quinta-feira, 26 de novembro de 2015

ASSUSTOU BANHISTAS

Pedra do Sal: tubarão morto aparece em praia do PI e repercute na web
O animal foi medido, pesado, identificado e teve material biológico coletado antes de ser comercializado pelos pescadores.

A imagem de um tubarão morto nas areias da praia da Pedra do Sal em Parnaíba, teve uma grande repercussão na internet e assustou banhistas e moradores da região na manhã desta quarta-feira (25) no Litoral do Piauí. Porém, o animal não encalhou e nem apareceu por acaso no local, de acordo com a bióloga, doutoranda em Sistemas Costeiros e Oceânicos e pesquisadora do IPIPEA, Geórgia Aragão, o animal, na verdade foi pescado a 30 km da praia e o registro foi feito pelo instituto que documenta e controla a pesca de tubarões no litoral piauiense.


"Acompanhamos os desembarques durante toda a semana. É comum essa espécie de tubarão Sphyrna mokarran, em nossa costa e ele é pescado e comercializado já aberto e sem as vísceras, como este que foi visto hoje na Praia da Pedra do Sal e as imagens repercutiram nas redes. A pesca não é ilegal, mas existe uma portaria nacional que diz ser necessário o controle da pesca", explicou a bióloga.

O animal foi medido, pesado, identificado e teve material biológico coletado antes de ser comercializado pelos pescadores. Segundo a pesquisadora, os tubarões não oferecem nenhum tipo de risco aos banhistas já que não ficam próximos a área de banho e são uma espécie calma.


IPIPEA
O instituto Piauiense de Pesquisa Aplicada para a Gestão Pública trabalha há dois anos na região de Parnaíba em três frentes: ambiental, social e econômica.  "Somos pesquisadores sem patrocínio de grandes empresas, trabalhamos com recursos próprios e por isso pouco nos conhecem. Estamos nas praias, mas sem fardas. Pouca gente sabe o que estamos fazendo", explicou a bióloga.

Segundo Geórgia, a fiscalização e orientação tem surtido efeito já que os pescadores tem evitado pescar espécies proibidas.

Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)
Fonte: cidadeverde.com

Nenhum comentário: