sexta-feira, 2 de março de 2018

CONHEÇA AS FINALISTAS

1º Prêmio Mulheres do Ano de Buriti dos Lopes
As finalistas saíram após uma escolha em rede social que constava o nome de mais de 50 mulheres residentes no município. VOTE NA ENQUETE AO LADO!

Valorizar as mulheres que tem tido um papel relevante na sociedade buritiense. Foi com esse objetivo que o jovem Allan Costa teve a iniciativa de criar o 1º Prêmio Mulheres do Ano de Buriti dos Lopes, onde 14 (quatorze) mulheres dos mais diversos segmentos do município serão homenageadas.


O evento será realizado no próximo dia 10 de março (sábado) a partir das 20h00 no auditório do CIEF no bairro Outro Lado da Passagem. O prêmio trará uma homenagem à primeira prefeita de Buriti dos Lopes, Troféu Zezita Sampaio. As finalistas saíram após uma escolha em rede social que constava o nome de mais de 50 mulheres residentes no município. Destas, o público através de uma enquete realizada neste blog (VEJA NA BARRA AO LADO) irá escolher as primeiras colocadas.


“Estamos homenageando quatorze mulheres que estão fazendo história no nosso município. Que conquistaram o seu espaço através de muita batalha e que merecem o nosso reconhecimento por tudo o que estão fazendo”, declarou Allan Costa.

CONHEÇA O PERFIL DAS 14 FINALISTAS!

Obs. Os textos sobre a história das finalistas são de responsabilidade dos autores.

Atleta Ana Célia Amorim

Filha de Manoel Evangelista e Maria Zelamina . Nasceu em: Buriti dos Lopes PI, em 22/06/87, 30 anos, duas filhas Iana e Geovana 18 anos de história. Começou sua carreira de atleta aos 12 anos ao vê seu irmão participando das corridas de aniversário de Buriti dos Lopes, começou fazendo atividade de educação física na escola Maria Teresa de Jesus Castro Teles com a professora Conceição Ramos, Ana Célia fez seu primeiro teste 2km e 500m, Ana aguentou , segundo professor foi Roberto Amorim com ele foi tudo diferente e mais pesado fez seu segundo teste de 10km Ana Célia e sua irmã consegui fazer os 10km foi aí que nossa atleta descobrir que seria capaz de fazer mais continuou treinando e competindo em sua cidade, a primeira competição que Ana Célia Amorim competiu em Buriti dos Lopes ela ficou em 4 lugar.

Ana Célia Amorim começou a viajar com Alcione Bion pra participar das competições nas cidades mais próximas onde Ana Célia Amorim sempre conseguindo bons resultados até que Ana Célia Amorim em 2005 decidiu participar da seletiva classificatório que aconteceu em Esperantina PI ficou em primeiro lugar com o tempo de 22h10s nos 5km e 200m, foi pra final em Teresina ficou em terceiro lugar com tempo 51:50s 12km, daí Ana Célia Amorim começou a viajar para outros estados Ceará Ana Célia Amorim obteve primeiras colocações e também segundos e terceiros lugares e outros, 3°lugar na meia maratona de Natal RN, em 2009 venceu a seletiva piauiense e foi representa o Piauí na São Silvestre em São Paulo e ficou na posição 69ª.

Começou a viajar para o estado do Maranhão Ana Célia Amorim conseguiu ficar várias vezes em primeiro lugar e também segundos e terceiros lugares, várias vezes campeã nas cidades piauiense e esse ano passado 2017, Ana Célia Amorim venceu a seletiva piauiense e foi representa nosso estado Piauí e nossa cidade Buriti dos Lopes na maior corrida nacional do nosso país São silvestre São Paulo SP, dentre 40 país Ana Célia Amorim ficou em 38 e não para pela aí ela continua trabalhando para trazer bons resultados para nosso município e em breve já estará viajando para fora do Piauí.

Parabéns Ana Célia que você continue essa pessoa guerreira e sempre levando o nome de nosso Buriti dos Lopes mundo a fora!

TEXTO: Família da Homenageada 

Professora Berenice Diniz Amaral

Berenice Diniz Amaral nasceu em Parnaíba no dia 16 de Setembro de 1957. Filha de Francisco Borges do Amaral, mestre de obras e dona Elisa Maria Diniz do Amaral, professora.

Berenice foi aluna do Grupo Escolar Leônidas Melo, como também do São Luiz Gonzaga e da antiga Escola Normal Francisco Correia. Formou-se muito jovem, e dedicou toda sua vida ao magistério e a educação da infância e da juventude. Tinha apenas 18 anos quando ingressou no magistério.

Dos 18 aos dias atuais foi sempre professora e empreendedora. A princípio, em Buriti dos Lopes, e depois, em Castanhal – Pará. Alguns anos depois, voltando para Buriti dos Lopes, onde permanece até os dias atuais. Casada com Bernardo Frederico de Sousa Filho, com quem tem quatro filhos: Jesimiel, Jediael, Berenice e Jeiel.

Durante os longos anos no exercício de suas funções mostrou-se à altura dos cargos ocupados, e pelos seus notáveis dotes de inteligência e descortino administrativo, aliados à invulgar intuição pedagógica, tornou-se alvo de constantes elogios dos superiores, como Inspetores de Ensino, Orientadores e Secretários de Educação.

Em todas suas atitudes a professora Berenice revela o Cristo que tanto ama. As maiores lições transmitidas pela mestra eram sempre baseadas nos ensinamentos contidos nos Evangelhos, principalmente nos capítulos em que são exaltados a confiança que se deve ter em Deus e amor devido ao próximo. Assim, não cessava de repetir: ''Não vos preocupeis com os males futuros, porque pode ser que eles não venham!''. '' Para cada dia basta o seu mal''. Trabalha por mais de 40 anos no Magistério Público, ainda em pleno vigor em seus exercícios magisteriais; não interrompendo sua missão de mestra e educadora, prosseguindo no ensino dos filhos, netos, parentes conhecidos com todo carinho e desprendimento.

TEXTO: Jesimiel Amaral.

Camila de Sousa Furtado

Caso fosse uma homenagem em verso, alguém poderia dizer: “Não há pedra em teu caminho... Não precisa ver quem é... pra sentir a impaciência do teu pulso de mulher”. (Sá e Guarabira).

Enquanto tantos e tantas lutam pelo reconhecimento e valorização da mulher, vale lembrar que ainda assistimos um mundo coroado como masculino ou machista, mesmo assim, a beleza e elegância de Camila Furtado subjugam à decadência essa realidade, pois ela, de forma convicta, impõe seu “universo feminino” em tudo a sua volta. Ela manifesta em si mesmo o avatar da mulher moderna... capaz de enxugar as lágrimas da desilusão com o brilho dos próprios olhos, é sucinta em resolver suas pendências com: “porque eu quero...ou...já disse que não quero”.

Nascida em 04 de março de um ano maravilhoso, a buritiense não nega as raízes que unem norte e nordeste reveladas na imagem do pretume dos cabelos negros das índias do Pará com a força das guerreiras piauienses.

Rainha do carnaval, a linda noiva da quadrilha, a incrível candidata a rainha do arroz abraçou a profissão de nutricionista, sendo uma das pioneiras a investir na cidade em sua profissão. Sua determinação e visão empreendedora apontaram que era o momento de abrir seu consultório de atendimento, convidando outros jovens profissionais para que a acompanhassem nesse belo desafio, surgindo o consultório “Dra. Camila Furtado” com atendimentos voltados para a Saúde e Beleza, com serviços de nutricionista, fisioterapia, psicologia e estética.

Com atitudes idealistas, construiu seu espaço político, chegando a ocupar o Cargo de Secretária Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Econômico, provando que os debates e decisões importantes para sociedade se completam quando as mulheres participam.

Entretanto, tanta força e determinação carecem de grande quantidade de energia, para tanto, Camila sempre reserva momentos em seu dia a dia para orações, estudos e meditação. Seus domingos são uma verdadeira lição de solidariedade a todas as pessoas que a conhecem, momento em que desenvolve serviços comunitários, acolhendo e acalentando famílias, crianças e jovens vulneráveis na periferia da Cidade, através de projetos sociais dos Centros Espíritas da Região.

Assim, longe da velha e ultrapassada escrita da “boa mulher que faz caridade”, o conjunto de qualidades e a vontade de vencer desafios, fazem de Camila Furtado um exemplo para que uma geração de mulheres possa também ocupar espaços com autonomia na sociedade, fazendo cumprir o novo jargão que diz: “Lugar de mulher... é onde ela quiser”.

Parabéns Camila de Sousa Furtado, mulher de todos os dias!

Ficam os agradecimentos e reconhecimento pelo ato heróico e maternal a professora Heley de Abreu Silva Batista, que deu a própria vida tentando salvar crianças do incêndio em uma creche em Minas Gerais... sempre será lembrada!

TEXTO: Sidney Pimpim

Dona Chica Belina
        
Dona Francisca Sousa, tem inúmeros e grandes serviços prestados a nossa cidade, tanto ligado no campo da educação, como historiadora e como pessoa ligada as coisas da Igreja Católica.

Dona Chica Belina, foi professora em nosso município por mais de 30 anos, professora leiga, com curso de formação através do LOGOS, mas com uma dedicação fora do comum. Quando foi instalado o ginásio da CENEC em nossa cidade, ela resolveu fazer o curso ginasial e depois prestou suplência do LOGOS, como professora sempre se dedicou a ensinar as crianças na sua preparação para o exercício da cidadania, bem como também na inserção de nossas atividades folclóricas e sociais, tais como o Boi Bumbá, que todo ano no mês de junho fazia esta brincadeira com as crianças da escola, segundo ela tinha dois garotos quetodos anos queriam ser vaqueiros, um desses garotos é hoje o Pe. Clodomiro. Dona Chica foi secretária de Educação no primeiro governo do Prefeito Guilherme Portela e do Prefeito Antonio Ribeiro Tavares, como secretária de educação deixou relevantes serviços prestados em nossa cidade.

Segundo suas informações, quando iniciou seu período como Secretária de Educação, encontrou funcionado em todo o município de Buriti dos Lopes 25 unidades escolares, lembrem-se que o nosso município naquela época era muito grande.  Ao deixar o cargo deixou funcionado 80 unidades escolares em pleno funcionamento, um incremento de mais de 300%, um feito e tanto, convém ressaltar que como secretária visitava todas as unidades escolares para ver de perto o funcionamento. Que exemplo! Ela nos disse que muitas  vezes o prefeito Guilherme Portela acompanhava nas suas visitas; foi fundadora da biblioteca municipal, começou como sebo, através de oferta do Dr. Agamenon, um advogado amigo que trabalhava no fórum de Buriti dos Lopes, que lhe dou quarenta títulos para começar sua empreitada, com muita luta conseguiu registrar a nova biblioteca junto ao Ministério da Educação e passou a receber anualmente doações daquele órgão do Governo Federal. Ao deixar o cargo de secretária a nossa biblioteca tinha cerca de 800 títulos, conversando com algumas pessoas, me informaram que a referida biblioteca era muita rica, pena que também desapareceu.

 Em conversa com nossa homenageada, nos informou das tradições folclóricas que desapareceram no nosso cotidiano. Falou-nos que o reisado em nossa cidade era muito bonito com canções que toda cidade cantava. Falou também do nosso Boi Bumbá, onde teve um de grande tradição, principalmente pelas suas canções, segunda ela muitos dos filhos de Buriti de Lopes, que estudavam fora chegavam para passar férias e alguns amigos de Parnaíba que também gostavam de passar férias aqui acompanhavam todas as noites as andanças do boi por nossa cidade, convém ressaltar que as canções não eram cantadas só pelos brincantes mas por todos os acompanhantes dado a sua beleza. Vinham também o boi da Barra do Longa, para disputa, não era briga, mas disputa em toadas e repentes. 

Uma destas tradições nos chamou a atenção, tinha o nome de penlanga. Você sabe o que é penlanga? Pois é, penlanga era uma festa religiosa em que as senhoras de Buriti dos Lopes, todas vestidas de branco saíam pelas ruas da cidade no mês de dezembro conduzindo a coroa de nossa senhora andando de casa em casa cantando músicas natalinas e só terminavam no dia da festa com a coroação de nossa senhora, devia ser muito bonito.  Você sabia que a festa de Nossa Senhora dos Remédios acontecia no mês de outubro e a festa de nossa senhora do Rosário no mês de dezembro? Por decisão do Mons. Benedito foi transferida a de nossa Senhora dos Remédios para dezembro e de nossa Senhora do Rosário para Outubro, já o mês de Outubro é dedicado ao Rosário, esta era uma festa muito bonita pois nossa senhora do Rosário é a padroeira dos Escravos e esta era a festa deles, pena que também desapareceu.

Perguntamos como foi a emoção dela ao ouvir pela primeira o hino de Buriti dos Lopes, de sua autoria. Ela nos disse que aquela composição saiu para umas alunas da CENEC na época que queriam fazer uma apresentação e foram pedi-la para que fizesse alguma coisa, a princípio ela disse que não ia fazer nada estava sem tempo, então estas alunas foram estar com o então vigário de nossa paróquia o saudoso Pe. Oney e ele disse vão la de novo e só saiam de lá quando ela fizer. E, assim foi feito, mas nunca pensou que aqueles versos pudessem se tornar o hino oficial de Buriti dos Lopes, depois de musicado pelo Maestro João Batista do Amaral.  Esta aula de história nós tivemos conversando com nossa homenageada. Este é, no entanto, o perfil de nossa personagem. Particularmente acreditamos ter sido uma grande escolha e para nós muito gratificante pois a mesma ficou muito comovida com a homenagem prestada.

Parabéns Dona Chica, que nosso Senhor Jesus Cristo permita que a senhora fique por muito tempo em nosso meio nos dando esta aula de cidadania e história.

(FONTE: PORTAL BURITIENSE)

Dona Didi

Curando gerações com o dom da oração!
Maria Aguida dos Santos, buritiense natural do queridíssimo povoado São Domingos dos Americos, veio ao mundo no dia 25 de junho de 1936.

Filha de Maria dos santos , teve uma infância muito alegre e cheia de descobertas naquele tranquilo lugar.

Quando tornou-se adolescente aos 15 anos anos de idade, não teve um baile de debutantes. Trocou sua festa de 15 anos por uma festa de casamento. Isso mesmo, nossa homenageada casou-se aos 15 anos de idade com senhor João Vidal dos Santos.

Morou por muitos anos em São Domingos, vindo à sede do município, apenas para resolver assuntos comerciais, ou ir ao medico ou até mesmo em alguma festividade.

Lá mesmo na zona rural, dona Didi e seu esposo trabalharam muitos dias e noites para dá o sustento de seus filhos e um futuro melhor para os netos e netas.

Um ser de luz muito observador e admiradora de sua avó, Dona Didi, aprendeu todo o oficio de curar as pessoas com o dom da oração através dela. Que em momento algum se negou em deixar para sua neta todos os seus ensinamentos. Após a perda de sua Vó ela deu continuidade ao trabalho que ela realizava.

Com muito amor, carinho ao próximo, dona Didi sempre estar disposta, não tem dia, não tem hora nem lugar. Sua casa sempre cheia, solidão é uma palavra que ela não conhece. Seu trabalho é gratuito, nuca cobrou e nunca vai cobrar. Seu pagamento vem de Deus, seu pagamento é ver o sorriso no rosto de uma criança, no abraço de uma mãe que muitas vezes não tinha mais a quem recorrer. Muito obrigado Vovó Didi, esse é o pagamento.

Passou a morar na sede do município há mais de 20 anos devido sua idade já necessitar de cuidados especiais que morando na Cidade já facilitava, e também sua maior preocupação ao mudar para Buriti dos Lopes era poder oferecer às suas netas um estudo de qualidade, coisa que ela não teve oportunidade. Dona Didi nunca frequentou uma escola, aprendeu a ler com uma senhora usando uma cartilha de ABC, muito famosa em sua época.
Uma família muito unida e numerosa, ela tem 07 filhos, 51 netos, 50 bisnetos e 04 tataranetos. Pense numa bagunça quando esse povo todo resolve se juntar...

Atualmente nossa homenageada reside na Lagoa Grande de Buriti dos Lopes, mora com uma de suas filhas e sempre que pode vem em Buriti rever seus amigos e visitar sua casa.
Que Deus possa sempre iluminar seu caminhos e que a senhora possa continuar por muitos e muitos anos nos alegrando com sua presença e nos confortando com seus ensinos.
Dona Didi exemplo vivo de força, coragem, garra, determinação, amor ao próximo.
Dona Didi Mulher Buritiense!

TEXTO: Allan Costa / FONTE: sua Neta Marcia

Dona Judite de Araújo Sousa

Numa época em que não existia hospital em nossa cidade e tão pouco profissionais na área de saúde, Dona Judite prestou e ainda presta relevantes serviços à comunidade, na aplicação de injeções e fazendo curativos, começou cedo nesta atividade com menos de 16 anos, para esta finalidade foi treinada por Demerval Castelo Branco Diniz e a senhora Júlia Brasil, que era filha e assistente do Sr. Demerval, os únicos profissionais daquela época e, era impossível atender a demanda da população já que o município de Buriti dos Lopes era muito grande. É importante salientar que o serviço prestado por Dona Judite sempre voluntário, não era funcionária do município mas mesmo assim atendia a toda comunidade, que em gratidão lhe dava aquilo que podia.

Já na época do hospital, continuou prestando seus serviços à população, desta vez com recomendação dos médicos Dr. Sílvio Leódido, Dr. Narciso, de saudosas memórias e ainda pelo Dr. Abreu, que ao medicar injeções aos seus pacientes recomendavam procurar Dona Judite para aplica-las, pois confiavam em seu profissionalismo e dedicação, foi orientada por estes profissionais para que antes de aplicar injeções que fosse feito o teste de reação alérgica. Além dos médicos também era recomendada pelo Sr. Luiz Carvalho, dono de uma farmácia na cidade. Contou-nos que sua missão em atender àqueles que necessitavam era muito desgastante, porém prazerosa, não tinha hora do dia ou da noite, era sempre muito solicitada, chegando às vezes ir  à zona rural do município para levar atendimento aos doentes.

Convém aqui ressaltar que Dona Judite ainda mocinha, foi uma das meninas de dona Lili Escórcio a quem acompanhava para qualquer lugar até para as viagens fora de Buriti dos Lopes. Dona Judite nos conta que entre as inúmeras viagens, tem uma para Fortaleza que a marcou muito. Foi uma visita que fizeram ao Dr. Divino médico amigo da família. Dr. Divino fazia exames de necropsia em cadáveres para emissão de Atestado de Causa Mortis. E também era um pesquisador de outros tipos de doenças. Visitando o hospital, foi levada até o laboratório de trabalho, ficou admirada com tantos pedaços de parte do corpo humano mergulhados em formol e ficou impressionada com o tamanho da língua do ser humano. Como toda jovem muito curiosa tudo aquilo lhe chamou muito atenção. Visitando a residência deste profissional onde também mantilha um laboratório para suas pesquisas a levou para conhecê-la e, disse menina agora você vai me ajudar, mude para este tubos de ensaios estas amostras que estão nestes outros, não se fez de rogada calçou as luvas e com uma pinça foi fazendo os transportes de cada pedacinho de tão pequenos que parecia um grão de arroz, tudo isso com as explicações do Dr. Divino.

Atualmente Dona Judite mora no Povoado Curimatá, município de Muricí dos Portelas, onde a família tem uma propriedade, uma região carente de tudo, principalmente na área de saúde. Dona Judite continua prestando sua ajuda e adotou aquela comunidade para seus serviços. Contou-nos que alguns dias atrás, foi obrigada a fazer um parto, disse-nos que de sua casa ouvia os gritos da parturiente e aquilo lhe chamou a atenção levantou-se e foi até a residência, disseram que há mais de uma hora tinha ligado para Muricí pedindo a ambulância e nada de chegar. Diante de tanto sofrimento e vendo a agonia da família e com a ajuda de Deus se preparou para ajudar trazer ao mundo aquela criança e assim o fez, realizou todos procedimentos pós parto, deixou mãe e criança tudo bem e voltou para casa e só depois de uma hora a ambulância chegou. A enfermeira que acompanhava, fez a vistoria, perguntou quem tinha realizado e disse que tudo estava perfeito e bem feito.

Hoje dona Judite já falava em voltar para Buriti em dezembro e aquela comunidade já começa a se preocupar porque dizem que vão perder seu anjo da guarda, pois naquela comunidade é carente de profissionais com tais conhecimentos.

Falou ainda dos ensinamentos recebidos do Dr. Jonas Escórcio Filho, conhecido como Dr. Joní, embora residindo no Rio de Janeiro, todos os anos passava três meses de férias em sua cidade natal, prestando atendimento a população e doando medicamentos, pois quando vinha trazia grande quantidade de remédios para serem doados à população.

Bem, assim é Dona Judite nossa homenageada, um trabalho voluntário que visa somente o bem de sua comunidade. Parabéns do Judite que DEUS lhe continue dando forças para continuar este belíssimo trabalho de partilha. A senhora é merecedora desta honraria.

FONTE: Portal Buritiense

Dona Sofia

Maria Sofia Pinheiro de Oliveira é Filha de Alemã Torquarta Marques e de um Português Benedito Francisco Pinheiro, nasceu no dia 29 de abril de 1934 na cidade de Buriti dos Lopes. Vem de uma família de 11 irmãos. 

Casou-se com Manoel Carlos de Oliveira, onde teve 08 filhos, duas mulheres (já falecidas) e 06 homens. Morou boa parte de sua vida na Ponte do Pirangi, até que seu irmão Antonio de Padua Pinheiro comprou uma residência e lhe deu de presente. Foi assim a sua vinda para a sede do Município.

No ano de 1968, quando ela teve o seu terceiro filho, Francisco José Pinheiro de Oliveira, a mesma adoeceu de uma injeção mal aplicada, naquele momento, nossa homenageada, se apegou a São Lazaro, protetor dos animais, fazendo uma promessa: Se a mesma ficasse boa, alimentaria pelo resto de sua vida os animais.”

Assim começa a sua trajetória incansável em alimentar e proteger os animais abandonados pelas ruas de nossa Cidade. Ou que chova ou faça sol, dia ou noite, ela sempre estar percorrendo as ruas de Buriti dos Lopes, para prestar essa bondade. A essa classe desprotegida e maltratada por muito. Pois os mesmo só querem comida, lar e carinho.

Sabemos que essa luta só ira acabar quando a mesma partir. Ou quem sabe alguém se inspire nela e dê continuidade...

TEXTO: Professor Emanoel Pinheiro

Dryelly Rocha

Não sou apenas um rosto e um corpo bonito.
Dryelly Sousa da Rocha nascida no dia 07/09 filha de Antonio Alves da Rocha e Jeane Seixas Sousa na cidade de Parnaíba. Teve como berço a determinação dos seus pais. Viu desde cedo as responsabilidades do homem que ela tem como inspiração: Seu Pai. Aos 17 anos foi agraciada com o dom de ser MÃE e no dia 07/09/2005 veio ao mundo seu Primogênito (Antônio Alves da Rocha Netto). A maternidade trouxe amadurecimento e vontade de crescer.

No ano 2005 abandonou os estudos para seguir os passos do Pai. Soube o que foi ser responsável e ser comerciante inteligente enquanto todos estavam aprendendo matemática e português nas escolas. No ano 2006 já tinha conquistado independência financeira e acima de tudo a certeza de que teria que “ralar” muito para crescer ainda mais.

Veio Ultragaz, administrada com rigor e proeza por ela. No ano de 2014 em meio as suas inquietações, sua mente funciona 24h por dia, veio a DR Fitness. Essa seria o laço para sua vida. Empresa que a aproximou das pessoas e a fez ver o mundo com outros olhos e a querer mudar o que estava ao seu alcance. Veio então os projetos Solidários. Projetos que mostrava sua preocupação com o próximo. Viu de perto quantas mesas vazias existe na pequena cidade de Buriti dos Lopes. E se empenha todos os dias para amenizar. Dryelly Rocha tem a sua história envolvida em projetos sociais. Ou apoiando causas que acredita. Suas empresas geram renda e contribui para o crescimento econômico da nossa cidade. Faz um trabalho de formiguinha mas expande cada vez mais. Ao todo são mais de 30 eventos voltados para a população carente. Se ela está satisfeita? Nem um pouco. Para ela muito ainda pode ser feito. E ela fará.

TEXTO: Família da homenageada.

Emilia Cardoso Val

Emília Maria Felisberta Cardoso Val, nasceu no dia 14 de fevereiro de 1963 na localidade Mirindiba no Município de São Miguel do Tapuio-PI. Filha de Manoel Cardoso da Silva (In memória) e Maria Soares da Cruz, teve uma infância simples e com muitas dificuldades, porém cheia de alegria ao lado dos seus Pais e Irmãos.

Aos 12 anos de idade já lutava pela sobrevivência, ajudando sua mãe nos afazeres domésticos e vendia frutas (mangas e bananas) na sua localidade, já demonstrando sua tendência para o comercio. Com 14 anos de idade mudou-se para Teresina-PI, com o intuito de estudar, almejando conhecimento e um futuro melhor.

Quem diria que em 1978, quando tinha apenas 15 anos, Emília conheceria o primeiro e grande amor da sua vida, Bernildo. Daí então namoraram por muito tempo, passaram por inúmeras dificuldades e em 1982, finalmente, se casaram. Foram morar em Fortaleza - CE, onde nasceu Pollyana, a primeira filha do casal. Quando a primogênita tinha apenas cinco anos, vieram para Buriti dos Lopes, onde se radicaram na Avenida Venceslau de Sampaio, 434. Mais tarde, em 1990, veio ao mundo o filho caçula, William - dando assim por encerrados os filhos do casal.

Ao lado de seu esposo Bernildo Val, lutou incansavelmente pela criação dos dois filhos. Hoje o maior orgulho de Emilia Val é olhar para trás e ver que mesmo com todas as dificuldades que a vida lhe impôs, ela jamais desistiu de dar a seus filhos a maior riqueza de todas: a Educação! Formou sua filha Pollyana ainda muito jovem em Medicina, sendo hoje uma das profissionais mais conceituadas em sua área dentro do Estado do Piauí. Formou seu filho William no curso de Direito, jovem de muita personalidade que promete muito no cenário político.

Há mais de 30 anos escolheu esta terra para ser seu lar e aqui criou raízes.

Mulher guerreira e de coragem, que desde muito cedo aprendeu a dar valor às coisas mais simples, como no caso de sua terra natal, onde a maior riqueza é ter água. Um lugar que, assim como Dona Emília, é singelo e acolhedor, mesmo sem sequer ainda ter energia elétrica.

Como na música “Paraíba” de Luiz Gonzaga, Emília é o que podemos chamar de “Muié macho, sim sinhô”, pois, apesar de não ter concluído o 2° grau, é uma pessoa que não se dá por vencida. Atualizada e informada sobre as questões políticas e sociais do país, é engajada e contribui com todas as forças para que tenhamos uma sociedade melhor.

Sempre fiel aos seus princípios, acredita numa vida repleta de amor e é figura empenhada na luta por um mundo liberto de qualquer opressão.

Emília Val é uma mulher muito querida e amada dentro de todo o município de Buriti dos Lopes, seja na zona urbana ou rural. Dona “Emília do Bernildo”, como é conhecida por muitos, é sempre participativa nos eventos Religiosos e Festivos do nosso município, como nos aniversários, casamentos e batizados, mas também sempre está presente quando a tristeza e o desamparo bate a nossa porta.

Seu lema é: Fazer o bem sem olhar a quem! Não é a toa que nossa homenageada é sempre lembrada por estar com a mão estendida ao nosso povo. E quem nunca viu nossa população mais carente chamá-la de “A Mãe dos Pobres” buritienses?!

Sua casa sempre de portas abertas e em sua mesa ela nunca senta sozinha, sempre rodeada de amigos!

Em cada canto deste município tem um afilhado de Emília Val, afilhados estes que ela faz questão de lembrar sempre com o maior carinho e atenção.

Em 2012, como Primeira Dama, assumiu a pasta da Assistência Social, onde realizou um incansável trabalho em prol dos mais carentes e implantou no município a Lei Municipal da Semana do Bebê, onde o foco principal é a assistência social itinerante, que leva saúde, diversão, palestras e oportunidades a população mais carente. Além da importante Campanha contra o abuso e exploração sexual, e do trabalho de auxílio às famílias em vulnerabilidade, idosos em estado de abandono, etc.

Ao deixar a Secretaria, Emília Val entregou todos os Almoxarifados sortidos, os prédios em pleno estado de funcionamento, salários e programas federais em dia e todas as contas com dinheiro em caixa. Responsabilidade e transparência sempre foram seus aliados.

Emília Val, a filha obediente, a esposa exemplar, a empresária de sucesso, a mãe coruja, a amiga de todas as horas, agora também a Vovó da Eva. Sim, em 2016 Deus lhe mandou, através da sua filha Pollyana e do seu genro Fabiano, mais esse lindo presente.


Parabéns Emília Val e que Deus possa sempre continuar lhe abençoando ricamente com chuvas de bênção.

TEXTO: William Val, Luiza Neta e Allan Costa

Irmã Josefa

Em 09 de agosto de 1945 na cidade de Carirá no estado de Sergipe,  nasce um ajo que carinhosamente recebe o nome de Josefa Pureza da Conceição.  Filha de José Martins Filho e da senhora Josefa Bispo Martins.  Aos 29 anos de idade, como um chamado de Deus, nossa homenageada tornasse Religiosa, passando a ser chamada a partir de agora pelo carinhoso nome de Irmã Josefa. Abraçando assim todas as causas e caridades pelo mundo a fora...

Em janeiro 1985, ela recebe uma grande missão. Prega o evangelho numa Cidade bem distante de sua realidade no interior do Piauí. Sim, para nossa alegria, Irmã Josefa foi designada a tomar de nossa água, a sentir nosso clima, a viver entre nós, Buriti dos Lopes recebe sua mais nova moradora em 13 de janeiro 1985. Lugar onde ela já mais quer sair. Lugar que ela adotou pra si.
Como excelentes anfitriões que somos, acolhemos com todo carinho essa jovens religiosa que veio a Buriti dos Lopes como presente de Deus e com muitas missões a cumprir nesta terra tão carente de tudo.

Logo que chegou na Terrados verdes buritizais, enfrentou junto com a população  uma das maiores enchentes já vista em nossa Cidade. As fortes e demoradas chuvas vieram intensamente durante vários dias e noites, deixando a pacata Cidade em total Calamidade, muitas casas foram ao chão, Famílias inteiras perderam suas moradias, seus objetos pessoais, seus animais, suas plantações... Na época a Prefeitura do município, em trabalho de mutirão trouxe todos os desabrigados pra sede do Município, formando assim um grande caos municipal. Faltava tudo.  Irmã Josefa, arregaça as mangas e encabeça uma campanha em prol dessas famílias. No mesmo período surgiram vários casos de exploração sexual infantil e de violência contra mulheres dentro desses abrigos. 

Incansável e muito preocupada com a atual situação em que o município se encontrava, Irmã Josefa reuni um grupo de mulheres da comunidade local e decide ali, como forma de ajuda para as mães dessas crianças em risco, reuni-las e ensina-las todas as técnicas de Bordado em Ponto Cruz, dom que aprendeu com sua mãe quando criança. Nascia ali o famoso ARTESANATO BOM BOSCO que muitos também chamam de O ARTESANATO DA IRMÃ. 

No começo a sua finalidade era essa, ensinar as mães de família um ofício no qual elas pudessem ter uma renda, em seguidaas mães ganharam independência financeira e para não parar o projeto Irmã Josefa decidiu passar para as crianças seus ensinamentos em ponto cruz. No começo era bem difícil, pois não tinha espaço nem material necessário, uma de suas companheiras que começou com ela esse projeto e que até hoje estar com ela nesta caminha é Dona Neguinha Soares. Tempos depois foram presenteadas com uma sede própria onde seu Totó, in memoria, tirou um tempinho e fabricou suas mesas, bancos, cadeiras e  armários, moveis esses que ela tem maior carinho e zelo.
Paralelo aos ensinamentos de bordados, o Artesanato Dom Bosco, agora com uma estrutura física, passa a oferecer também reforço escolar e ensinamentos bíblicos e éticos.

Uma pessoa que sempre procurava o melhor para sua comunidade, Irmã Josefa nunca parou de ir a encontros, reuniões e formações... Em uma dessas formações ela aprende a fazer uma Multimistura com alimentos reaproveitáveis, alimento esse que mais tarde ela usa como arma na briga contra a desnutrição infantil. Aprendeu também a preparar um milagroso xarope que cura gerações em Buriti dos Lopes.

Muitos governantes passaram pela prefeitura de Buriti, poucos foram os que olharam para o Artesanato Dom Bosco, Irmã Josefa em suas orações diárias lembra com carinho do saudoso Dr. Narciso que foi o primeiro administrador a olhar com outros olhos para esse projeto, quando ele saiu seus sucessores infelizmente não fizeram o mesmo por muito tempo, foi na primeira Administração de Ivana Fortes, que a Secretaria de Saúde recebeu um relatório de autos índices de desnutrição e mortalidade infantil, na época o então Secretário da pasta, Joãozinho Amaral juntamente com a Prefeita Ivana forte foram até Irmã Josefa com todos os índices levantados nessa pesquisa, em uma breve reunião a Prefeita pediu para Irmã Josefa uma ajuda no combate dessa problemática, onde prontamente Irmã Josefa assume a responsabilidade de preparar em grandes quantidades a multimistura e a Prefeitura passou a se responsabilizar a partir daquele momento por todo material para confecção desse alimento milagroso. Deu muito certo, e em pouco tempo, irmã Josefa e prefeitura venceram a guerra contra a desnutrição infantil e contra a mortalidade infantil dentro do município. Sua grande preocupação é quando muda de gestor, mais graças a Deus, quando Bernildo Val entrou, Emilia Val que a muito tempo já ajudava o Artesanato Dom Bosco, deu continuidade ao trabalho da ex gestora e quando Junior Percy assumiu o Município uma de suas primeiras ações foi pedir que a secretaria de Assistência Social fosse até o Artesanato dizer que a parceria com a Prefeitura iria continuar até o ultimo dia de seu mandato. Além dessa ajuda, o Artesanato Dom Bosco, tem um grupo de pessoas de Buriti dos Lopes que contribuem mensalmente com nossa entidade. Todo mês de janeiro é emitido os carnês e esses amigos do Artesanato contribuem.

Atualmente Irmã Josefa passa por vários problemas de saúde, muitos desses problemas adquiridos em suas lutas diárias e em suas missões. Mais sempre com um largo sorriso nos rostos e com uma palavra amiga de conforto para dá a quem lhe procura.

Sempre em atividade, seus superiores já ofereceram a ela mudança de local, devido idade avançada epara ficar na cidade onde estão seus irmãos. Bom, a resposta que ela deu a eles nós já sabemos muito bem qual foi...

“Vir a Buriti dos Lopes, foi umas da melhores coisas que já aconteceu em minha vida, sou apaixonada por essa Cidade, por esse povo, meu povo!” Irmã Josefa.

Uma de suas maiores alegrias é ver suas ex alunas formadas e vivendo bem, muitas moram fora, mais nem por isso esquecem da querida irmã. Melhor época do ano para nossa homenageada é quando chega dezembro, pois a Cidade fica em festa e suas ex alunas retornam para Cidade de Nossa Senhora dos Remédios, e claro muitas a visitam e os abraços e recordações são muitas que chegam apertar o coração de tanta felicidade, ela lembra com carinho de todas e uma das mora muito longe mais sempre que vem não esquece de visitar é Renata Val que mora fora do Brasil mais da Irmã nunca esquece.

Josefa Pureza da Conceição

Uma pessoa que trás pureza até em seu nome!

TEXTO: Allan Costa / FONTE: a Homenageada.

Lucia Ibiapina

Filha de dona Janire Duarte e Senhor Ibiapina, nasceu em 19/08/1963. Buritiense estudou em Buriti e Parnaíba e fez o 2º grau em Teresina, mas nunca se ausentou da Cidade por muito tempo.

Aos 18 anos passa para concurso público federal onde começa a trabalhar no posto de saúde do F.Sesp em Saúde Pública como atendente de enfermagem, atendendo a população nos atendimentos básicos.

Sempre Disposta, mesmo nos fins de semanas, incansável e sempre com muito carinho, estava pronta para atender a todos. Logo que, chegavam com algum problema de saúde só a procuravam por ela... Era Lucinha pra cá Lucinha lá...  Lucinha apelido carinhoso que lhe foi dado aos admiradores do seu trabalho.

As campanhas nacionais de vacinações começam a ganhar grandes proporções, e em Buriti dos Lopes ficou a cargo de Lucinha e seus companheiros de trabalho ganhar a zona rural de nosso Município com a finalidade de erradicar todos os índices de doenças que pudessem existir.  Na época era tudo mais difícil, até transporte, muitas vezes teve q atravessar rios de canoa e mesmo assim amava o que fazia.

Quem não já foi vacinado pelas mãos leve da Lucinha?  E a mães de meninas, já a procuravam para furar a orelhinha, pois ela tinha o dom.

Uma filha, uma irmã, uma dona de casa, uma profissional, uma mãe, uma amiga... Nesta pequena grande mulher podemos notar e visualizar todas essas qualidades que um ser humano pode ter melhor nesta vida.

Humildade e simplicidade são suas bandeiras.

A Vida é e sempre foi uma caixinha de surpresa... As vezes para alegria e as vezes para tristeza. Nossa homenageada perde um de seus tesouros. Em um dia cheio de tristeza Nosso Senhor Deus, criador do céu e da terra sente falta de um de seus anjos no ao seu lado no Paraíso e inexplicavelmente Lucia Ibiapina perde uma de suas Filhas.  Uma perca muito dolorosa que comoveu todo povo buritiense! Após uma Grande e irreparável perda, ainda com o coração partido em pedaços, ela junta os cacos e em um lindo gesto de amor para com a humanidade ela adota uma criança de uma família carente.

Fundou a Creche Lar vovó Pia, nome de sua avó materna, criada nos anos 90 com a ajuda dos amigos professor Gildazio, Sadra Margareth ,Natilia, atendendo 200 crianças buritienses. Um trabalho lindo sem fins lucrativos mais por causa das dificuldades acabou fechando.

Lucinha, atendendo um pedido de seu pai, Foi vereadora por um mandato mais disse que política não é seu forte, ela gosta mesmo de ajudar sem nada em troca!

Mesmo nos dias de hoje ela tem um trabalho diário com que a procura. Muita das vezes chegando até ser alvo de ciúmes de seus netos, pois tem que dividir sua Vovó com a população. Netos esses xodós da homenageada.

Mulher Firme, de opiniões fortes sempre é o ponto de apoio de todos da família Ibiapina, que muitos a escutam e seguem seus conselhos, até mesmo dos mais distantes.

Lucia Ibiapina que sua jornada de vida possa servir de exemplo a ser seguido por gerações e que possamos viver muitos anos para continuarmos lhe rendendo homenagens.

TEXTO: Allan Costa / FONTE: Sua Filha Joyzy Ibiapina

Nilzete Maria Duarte Val Amorim

Nascida em 19 de novembro de 1957, em Buriti dos Lopes, filha de Bernardo Carvalho do Val (Bezinval) e de Florize Duarte Val (falecida), sempre foi uma criança muito inquieta, de muita atitude.

Estudou em Buriti e Parnaíba e em Fortaleza onde concluiu o Ensino Médio, cursou pre vestibular e começou a trabalhar como instrutora na Auto Escola Barcelos retornando ao Piauí, para Teresina em 1980, em 1981 casa-se com Roberto de Sousa Amorim, em janeiro de 1982 nasce a primeira filha Roberta Tallita Val Amorim, retorna para Fortaleza no mesmo ano, retoma seu trabalho como instrutora na mesma auto escola, engravida pela segunda vez, é obrigada a retornar ao Piauí, mais precisamente em Buriti dos Lopes por conta da gravidez de risco, começa a trabalhar como atendente do Sindicato dos Produtores de Buriti dos Lopes, no dia 11 de março de 1983, na Santa Casa de Misericórdia em Parnaíba nasce Renata Daphne Val Amorim, quando descobriu que tinha miomas no útero.

Passa por vários problemas graves de saúde, por conta de uma bartolinite teve infecção hospitalar, em 1986 passa por uma histerectomia para retirada do útero e ovário esquerdo.

Em 1989 mais outro grave problema de saúde, é submetida com urgência a uma peritonite no Hospital São Marcos em Teresina.

Em 1990 começa a trabalhar na União Caixeiral em Parnaíba a convite de sua Tia Eneida, diretora da Caixeiral, nesse ano ficou responsável por levar até u crianças para estudarem em Parnaíba, começa também a cursar o Curso Pedagógico na Escola Maria Teresa em Buriti dos Lopes.

Em 1992 funda o Educandário Pingo de Gente, com o objetivo de oferecer uma educação Infantil de qualidade em função da deficiência que existia no município a época.
Em 1998 é aprovada no concurso para professora no município de Buriti dos Lopes, em 1995 é aprovado no vestibular da Universidade Estadual do Piauí-UESPI para Pedagogia, curso que conclui em 2002.

No ano de 2000 é aprovado no concurso para professora na Secretaria Estadual de Educação, em 2001 e 2002 foi designada para ser Coordenadora do Programa Alfabetização Solidária e do Programa de Desenvolvimento Continuado – Parâmetros em Ação pela Secretaria Municipal de Educação é professora de EJA na Unidade Escolar Zazita Sampaio além de coordenar a Educação Infantil do Município de 2000 a 2004.
Em 2003 conclui a especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal do Piauí-UFPI e UNICE, em 2006 conclui a especialização em Administração e Organização Educacionais pela Universidade Federal do Piauí-UFPI.

Em 2007 é nomeada Supervisora de Ensino das Unidades Escolares da Rede Estadual em Buriti dos Lopes, em 2008 coordenou a implantação do Projeto cubano de EJA “Assim eu posso”, participou da implantação da Unidade Escolar Luzia Seixas na comunidade Barra do Longá e do anexo da Francisca Trindade na comunidade de Coroa de São Remígio.

Em 2011 aprovada no teste para diretora da Unidade Escolar Deputada Francisca Trindade, onde sua gestão foi marcada por mudanças pedagógicas e estruturais elevando o nível da educação da referida unidade escolar tendo como resultado um elevado número de alunos aprovados nos vestibulares.

Designada Professora Comunitária de Educação Integral do Programa Mais Educação na Unidade Escolar Zezita Sampaio em 2012, ano em que conclui a especialização em Gestão de Políticas Públicas de Gênero e Raça, pela Universidade Federal do Piauí/UAB – Online em Buriti dos Lopes e também a Docência doa Anos Iniciais do Ensino Fundamental das Populações do Campo e Carcerária na Modalidade EJA peça Universidade Federal do Piauí-UFPI em 2012.

É nomeada, em 2013, como Psicopedagoga Institucional da Rede Estadual em Buriti dos Lopes, desde 2014 até hoje é professora da sala de Atendimento Educacional Especializado – AEE na Unidade Escolar Zezita Sampaio, é coordenadora pedagógica de Educandário Pingo de Gente desde 1992.

A mãe, a mulher e a professora Nilzete Maria Val Amorim tem como bandeira de luta a educação e que ela é a única forma de mudança real de nossa sociedade, é uma educadora que prima pela qualidade da educação, na formação continua dos professores e foi percussora que introduziu o trabalho com projetos na Educação Infantil de Buriti dos Lopes, quando foi coordenadora é antenada com o que acontece na esfera da educação.
Através do Educandário Pingo de Gente manifesta sua capacidade sendo pioneira na introdução de metodologias que melhoram o processo educacional dentro da sua preocupação com a qualidade da educação.

A professora Nilzete anualmente oferta bolsas de estudo integral para alunos carentes do município, sendo que neste ano são 45 alunos, sendo alguns deles além da bolsa recebem fardamento e livros.

É abnegada pela educação, toso seu trabalho é voltado pela qualidade, respeito, ética e atenção para com as crianças, mais precisamente na educação infantil e educação especial, empregando diretamente 16 professores, 4 assistentes e 3 pessoas em serviços gerais.

Empresaria ousada, administradora eficiente, comprometida com sua vocação, lutadora intransigente pela ética e respeito, sempre buscando dar melhores condições para os alunos de Buriti dos Lopes.

TEXTO: Professor Roberto Amorim

Professora Santa

Professora Santa, uma profissional muito conceituada por todos, sua vida toda é dedicada aos ensinamentos dos filhos de buritienses.

Uma Mulher muito dedicada a sua família e ao seu trabalho!

Parabéns Dona Santa!

TEXTO: Organização do evento






Socorro do Gonzaga

Nascida em um lindo dia de 29 de novembro do ano de 1956, fruto do amor do Senhor José Alves Pereira e dona Bernarda Vieira de Almeida. Maria do Socorro Alves Diniz vem ao mundo com muitas missões.

Não apenas o céu tem o privilegio de ter anjos. Nós na terra também temos os nossos. Anjos habitam entre nós. Socorro do Gonzaga é a prova viva deste fato.

Uma infância de muitas dificuldades, lá muito distante de tudo, em uma localidade chamada de Caiçara dos Amorins. Mais nada disso tirava do rosto dela o sorriso, a pureza e a vontade de ajudar e servir seu semelhante.

Em meados de 1966, agora já mocinha, com 10 anos de idade, nossa perola muda-se para a Capital do Arroz, Cidade essa que a abraça, cria raízes, se apaixona como um lindo romance de adolescente. A descoberta do novo, o mundo desconhecido para a criança que acaba de desbravá-lo, tudo aqui lhe enchia os olhos, principalmente o acolhimento de seu povo.

Logo mais tarde, aqui em Buriti dos Lopes, a jovem menina Maria do Socorro Alves Diniz conhece o grande amor de sua vida, a pessoa que iria mudar tudo em sua vida, incluído seu nome. Um rapaz galanteador deu um tiro certeiro e nossa menina não teve como não resistir aos encantos fascínios de Gonzaga. A partir de seu enlace matrimonial, a Cidade inteira passou a chamá-la de Socorro do Gonzaga.

Com seu companheiro Gonzaga constituiu família e teve 06 filhos biológicos e 09 de adoção. Isso mesmo Socorro do Gonzaga criou 15 filhos, com muita luta, determinação e esforço. Sempre ao lado de seu esposo nuca deixou que nada faltasse a seus pequenos inclusive muito amor e carinho. Atualmente ela tem 14 netos e 02 lindas bisnetas, que ela as idolatra de coração.

Após o nascimento de um de seus filhos, de nome Ernandes, ela enfrentou um serio dilema. Sua criança foi diagnosticada com uma seria doença. Socorro entrou em desespero, tudo fez, por muitos lugares andou mais a tão sonhada cura não conseguia encontrar. Em um dia ela em total desesperou,ajoelhou-se ao chão e pediu a Deus que lhe abrisse uma porta, que lhe desse um uma luz onde ela pudesse encontrar a cura de seu pequeno, pois ver seu filho sofrer ela sofria em dobro. Foi ai que nossa homenageada dormiu e teve um sonho revelador. No sonho uma voz lhe ensinou uma reza, uma oração na qual ela iria fazer em seu filho e movida de muita fé a cura tão esperada pudesse chegar. Bom, assim que despertou, aquela mãe aflita e cheia de fé, tomou seu pequeno no colo e repetiu tudo que aprendeu em seu sonho. Dias depois a melhora do pequeno garoto pode ser vista por todos. Foi ai que que nasceu suas tão famosas rezas milagrosas. Ela pode curar seu filho e como forma de agradecimento ela tomou como missão e até hoje ela é sempre solicitada dias e noites. Pois a doença não tem hora marcada.

Sua casa é uma verdadeira farmácia natural. Sempre pronta a ajudar, Socorro do Gonzaga sempre conta com suas famosas garrafadas e xaropes produzidos de forma artesanal por ela própria. E acreditem, o dom de misturar as ervas, as raízes, as folhas, as cascas e as sementes ela também aprendeu em sonho. Toda a Cidade se precisar sabe onde encontrar e sem nenhum custo financeiro. Nunca cobrou nada de ninguém, muitas vezes em forma de agradecimento, as pessoas agradam-lhe com presentes e jóias, mais nunca foi a pedido dela, tudo que faz é de coração. Sempre foi assim e assim sempre será!

Católica Apostólica Romana, socorro é devota fiel de São Francisco. Pois sua historia de vida ela tem como grande admiração, respeito e inspiração. E há 36 anos, sempre vai a sua Romaria em Canindé-Ce. Mais do que uma promessa, ir em Canindé e pedir a benção à São Francisco é uma realização Pessoal e renova sua fé e enche seu coração de amor e esperança de dias melhores. No principio viajava ao lado de seu amigo Raimundo Leiteiro, em seguida passou a ir em companhia de sua amiga dona Huga e atualmente ela faz sua Romaria ao lado de sua filha Cidalha. Logo que chega o mês de agosto ela sai de casa em casa na Cidade e nos interiores pedindo joias para realização do leilão de São Francisco. Todo o dinheiro arrecadado neste evento ela custeia a alimentação das pessoas que vão com ela à Canindé. Lá também ela sempre oferece uma boa estadia para quem com ela viaja. Como ela sempre diz: “quem vai uma vez comigo, sempre vai querer ir!”

Acreditamos muito que cada um, nesta terra de muitos donos, tem uma missão. E querem saber o que ela ouviu em um de seus sonhos?

...com teus ensinamentos cura teu povo e espalha amor por onde passar...
Obrigado Socorro do Gonzaga e que nosso Pai lhe dê muitos anos de vida e quão saúde possa sempre estar firme para que você possa continuar seu legado!

TEXTO: Allan Costa / FONTE: Sua filha CIDALHA


Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

Nenhum comentário: