segunda-feira, 23 de novembro de 2015

DE VOLTA Á TERRA NATAL

Morando em Abrigo em MG, idoso volta para Buriti dos Lopes após 40 anos
Antes de voltar para casa, o buritiense que morou por vários anos em Brasília, passou também pelo Rio de Janeiro e São Paulo, até parar em Minas Gerais.

Na década de 70, nos primeiros anos de fundação de Brasília, a nova capital da República recebeu um número significativo de brasileiros oriundos de várias partes do país, principalmente do Nordeste. Com as grandes ofertas de trabalho, muitos homens se desprendiam do seio familiar em busca de um emprego e conseguir algum dinheiro. Um desses nordestinos foi o buritiense Antonio Bernardino da Silva, 63 anos, que saiu em busca de uma oportunidade e se afastou por várias décadas de seus familiares. Agora, ele se emociona ao retornar a cidade de origem, Buriti dos Lopes.

Idoso chegando a Buriti dos Lopes e sendo abraçado pelos irmãos.
Antes de voltar para casa, o buritiense que morou por vários anos em Brasília, passou também pelo Rio de Janeiro e São Paulo, até parar em Minas Gerais, aonde foi vítima de um derrame que deixou parte de seu braço direito sem movimento quando estava trabalhando. Sem familiares por perto, Antonio Bernardino foi acolhido pelo Abrigo Lar Vicentino Padre Lauro, na cidade de Nova Serrana - MG.

Seu Antonio Bernardino ao lado de familiares.
Ao chegar ao Abrigo, os funcionários do local começaram uma busca para localizar seus familiares, já que o idoso informou que, tão logo recuperasse a saúde, iria em busca do seu grupo familiar, pois sentia saudades dos irmãos. E o que mais desejava era retomar a amizade e os laços afetivos que ficaram impossibilitados devido à distância e falta de comunicação por esses longos anos. Foi quando o Abrigo Lar Vicentino Padre Lauro, entrou em contato com a Secretaria Municipal de Assistência Social de Buriti dos Lopes e começaram uma troca de informações e diálogos para o retorno de Antonio Bernardino a sua terra natal.


Após solicitação do serviço social do Abrigo para que a Prefeitura de Buriti dos Lopes procurasse os irmãos de Antonio, a equipe da Secretaria começou a checar as informações e foi encontrando as irmãs do idoso que residem na zona urbana de Buriti dos Lopes. A partir daí, a Secretaria e familiares do idoso passaram a ter notícias por meio de telefonemas.

Antonio entra na sua nova moradia ao lado da família.
“Seu Antonio não tinha referência familiar em Minas Gerais. Estava com o quadro de saúde bem debilitado, apresentando situação de vulnerabilidade social e, diante disso, foi feito o acolhimento institucional no Abrigo Lar Vicentino Padre Lauro. Depois de um trabalho desenvolvido pela equipe do Abrigo, visando melhor qualidade de vida, os funcionários fizeram a busca familiar. Foi quando nos contactaram.”, destacou secretária de Assistência Social e primeira dama do Município, Emília Cardoso Val.

Familiares do idoso.
A volta para os braços de seus familiares, aconteceu na última sexta-feira, dia 20, quando o embarcou em um voo na cidade de Belo Horizonte – MG e desembarcou na capital do Piauí, Teresina. Por lá, uma equipe e veículo da Secretaria Municipal de Assistência Social e duas irmãs do idoso o aguardavam com faixa de boas vindas e muita emoção.

As irmãs do idoso levaram faixa ao aeroporto de Teresina.
A chegada à sua terra natal, Buriti dos Lopes, aconteceu por volta das 20h30. A Rua Joaquim Camilo de Freitas, bairro Caixa D’água, foi fechada e tomada por familiares, parentes, amigos da família, vizinhos e funcionários da Prefeitura Municipal que recepcionaram com muito carinho o filho da terra que retornava depois de 40 anos à Buriti dos Lopes. A emoção dos irmãos era grande e contagiou aos presentes.

Seu Antonio Bernardino feliz por voltar a sua terra natal.
A primeira dama, Emília Cardoso Val, que estava no local da chegada do idoso, estava imensamente feliz em poder proporcionar a ele o restabelecimento do elo familiar que tanto sonhava conquistar.

Por: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

Nenhum comentário: