quinta-feira, 26 de junho de 2014

PIAUÍ

Zé Filho abre as portas do Palácio de Karnak
Governador Zé Filho assinou decreto que implantou o Projeto O Karnak é do Povo. O Palácio agora terá visitas guiadas às terças e quintas.

Abrir o Palácio de Karnak para o povo. Essa é a proposta do Projeto O Karnak é do Povo, cujo decreto foi assinado na noite desta quarta-feira (25), pelo governador Zé Filho. A partir de agora, o prédio de arquitetura neoclássica, os jardins projetados por Roberto Burle Marx e todo o acervo serão abertos à visitação pública, com guias especializados às terças e quintas-feiras. O agendamento será feito através do Cerimonial, no caso de grandes grupos.

Abertura da exposição o Karnak é do Povo (Foto:Paulo Barros)
Para o governador Zé Filho, o Palácio de Karnak é uma casa do povo. O belo edifício, que desperta o interesse de quem passa em frente, agora pode ser visitado e ele guarda peças valiosas, como telas de Afrânio Castelo Branco, Nonato Oliveira, Dora Parentes, Burle Marx, mobília e lustres nobres, arte santeira podem ser contemplados por estudantes, turistas e todos os piauienses.

Abertura da exposição o Karnak é do Povo( Foto: Paulo Barros)
Na solenidade, o governador Zé Filho, acompanhado da primeira-dama, deputada Juliana Moraes Souza, recebeu a doação de uma tela do artista plástico Lucílio de Albuquerque, de Barras. A peça fazia parte da coleção do ex-senador Heráclito Fortes e agora faz parte do rico acervo do Karnak. 

Na ocasião, o governador prestou homenagem a Dona Genu Moraes, uma personalidade representativa do estado e que dedicou esforço e tempo na conservação do acervo artístico do Palácio.

Abertura da exposição o Karnak é do Povo( Foto: Paulo Barros)
Além de ser a sede administrativa, Zé Filho afirma que o Palácio de Karnak é uma galeria. É em meio a esse rico acervo que são tomadas as decisões importantes para todo o piauiense. Ele destacou a importância dessas visitas e disse que é seu objetivo aproximar a população ao centro do poder.

O secretário de Governo, Freitas Neto, destacou que o governador Zé Filho foi muito feliz com essa iniciativa. “Desde os primeiros dias, ele tem procurado valorizar os símbolos do estado em sua gestão”, afirmou, destacando que as duas instalações Selfie da Arte e Arte ao Pé da Letra que estão nos jardins do palácio, a partir de agosto, circularão por escolas de todo o Piauí. 

Abertura da exposição o Karnak é do Povo( Foto: Paulo Barros)
O Projeto O Karnak é do Povo é uma realização do Governo do Estado, supervisionado pela Coordenaria de Comunicação, Cerimonial do Governo e Museu do Piauí e tem como curador o professor Osvaldo Assunção.

Fonte: Ccom
Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

Nenhum comentário: