald, o homem forte das licitações e negócios no período. Para as instituições a organização criminosa trocava propina em favor da imperfeição da prestação de serviços. Os favorecidos recebiam imóveis carros e dinheiro vivo na nojenta negociata. Parece que agora, o transporte que faltou para seu filho no interior do Piauí, porque o dinheiro foi roubado, vai dar pra cabeça de gente, e tomara que grande. (Coluna do Silas Freire)

Operação Satélites III
A controladoria Geral da União (CGU) informou em nota que os desvios de R$ 50 milhões em recursos com superfaturamento do transporte escolar levaram os costas largas da Seduc, envolvidos com a organização criminosa, a diminuir as rotas de transportes escolares. Por isso muitos alunos tiveram o transporte precarizado ou mesmo suspenso. Dado essa situação aconteceu muita evasão escolar. Uma situação vergonhosa para o Estado. (Coluna do Silas Freire)



Continue aqui...
Continuamos de olho em tudo que acontece em Buriti dos Lopes, cidades vizinhas e na internet. Continue acessando as novidades do blog e aguarde em breve a estreia das FUTUCADAS, a mais nova coluna do Boca do Povo.

Por: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

Nenhum comentário: